O Salão Norte-Nordeste de Ar-Condicionado e Refrigeração mantém todo o vigor de quando foi lançado, há mais de 25 anos, no Recife

Nos dias 13 e 14 de maio aconteceu em Fortaleza, Ceará, mais um SANNAR – Salão Norte-Nordeste de Ar-Condicionado e Refrigeração. O evento, que existe há mais de 25 anos, mostrou sua importância para a região, devido ao conteúdo técnico das palestras, às novidades apresentadas nos diversos estandes e pelas oportunidades de network que oferece. Foram quase 250 visitantes, em sua maioria profissionais das áreas técnicas do AVAC-R,mais de um terço dos quais engenheiros com atuação nas áreas de projetos e instalações.

Nos dois dias do evento, o público pôde acompanhar cerca de 20 palestras técnicas ou de aplicação de produtos nas mais diversas áreas do AVAC-R. Nos intervalos, as dúvidas puderam ser sanadas em cada um dos 22 estandes de empresas fornecedoras de equipamentos e sistemas. A abertura foi feita por Cristiano Brasil, presidente do Ashrae Chapter Brasil e da aplicação da Midea Carrier. Brasil realçou o papel do Sannar na difusão de conhecimento, objetivo máximo da entidade por ele presidida.

Os temas qualidade do ar e eficiência energética ganharam destaque. A começar pela primeira palestra do evento, proferida por Ricardo Facuri, da Traydus, que discorreu sobre os novos padrões de qualidade do ar e eficiência energética nos climatizadores. Continuando o assunto, Maurílio de Oliveira, da Multivac, mostrou a importância do cuidado com a QAI da ventilação à distribuição do ar. Fechando o tema, no primeiro dia, Leandro Medéa, da Belimo, mostrou o equilíbrio entre eficiência energética, conforto e QAI.

A importância da ventilação para o tratamento do ar foi explicitada em diversas palestras. Jairo Cardoso, da Soler Palau Brasil, mostrou as armadlihas escondidas no chamado efeito sistema e mostrou como é possível superá-las. Pela Projelmec, Laura Baldissera, mostrou as várias situações que fazem da ventilação um elemento, muitas vezes, oculto da qualidade do ar interior. E Matheus Sampaio de Farias, da aplicação da Sicflux levou o conceito para a prática, mostrando a aplicação em exaustão de estacionamentos e garagens.

A qualidade de equipamentos para o tratamento do ar, esteve presente em diversas palestras. Bruno Roza Martins, da BerlinerLuft, por exemplo, mostrou em simulações a diferença entre as unidades de tratamento do ar existentes. Renan Sant´Ana, da Weger/Novatherm, por sua vez, apresentou as diferenças entre os vários tipos de equipamentos de tratamento do ar.

Otimização das instalações

 Numa época em que a escassez de mão de obra é uma constante, ferramenta e procedimentos que facilitam a vida do instalador em campo são fundamentais. Neste sentido, Dilson Carreira apresentou uma tecnologia desenvolvida pela Powermatic que promete produtividade com qualidade, o Duto Click. Trata-se de sistema de duto pré-fabricado e apenas montado em obra, reduzindo tempo de trabalho e custos de transportes com estanqueidade. Para a instalações de sistemas de expansão direta, Carlos Navarro mostrou a eficiência das bombas Aspen para a drenagem de condensado. Da mesma maneira, André Dickert, da Armacell, explicou como alcançar eficiência energética, com rapidez e qualidade de aplicação do isolamento térmico.

 

Descarbonização e eficiência energética

 A grande estrela do momento para o mercado do AVAC-R, a indústria de data centers, também teve o seu momento. Marcos Santamaria, das Indústrias Tosi, mostrou os desafios existentes nas instalações destinadas à Inteligência Artificial. Completando as informações sobre o tema, João Lobato, da Trox do Brasil, apresentou o conceito de arquitetura térmica, eficiência energética e escalabilidade até 2030. Pela Armstrong Fluid Technology, Wilson José de Souza, mostrou os benefícios das novas tecnologias aplicadas a sistemas hidrônicos no retrofit de instalações.

