
Empreendimento que atende Grupo WPP possui certificações LeedGold e Fitwel
A Vila Leopoldina, antiga região de concentração industrial em São Paulo, SP, é marcada, também, pela presença do maior centro de distribuição de produtos hortifrutis da América Latina, o Ceagesp. Na última década e meia, o perfil do bairro vem se alterando significativamente, passando a abrigar um polo criativo e inovador, além de modernos edifícios residenciais para atender às expectativas de uma jovem e moderna classe médiacom atuação nas áreas de serviços.A região, que já abriga estabelecimentos de ensino de alto padrão, agências de publicidade, estúdios de áudio e vídeo, empresas de comunicação em geral e de serviços financeiros, ganha, agora, mais um megaprojeto de comunicação, o Arquipeo.

Empreendimento sob medida(built-to-suit), o Arquipeo foi desenvolvido para o WPPdo Brasil,um dos maiores grupos de publicidade e comunicação do mundo, que reunirá suas agências em um único espaço. Ele foi encomendado à Brookfield Properties para ser um campus aberto e horizontal,com 57 mil m2 de área locável, para conexão entre os diferentes negócios do grupo.
Além da funcionalidade, o edifício é extremamente acolhedor e integrado à comunidade, privilegiando a interação entre os espaços de trabalho e áreas externas. Dotado de grandes varandas para convivência, conta, ainda,com um rooftop verde de mais de 7 mil m², criando um ambiente acolhedor para cerca de 7 mil profissionais.
O Arquipeo, cujo nome de batismo é inspirado na palavrafrancesa archipel (arquipélago), indica a coexistência de diversos espaços conectados em uma mesma paisagem urbana, incorporaestratégias de eficiência energética, como aproveitamento de luz natural, uso racional da água, controle de poluentes e estímulo a modos ativos de deslocamento, com bicicletário e vestiários, e proximidade a corredores de ônibus e estações de trem, além do acesso direto às marginais Tietê e Pinheiros.
Além do padrão AAA, o Arquipeoconta com as certificações Leed Gold e Fitwel, com duas estrelas.A Leed Gold garante as eficiências energética e hídrica, controle de poluentes e aproveitamento de luz natural, enquanto a Fitwel promove a saúde e bem-estar dos ocupantes.
Sistemas de climatização
Condizente com os pressupostos de empreendimentos, sistemas avançados garantem o conforto térmico e a eficiência em todos os ambientes.A começar pelos equipamentos do tipo VRF de alta eficiência com condensação a ar, controlados e monitorados pelo sistema de automação.Garantindo a qualidade e segurança dos ambientes, possui sistema de exaustão de sanitários, sistema de pressurização de escadas e sistema de renovação de ar que incorporam unidades Air HandlingUnitscom rodas entalpicas e bateria de lâmpadas UV, proporcionando eficiência energética e qualidade do ar interno. O ar tratado é distribuído através de rede de dutos.
O ar externo passa, assim, por três unidades Air HandlingUnits,ou UTAs (Unidades de Tratamento dro Ar) sendo filtrado, resfriado e tratado com lâmpadas UV, e distribuído por caixas VAVs com sensores de CO₂, em sinergia com os sistemas de exaustão.O projeto foi concebido, assim, com o objetivo de atender as normas vigentes e as certificações Leed, objetivando o conforto e a saúde dos usuários. Neste sentido, foram especificados condicionadores de ar do tipo VRF com capacidade para 1.830 HP, ou 1.466 TR. Para o tratamento do ar, foram especificadas UTAs com capacidade de 130 TR. Para a pressurização de escadas, exaustão dos sanitários e renovação do ar, foram instalados sistemas de ventilação com capacidade total de 575.937 m3/h.
Atuação da Best Clima
Contratada para conduzir os aspectos técnicos do comissionamento, dada a relevância do empreendimento, a Best Clima atuou ativamente na identificação e coordenação das instalações de climatização, com uso de sistemas VRF de alta eficiência, buscando parceiros alinhados à sua visão, fazendo jus ao projeto elaborado pela Teknika, que priorizou eficiência energética e controle de qualidade do ar, possibilitando as certificações alcançadas.
