Sempre receptivos, profissionais de todo o estado prestigiaram o tradicional evento itinerante do AVAC-R

O Hotel Deville Prime, em Porto Alegre, foi o palco de mais uma edição do Entrac (Encontro Tecnológico de Refrigeração e Ar-condicionado) nos dias 20 e 21 de agosto último. Promovido pela Nova Técnica Editorial, o evento que já completou mais de 25 anos de existência, percorre as principais capitais e cidades brasileiras e é direcionado à difusão do conhecimento técnico do AVAC-R.

A edição de Porto Alegre foi inaugurada com a palestra de Arnaldo Basile, pela Abrava (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento) que apresentou a visão da entidade sobre as perspectivas e oportunidades do AVACR. Mário Canale, presidente da Asbrav (Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação) veio em seguida, apresentando os propósitos e atividades da entidade que representa.

Na sequência, vieram as palestras de conteúdo técnico e aplicação. Refletindo as tendências para a economia de energia e descarbonização do ar-condicionado, Lucas Borba da Daikin apresentou uma visão ampla das centrais térmicas sustentáveis, com foconopapel das bombas de calor na transição energética. Na mesma direção, Marcos Santamaria, das Indústrias Tosi, mostrou como o tratamento do ar externo pode contribuir com a produção de água quente em hotéis.

Ainda pensando na eficiência dos sistemas de água gelada, Wilson José de Souza, da Armstrong Fluid Technology, mostrou a tecnologia envelope para o gerenciamentoda vazão dossistemas. A mesma preocupação externada por Leandro Medéa, da Belimo, ao discorrer sobre a importância do controle e monitoramento para ambientes climatizados, visando a economia de energia e o bem-estar dos ocupantes.

Também expressando uma grande tendência atual, que é a renovação do ar, seguiram-se algumas palestras sobre sistemas de ventilação. Pela Sicflux, Leandro Wolf associou a ventilação àqualidade do ar, apresentando asatualizações normativas associadas àsboas práticas. Raphael Neri, da Soler Palau Brasil, centrou sua apresentação na ventilação inteligente e estratégias para selecionamentodo equipamento ideal para cada situação.

Claudio Schoeler, da Projelmec, mostrou a influência do ruído do ventilador na acústica do ambiente, assim como suas consequências e formas de prevenção do problema. As vantagens na aplicação de unidades de tratamento de ar, foi o tema da palestra de Renan Sant’Ana, da Weger. O tema teve, ainda, a palestra de Maurílio de Oliveira, da Multivac/MPU, sobre as mudanças no mercado e a visão da empresa sobredutos e ventilação.

Também mesclando dois temas, Ariane Carreira, da Powermatic, apresentou uma tecnologia de facilitação da instalação em obra, o Duto Click, além do sistema de forro radiante. O isolamento térmico, fundamental para o bom desempenho de instalações dos vários fluidos, teve em Lineu Holzmann, da Armacell, seu representante, que discorreu sobre os conceitos e boas práticas no campo do frio. Também sobre tecnologias para a facilitação do trabalho em campo, Carlos Navarro, da Aspen Pumps, mostrou o impacto das bombas de condensado no trabalho de instaladores.

O projetista e consultor Mário Alexandre M. Ferreira, do escritório Projetos Avançados Engenharia, diretor da Asbrav e membro do DN Projetistas da Abrava, encerrou a programação falando sobre as discussões e soluções no escopo daNBR 16 401.

O Entrac de Porto Alegre contou com o patrocínio de Armacell, Armstrong, Aspen, Belimo, Daikin, Indústrias Tosi, Multivac/MPU, Powermatic, Projelmec, Sicflux, Soler Palau Brasil e Weger. Teve o apoio de Abrava, Asbrav, Ashrae South Brasil, Sindratar SP e Senai. Assistec, Climario, DuFrio, DuPorto, ECP e Frigelar oferecendo seu apoio para a divulgação do evento.

Tags:,

[fbcomments]