Cerca de 150 profissionais compareceram ao evento que, neste ano, completa 25 anos de existência
Mais uma vez Brasília sediou o Encontro Tecnológico de Refrigeração e Ar-condicionado, evento organizado pela Nova Técnica Editorial e que completa duas décadas e meia de história. Durante dois dias – 9 e 10 de abril -, os profissionais puderam acompanhar as diversas palestras apresentadas no auditório doLets Idea Brasília Hotel.
O evento foi inaugurado por Frank Amorim, do Ministério do Meio Ambiente, e Ana Paula Leal, do PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, que apresentaram um panorama das ações brasileiras para a implementação do Protocolo de Montreal.As ações, direcionadas principalmente para a substituição dos HCFC, como o R-22, têm cumprido seu propósito, ganhando importância maior à medida em que se aproxima 2030, data limite para o fim das importações dessas substâncias danosas ao meio ambiente.
- Ana Paula Leal
- Frank Amorim
Em seguida, Bruno Roza Martins, da BerlinerLuft, ilustrou o público com uma análise de desempenho da unidade de tratamento de ar e seleção dos componentes. Ainda no assunto UTA, Renan Sant´Ana, da Weger, mostrou as vantagens na aplicação desses equipamentos.
Maurílio de Oliveira, da Multivac/MPU, apresentou a visão da empresa sobre as mudanças operadas no mercado no que diz respeito à ventilação e distribuição de ar em ambientes climatizados.Alcançando a sustentabilidade com sistemas de bombeamento inteligente, foi o tema seguinte, apresentado por Wilson José de Souza da Armstrong Fluid Technology.
O cuidado com o isolamentodas instalações, com vistas ao seu desempenho energético, foi assunto de André Dickert, da Armacell. Na sequência, Carlos Raimo, da engenharia de aplicação da Trox, mostrou como uma instalação hospitalar pode ser sustentável.
- Bruno Roza Martins
- Carlos Raimo
- Laura Baldissera
Como o tratamento do ar externo pode contribuir com a produção de água quente em hotéis, foi o tema explorado por Marcos Santamaria, das Indústrias Tosi, encerrando a programação do primeiro dia. Santamaria dividiu o palco com Patrice Tosi, que apresentou um pouco da história da empresa fundada por seu pai e que é, atualmente, dirigida por ela e os irmãos Marcelo e Márcio.
- Renan Sant´Ana
- Marcos Santamaria
- Matheus Sampaio de Farias
Duto click e forro radiante foram as novidades exploradas por Ariane Carreira, da Powermatic, na primeira palestra da quinta-feira. Na continuidade, Raphael Neri, da Soler Palau Brasil, apresentou a palestra “Ventilação inteligente: estratégias para selecionar o equipamento ideal”.Numa apresentação repleta de exemplos, Laura Baldissera, da Projelmec, apresentou cases de seleção e manutenção, visando as boas práticas.
- Maurílio de Oliveira
- Patrice Tosi
- Carlos Navarro
Após o intervalo, Matheus Sampaio de Farias, da Sicflux, explorou os sistemas de pressurização e ventilação de garagens e seu papel nasegurança dasedificações. O bloco foi complementado pela palestra de Carlos Navarro, demonstrando que inovação gera economia, com focono impacto das bombas Aspen no negócio de instaladores.
- Wilson José de Souza
- Ariane Carreira
- Fábio Cardoso
A penúltima palestra do dia foi ministrada por Fábio Cardoso, da Every Control. Explorando a influência da tecnologia, ele falou sobre automação e monitoramento pela internet e os primeiros passos para utilização de inteligência artificial.
- André Dickert
- Raphael Neri
- João Pimenta
A programação foi encerrada pelo Professor Doutor João Pimenta, da Universidade de Brasília (UNB). Pimenta expôs a urgência em descarbonizar as instalações como uma das formas de a humanidade salvar-se do colapso climático iminente. Neste sentido, mostrou como a água do mar, captada a uma profundida condizente com baixas temperaturas, pode gerar energia elétrica e energia térmica suficientes para alimentar sistemas sem emissão de CO2.Pimenta e uma equipe da UNB, em demonstração inequívoca do grande papel das universidades públicas na busca da inovação e no desenvolvimento de tecnologias disruptivas, trabalham para viabilizar um projeto piloto na costa brasileira.
Ao final, o público participou de sorteios de brindes oferecidos pela Trox e pela Aspen Pumps, que doou equipamentos e componentes essenciais para a atividade de instaladores.
O Entrac de Brasília foi patrocinado por Armacell, Armstrong, Aspen Pumps, BerlinerLuft, Every Control, Indústrias Tosi, Multivac/MPU, Powermatic, Projelmec, Sicflux, Soler Palau Brasil, Trox eWeger. Contou, ainda, com o apoio institucional da Abrava, doSindratar-SP, AshraeChapter Brasil, Senai e UNB; além do apoio de divulgação de Climario, Frigelar, Refrius, Retec, Totalfrio e Tropical Grelhas.