Na implantação, a Best Clima coordenou os projetos com foco em qualidade, operacionalidade e soluções de engenharia que otimizassem custos. Diante dos prazos curtos, a empresa se adequou conforme as necessidades da obra e especificações dos fabricantes. Desde o orçamento até o início da instalação, o processo levou cerca de oito meses.
Com as Unidades de Tratamento de Ar instaladas na cobertura do empreendimento a arquitetura solicitouo estabelecimento deum limite máximo na altura desses equipamentos a fim de que não fossem vistos por prédios vizinhos. Isso exigiu o redimensionamento de todos os equipamentos junto à engenharia da Troxde forma a manter as premissas de projeto, resultando em máquinas fabricadas em diversos módulos que foram montados criteriosamente, garantindo estanqueidade e resultando na performance prevista.
A integração comcliente, gerenciadora e fiscalizadora foram essenciais para o sucesso, uma vez que o projeto adota técnicas sustentáveis tanto na climatização quanto na arquitetura.Contribuíram, também, para a qualidade do resultado, os equipamentos VRF, com padrão de eficiência energética muito alto (ICOP superior a 7), as rodas entalpicas para resfriar o ar primário, recuperando o calor do ar de exaustão dos sanitários,o controle exercido pelas caixas VAV acionadas por sensores de CO2nos andares, e um controle de qualidade muito elevado que atende às certificações LEED Gold e Fitwel.
Foram preponderantes para a definição do “Prêmio Destaques do Ano”
– Sistema de VRF de alta eficiência com ICOP médio igual ou superior a 7,00, com combinações de condensadores que apresentam melhor eficiência energética para uma eficiência global maior. Tais sistemas além da eficiência em plena carga dispõe de tecnologia de gerenciamento de energia. Tal tecnologia age na variação da pressão de evaporação de acordo com a necessidade do sistema, permitindo grande diminuição do trabalho exigido pelo compressor e consequente eficiência energética em cargas parciais. Isso se traduz em baixo consumo energético nos ambientes atendidos pelo sistema.
– Recuperação de energia através de rodas entálpicas, como ar passando por uma bateria de lâmpadas UVs e distribuído pelos ambientes por meio de caixas VAVs controladas por sensores de CO₂, trabalhando em paralelo com os sistemas de exaustão dos sanitários que também possuem caixas do tipo VAVs.
– Empreendimento totalmente monitorado por sistema BMS integrado ao sistema embarcado aos equipamentos VRF, que buscam os melhores pontos de operação visando a eficiência energética.
– Destaque para tecnologias e práticas que visam reduzir o consumo de energia, como aproveitamento da luz natural, sistemas de ventilação eficientes e utilização de energias renováveis com painéis solares distribuídos no telhado do Campus.
– O empreendimento obteve a certificação Leed Gold com eficiência hídrica e de energia, construção sustentável, controle de poluentes, aproveitamento da luz natural, localização favorável ao uso de transporte público e alternativos, e Fitwelduas estrelas, que valoriza a saúde, o bem-estar, qualidade de vida e a produtividade dos ocupantes.
Ficha técnica
Empreendimento: Arquipeo
Incorporação: Brookfield Properties
Construtora: Rocontec Construções e Incorporações
Consultoria e fiscal da obra: Efipe Engenharia
Arquiteto: Gustavo Utrabo
Instalação: Best Clima
Projetista: Teknika Projetos e Consultoria
Principais fornecedores
Sistemas VRF com condensação a ar:LG
Difusores e UTAs: Trox
Roda entálpica : Heatex
Automação – BMS integrado ao sistema VRF: LG
Variadores de frequência: WEG
Ventiladores: Projelmec
Microventiladores: Sicflux
Controladoras das UTAs: Mercato
Veja também:
SetHvac transforma projeto de split em água gelada com ganhos para o cliente
Trox aposta em suas tecnologias para modernização de edificação
Marco cultural e arquitetônico do Rio de Janeiro renasce em projeto audacioso
Interação instaladora e projetista garante sucesso do retrofit em aeroporto
Star Center entrega instalação energeticamente eficiente e com qualidade do ar