Fugindo da água gelada, Gerson Lima e Rafael Rabelo, da Trane, apresentaram as tendências do VRF. O centro da palestra dos profissionais foi a variedade de controle das unidades de tratamento do ar, assim como a comunicação sem fio entre as unidades e a segurança contra o retorno de líquido.

Tampouco o tema descarbonização foi negligenciado. Lucas Oliveira de Amarante, da Daikin, abordou o tema sob a ótica da eletrificação do aquecimento de água com o uso de bombas de calor. Por outro ângulo, João Roberto Gonçalves, representando a Klea, discorreu sobre a aplicação, utilização e procedimentos dos fluidos refrigerantes.

Jocemar de Lima Franco, da Elgin, levou um tema extremamente atual e necessário. Mostrou como a tecnologia e a escolha de materiais influenciam no desempenho e na vida útil dos sistemas de refrigeração, contribuindo para a sua durabilidade e alta performance.

O ciclo de palestras foi encerrado pelo professor Luiz de Lavor Telles, do Instituto Federal de Educação de Pernambuco. Numa apresentação carregada de humor, o veterano profissional mostrou as características, especificidades e exageros dos climatizadores evaporativos.

Resultado foi bom para as empresas

Entre os 22 expositores, o balanço do evento foi sempre positivo. A BerlinerLuft tem, no Brasil, o mesmo tempo de vida do Sannar. Para Bruno Roza Martins, um dos seus engenheiros de aplicação, a empresa privilegia a região Nordeste. “Sempre vimos a região Nordeste em amplo desenvolvimento, principalmente na construção civil. Guardamos uma perspectiva muito boa para os próximos anos, principalmente porque é uma região que está crescendo muito em data centres, que é uma das áreas de interesse da BerklinerLuft, ao lado da hospitalar e farmacêuticas.”

Em relação ao Sannar, ele diz que a empresa o vê como “um evento muito interessante, até porque não abrange apenas a cidade ou a capital, mas toda a região Nordeste. É uma grande oportunidade, tanto para a gente apresentar os nossos produtos, como fazer network com os principais clientes, instaladores e projetistas, conhecer um pouco mais das necessidades de cada um, mas, também, oferecer soluções.”

Também Carlos Navarro, da Aspen Pumps, olha o mercado da região com otimismo. “Trata-se de uma região de calor abundante, demandando tanto a parte de ar-condicionado como a refrigeração. Então, a gente vê o Norte e Nordeste como mercados muito importantes para desenvolver a interação com os instaladores.”

Navarro ressalta a importância de ter eventos como o Sannar, “que trazem todo esse conhecimento, toda essa bagagem do mercado de ar-condicionado para ser apresentado. A Aspen vem crescendo no Brasil de uma forma exponencial. Como grupo, ela tem mais de 15 empresas e vê, realmente, o mercado Norte e Nordeste como um dos mercados mais importantes e prontos para fazer parte desse crescimento. Ou seja, é um mercado que tem muito a crescer e muito a contribuir nesse desenvolvimento da Aspen no Brasil. Então, a Aspen vai estar presente sempre nesses eventos que trazem informações. Então, para nós, o Sannar é uma combinação perfeita.”

Danilo Decoussau é um executivo com passagem por importantes empresas do setor. Hoje na Sicflux, ele diz acompanhar o Sannar desde o início. “Imagino ter participado de pelo menos 22 ou 23 edições do evento. Pouquíssimas vezes eu não estive no Sannar, justamente pelo peso e pela importância que a gente dá a ele, por se tratar de um evento que mostra a realidade do mercado do Nordeste, o quanto ele está forte e pujante.”

