O Departamento Nacional de Refrigeração Comercial e Industrial da Abrava inicia um novo ciclo com a nomeação de sua diretoria para o biênio 2025–2026. Mauro Gomes assume a presidência do DN, tendo Luiz Villaça como vice-presidente e Lucas Fujita como secretário.
Com uma agenda voltada à sustentabilidade, inovação tecnológica e qualificação profissional, a nova gestão do DN Refrigeração reafirma seu compromisso com os desafios estratégicos do setor.”Nosso foco é continuar promovendo a evolução técnica e sustentável da refrigeração comercial e industrial no Brasil, sempre alinhados aos objetivos de descarbonização e às necessidades práticas do mercado”, afirmaGomes.
- Lucas Fujita
- Luiz Villaça
- Mauro Gomes
Como uma das primeiras iniciativas sob a nova liderança, será realizado no dia 24 de maio, na sede da Fiesp, em São Paulo, o VI Seminário de Refrigeração Comercial e Industrial que tem como foco inovações nos setores. Em linha com as metas da Abrava, o DN Refrigeração tem como um de seus principais objetivos a contribuição efetiva para a redução de emissões de gases de efeito estufa, por meio do incentivo à eficiência energética e à adoção de tecnologias mais limpas.
Recentemente o DN Refrigeração lançou a cartilha “A relação da refrigeração e a Eficiência Energética”, voltada a pequenos e médios comércios como supermercados, padarias, açougues e restaurantes, trazendo orientações práticas sobre o uso eficiente de sistemas de refrigeração, combinando viabilidade econômica e sustentabilidade ambiental.
O DN pretende, ainda, manter um diálogo constante com o mercado e fortalecer sua representatividade técnica junto a órgãos reguladores, instituições acadêmicas e entidades parceiras. “Nosso trabalho é coletivo e deve evoluir de forma contínua. Queremos ser um elo estratégico entre inovação, regulação e prática de mercado”, destaca Luiz Villaça.