Abrava deu início aos eventos do ano de 2025 com a realização da 6ª edição do Abrava de Portas Abertas, no dia 30 de janeiro. No formato híbrido, o evento contou com a participação de mais de 100 profissionais, entre eles representantes de empresas do setor AVAC-R, associadas ou não, parceiros e imprensa.

Um dos destaques foi a palestra do Departamento de Economia e Estatística (DEE) da Associação, apresentando um panorama detalhado do setor, traçando um quadro otimista para 2025, com base nos resultados de 2024 e em pesquisas do “Termômetro Abrava”, que indicam crescimento nas perspectivas de faturamento do setor, mesmo diante dos desafios econômicos.

A expectativa para 2025 é otimista, com os quatro segmentos do setor AVAC-R apontando para um crescimento mais acentuado, de cerca de R$ 54 bilhões. Algumas indústrias de ar-condicionado poderão incrementar seus resultados em até 30%.

O evento que tem como objetivo central fortalecer conexões, apresentar as iniciativas da Abrava, perspectivas e oportunidades do setor AVAC-R para o ano, consolidou-se como essencial para empresas e profissionais que atuam direta e indiretamente no setor, promovendo não apenas a atualização de conhecimento, mas o fortalecimento das redes de relacionamento e o alinhamento das ações estratégicas para o futuro dos setores representados. Além de deixar em evidência a posição institucional da Abrava, e os diversos benefícios para as empresas associadas.

A abertura do evento foi realizada pelo presidente executivo da associação, Arnaldo Basile, que na ocasião apresentou uma visão geral do escopo de atuação da entidade, destacando algumas áreas como o trabalho realizado pelos Departamentos e Comitês Nacionais.

“Seguramente os assuntos relacionados com a COP-30, que será realizada em novembro em Belém, estão no centro do nosso planejamento anual, e todos os Departamentos Nacionais e Comitês da Abrava estão trabalhando para que a Abrava seja uma das protagonistas desse evento histórico. Desde já, agradecemos a todos que se comprometerem a colaborar com as ações que a Abrava desenvolverá durante todo o ano”, destaca Basile.

A programação contou com temas variados e de interesse geral, o Departamento Jurídico da Abrava (DEJUR) representado por Thiago Rodrigues, da Rosenthal Sarfatis Metta Advogados, trouxe um panorama sobre as ações realizadas e aquelas em andamento. Foram destacados cases reais, com oportunidades de recuperação financeira, no âmbito fiscal e tributário, e outros benefícios para as empresas do setor.

Thiago Pietrobon, presidente do Departamento Nacional de Meio Ambiente da Abrava, que esteve presente na COP 29 em Baku, Azerbaijão, destacou a relação do setor com a COP 30, evento de relevância internacional que será realizado no Brasil em 2025, enfatizando o papel estratégico da Abrava e sua efetiva participação no evento com a oportunidade de posicionar o setor AVAC-R na construção de ambientes mais sustentáveis e alinhados com as práticas ambientais.

A coordenadora de marketing e eventos, Suelen Assoni, também mediadora do evento, apresentou um panorama geral das ações da Abrava para 2025, com ênfase em eventos e cursos previstos para o ano, com destaque para o período da Febrava, época em que acontece três grandes eventos coordenados pela associação, o Conbrava, Encontro de Projetistas e Consultores, e o Encontro Nacional de Mulheres do setor AVAC-R.

Um importante momento foi o lançamento do Selo de Qualidade do Ar Interno, uma iniciativa da Brasindoor, que conta com a parceria da NSF, agora com a chancela da Abrava formalizada. O selo tem por objetivo certificar a qualidade do ar em ambientes internos e foi apresentado pelos coordenadores da iniciativa, Arnaldo Lopes Parra e Leonardo Cozac. O selo vem como uma resposta às crescentes preocupações com a qualidade do ar, especialmente em ambientes fechados, e à busca por soluções que promovam o bem-estar e a saúde da população.

Maria Carla Naldini, representante da NSF apresentou o escopo de atuação na concessão do Selo. A ocasião foi palco para a entrega do primeiro Selo, concedido à AFIP – Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa, representada por André Regert.

Tags:,

[fbcomments]