Viável comercialmente, a reciclagem deve ser realizada em equipamentos com manutenção adequada e por técnicos credenciados
A Chemours defende que o manuseio de fluidos refrigerantes deve seguir rigorosamente as boas práticas técnicas para evitar qualquer tipo de dispersão na atmosfera. Durante manutenções ou reparos, é fundamental que os instaladores e mantenedores atuem com equipamentos apropriados, como recolhedoras certificadas, conectores sem perda e instrumentos de detecção de vazamento. É importante garantir que o sistema esteja desligado e isolado antes de qualquer intervenção, evitando a liberação indevida de fluido refrigerante para atmosfera.
O recolhimento de fluidos refrigerantes deve ser realizado com equipamentos adequados, como dito anteriormente, direcionando o conteúdo para cilindros de recolhimento apropriados, devidamente identificados através do uso de recolhedoras. Todo o processo deve estar alinhado às normas técnicas brasileiras, como a ABNT NBR 15960 “Fluidos refrigerantes – Recolhimento, reciclagem e regeneração (3R) – Procedimento”, que regulamenta o manuseio e o descarte adequado desses compostos.
A reciclagemé viável comercialmente, principalmente por evitar a necessidade de aquisição de fluido refrigerante virgem em uma manutenção programada. A reciclagem é feita no local, utilizando máquinas recicladoras que removem contaminantes como óleo lubrificante, acidez, umidade e partículas sólidas. No entanto, o uso posterior do fluido refrigerante deve ser restrito ao mesmo sistema ou ao mesmo proprietário, respeitando limites técnicos e normativos. Atualmente, a prática de reciclagem de fluido refrigerante é bastante comum em oficinas de manutenção automotiva.
A reutilização de fluidos refrigerantes reciclados é segura, desde que sejam atendidos os requisitos de armazenamento, manutenção de recicladoras e demais componentes, além de procedimento de boas práticas de refrigeração. Outra opçãoexistente éa regeneração do fluido refrigerante em nível industrial quepermite devolver o fluido refrigerante às especificações originais de acordo com a AHRI 700, norma internacional de qualidade e composição de fluidos refrigerantes. A regeneração de fluidos refrigerantes deve ser validada por testes laboratoriais para assegurar composição e níveis de contaminantes máximos dentro das normas. Por outro lado, a incineração deve ser considerada apenas como último recurso e conduzida exclusivamente por empresas licenciadas, com estrutura para tratar subprodutos da incineração.
Para as três formas de destinação final (reciclagem, regeneração ou incineração), a principal etapa a ser realizada é o recolhimento do fluido refrigerante. Este procedimento deve ser realizado por profissionais capacitados e treinados que possuam ferramentas adequadas para refrigeração. Dentre as ferramentas estão cilindros de recolhimento, recolhedoras, manifold e balança. É importante ressaltar que para a garantia da segurança, deve-se realizar bloqueios de energia no equipamento, além do uso correto de EPIs.
O procedimento de reciclagem é feito com uso de recicladoras que possuem filtros em série para remoção de umidade, acidez, óleo, partículas sólidas e outros contaminantes. Além disso, a maior parte das recicladoras já possuem um sistema integrado de medição da quantidade de fluido refrigerante retirado, bombas de vácuo e cilindros de recuperação internos.
Os procedimentos de regeneração são realizados por empresas especializadas e homologadas com uso de regeneradoras que, por processos de destilação, realizam a purificação do produto com posterior balanceamento de composição, se necessário. Já a incineração de fluido refrigerante é realizada através de fornos de incineração com certificação para destruição de fluidos refrigerantes com sistemas de controle e monitoramento de emissões.

Lucas Fugita, é consultor técnico de serviços AVACR na The ChemoursCompany e secretário do Departamento Nacional de Refrigeração da Abrava
credito da foto http://www.dreamstime.com/stock-photo-manometers-measuring-equipment-filling-air-conditioners-gaug-tools-hvac-air-conditioning-equipment-maintenance-image102941060
Veja também:
Reciclagem e recuperação podem trazer ganhos financeiros
Equipamentos apropriados são fundamentais para a manutenção de sistemas
Reciclagem no Brasil não tem funcionado e a incineração é inviável