Para o gestor da Sicflux, o Sannar tem a função, também, de integrar os principais players – projetistas, instaladores e construtoras. “Particularmente, esse Sannar está muito bom. Nós estamos com um público tanto em quantidade quanto em qualidade expressivo. A palestra da Sicflux foi muito bem frequentada, com perguntas inteligentes e pessoas interessadas. Todas vieram ao estande. Nós estamos muito felizes com o Sannar, e o mercado do Nordeste se mostra cada dia mais forte”, conclui Decoussau.

Movimento chamou a atenção

Diego Dantas é coordenador da Daikin em parte do Nordeste. “A gente conhece o evento há muito tempo, é um evento muito importante para a climatização e ventilação. A Daikin há anos participa do evento e estamos felizes de mais um ano fazer parte dele. O mercado está pulsante, cada vez crescendo mais, especialmente aqui no Ceará, que possui um PIB que se destaca entre na região, e a Daikin tem participado ativamente, tem apostado, aumentando nosso corpo técnico e nossos funcionários para atender a demanda da região.”

Dantas explica que a perspectiva da empresa é de continuidade da evolução, não só Ceará, mas em toda a região. “Acho que eu nunca vi o Sannar tão movimentado quanto neste ano. E acredito que nas outras regiões isso vai criar um destaque positivo, e cada vez mais fabricantes vão fazer parte desse evento”, conclui.

A Multivac/MPU sempre teve uma expressão muito grande na região; sempre apostou alto e conseguiu extrair muitos resultados. “Vemos uma expansão em obras, principalmente hospitalares, que é um segmento que a gente tem muita força, então, de um modo geral, para motivar o mercado Norte e Nordeste o Sannar tem uma significância muito grande.

Acreditamos muito no encontro de empresas, então o Sannar junta uma porção de empresas, permitindo aos clientes o acesso a todo um conjunto de informações”, avalia Maurílio Oliveira, engenheiro de aplicação e novos negócios da Multivac/MPU.

O executivo da empresa fabricante de equipamentos de ventilação e dutos em painéis pré-isolados, entende que “o foco em palestras técnicas também dá uma oportunidade muito interessante para a gente trazer mais do que o produto ou mesmo a negociação comercial. Conseguimos vender um conceito, vender uma ideia, fazer crescer e evoluir o mercado como um todo. Acredito que o Sannar enriquece muito esse mercado por esse aspecto; a gente vê um crescimento muito grande para as tecnologias mais voltadas à eficiência energética. Estamos, inclusive, incorporando a nossa linha com motores eletrônicos, e a parte do MPU também oferece tecnologia. Uma evolução muito significativa para dutos”, conclui Oliveira.

Presença feminina cresce

Elaine Brito, gerente comercial da Armacell, diz que a empresa vê o Norte e o Nordeste como um mercado de grande potencial e importância. “Viemos ao Sannar com todo o portfólio de produtos da Armacell, trazendo as inovações e lançamentos para o mercado AVAC-R. Aqui a gente reúne marcas de renome, com as quais podemos trocar experiências, ao mesmo tempo em que traz informações para o cliente. Precisamos sempre estar juntos e conectados para que possamos trazer o que há de melhor para o mercado.”

A gerente da Armacell ressalta, também, o peso das mulheres no AVAC-R, que têm se posicionado. “Então eu fico grata em estar junto com essas mulheres para trazer para o mercado a presença feminina.”

Elisangela Godeghese, gerente comercial da Quimital, empresa que representa a Klea, também se fez presente no evento. “É um prazer participar do Sannar aqui em Fortaleza. A Klea é o maior fabricante de gás refrigerante do mundo e proprietária da mina de florita no México. A empresa está no Brasil há cerca de 10 anos, inicialmente para atender o mercado de OEM, e a partir de 2019, também o mercado de reposição. O evento foi muito bom, com um público bastante interessado e buscando novidades”, diz ela.

Godeghese diz que a empresa tem excelentes perspectivas para a região. “Já havíamos participado do Sannar de 2024, em Salvador, assim como de alguns Entrac (Encontro Tecnológico de Refrigeração e Ar-condicionado, também organizado pela Nova Técnica). Se tudo der certo, ano que vem a gente estará novamente no evento.”conclui a gerente da Quimital.

