
Orlando Azevedo apresenta a empresa que fundou há quase 40 anos.
Fundada há quase 40 anos em São José do Rio Preto, empresa possui mais de 20 bases de apoio distribuídas por vários estados
Durante a realização do Entrac (Encontro Tecnológico de Refrigeração e Ar-condicionado), realizado em São José do Rio Preto, nos dias 25 e 26 de junho, a Arcontemp ofereceu às empresas patrocinadoras do evento uma recepção em sua sede central. Na ocasião, cerca de 20 profissionais puderam conhecer um pouco mais da empresa de instalações que mais tem se destacado no interior paulista, com atuação em todo o país.
Fundada em 1986, na própria cidade onde mantém sua sede, a Arcontemp possui mais de 20 bases operacionais distribuídas pelos estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás. Está nos planos da diretoria a expansão para outros estados da federação, particularmente na região Nordeste.
Tendo como prioridade máxima as pessoas, a instaladora, cujo diretor geral e CEO é Orlando Azevedo, possui uma diretoria formada basicamente por gente jovem, em sua maioria trabalhando desde os tempos de faculdade na empresa. Aliás, a formação de profissionais é um dos pontos fortes da Arcontemp. Não são poucos os que completaram seus estudos com financiamento da própria empresa.

Cerca de 30 representantes de empresas fornecedoras foram conhecer a Arcontemp
Azevedo conta que essa prioridade à formação de pessoas foi o que garantiu à empresa não só sobreviver à grande crise da segunda metade da última década, mas crescer exponencialmente. “Consumimos mais de 3 milhões de reais em estoque, mas não demitimos ninguém. Assim, quando os negócios voltaram a acontecer, estávamos com a equipe intacta para fazer frente aos desafios.”
A preocupação com a formação e preservação da equipe é evidenciada pela destinação de 5% do tempo de cada profissional para a educação e reciclagem. Para tanto, um auditório com capacidade para 120 pessoas compõe a estrutura para cursos e seminários técnicos. Não à toa, no último Conbrava a Arcontemp compareceu com dezenas de funcionários que, somados aos que foram apenas visitar a Febrava, ultrapassava o número de 100 pessoas. Preocupação também observada no Entrac, quando a empresa era, de longe, a mais representativa em presença. Foram mais de 20 profissionais a ocupar o auditório em que se desenrolavam as palestras técnicas do evento.
A preocupação com as pessoas não se resume ao treinamento técnico e à educação formal. Incentivando a prática de atividades físicas, vestiários muito bem equipados permite àqueles que desejarem exercitarem-se antes do expediente. Sessões de ginástica e alongamento são outras práticas incentivadas na própria empresa que mantém um espaço de descompressão e até uma sala ecumênica para os mais religiosos.
Outras prioridades da Arcontemp são a engenharia de aplicação e a prestação de serviços; o avanço tecnológico, com destaque para o treinamento; o crescimento sustentável; parcerias sadias; e autonomia, metodologia e confiança. Nesse sentido, dos cerca de 250 funcionários, 14 exercem as funções de diretoria, gerência, coordenação e supervisão.
Com essa filosofia de trabalho, não é de espantar que a Arcontemp tenha crescido ininterruptamente nos últimos 10 anos. Com destaque para a área hospitalar, na qual detém obras relevantes, a empresa possui em seu portfólio instalações de referência em setores como shopping centers, hotéis, grandes atacadistas, universidades, entre outros.