Laura Baldissera, diretora da Projelmec Ventilação Industrial, já é participante assídua do Sannar. Forte impulsionadora do papel das mulheres no mercado AVAC-R, teve a sensibilidade de observar a presença feminina no Sannar. Embora tenha percebido que boa parte estava acompanhada dos respectivos maridos, entende que isso se dá pela participação delas na vida da empresa familiar. “Não vêm só pelo papel de acompanhá-los, vêm porque realmente trabalham com eles.”

Baldissera avalia, ainda, que o mercado de ventilação tem muito espaço para crescimento e desenvolvimento. “É um mercado que está em expansão, a gente nota. Tem muitos hospitais acontecendo, tem muita coisa ainda para ser feita aqui na região. Eu vejo o Sannar como uma ferramenta muito importante para fomentar o mercado do AVAC, principalmente nessa região, ao trazer as informações.”

Letícia Lima assumiu um grande desafio profissional. É líder do canal de partes e peças da Trane. “A Trane enxerga o mercado do Nordeste e Norte com super potencial. Tanto que estamos trazendo o investimento em um centro de distribuição em Recife, que iniciará sua operação em 3 ou 4 meses”, informa

O segmento liderado por Lima chama-se Serviparts. “Nós distribuímos partes Trane e multimarcas, em parceria com os principais fabricantes do mercado, como Danfoss, Copeland, Aspen Pumps e muitos outros.”

 

Data centers e hospitais prometem

Felipe Oliveira é gerente comercial da Klimatix/Mecalor e responsável pelo atendimento comercial da regional Nordeste. “O mercado Nordeste é o que mais cresce hoje no Brasil, quando falamos em chillers, que é o core business da empresa. Trata-se de um mercado muito representativo, então, por isso estamos presentes ao evento e buscando, cada vez mais, parcerias locais com esse mercado tão amplo”, diz ele.

Oliveira explica que a Klimatix/Mecalor preza muito o relacionamento e o entendimento do mercado na elaboração de estratégias. “O Sannar é onde a gente consegue, de fato, executar a nossa estratégia, estar mais próximos do cliente e dos parceiros. Nada melhor do que estar perto do cliente, estar perto da região, estar vivendo a região. Este ano, a edição do Sannar foi em Fortaleza, uma região muito explorada recentemente por todos os mercados, não só o mercado de ar-condicionado, inclusive com a onda de data centers. Fortaleza tem um potencial significativo para novos ganhos, novos mercados e novos crescimentos”, sintetiza Oliveira.

Fernanda Beni, diretora da Weger, acompanha o Sannar há anos. A empresa tem forte presença na região, inclusive com representantes. Para Beni o Sannar é um evento extremamente importante, inclusive para o enriquecimento do mercado do AVAC. “E, para nós, como empresas, para ganharmos cada vez mais mercado, já que é uma região do Brasil que está em constante expansão. Por isso, temos a presença de muitos fabricantes, muitas empresas do segmento, com bastante novidade, bastante tecnologia. A gente tem as palestras técnicas que enriquecem muito o conhecimento e cada vez mais sentimos a aderência das pessoas em busca de conhecimento e também de tecnologia”, avalia a diretora da Weger.

Beni informa, ainda, que a empresa tem boas perspectivas. “O ano começou bem aquecido e com uma tendência de melhora. É ano político, o que, às vezes, é um pouquinho complicado, mas a gente sempre espera que cada ano seja sempre melhor e com mais crescimento”conclui.

Jairo Alfonsin Cardoso trabalho há mais de 20 anos na atual Soler Palau Brasil, anteriormente Otam, e considera bastante importante a participação no Sannar, “inclusive esse contato com projetistas e instaladores.”

Para ele, a região é bastante promissora, permitindo algumas situações que apenas estando no local é possível avaliar. “Essa edição está sendo especial para mim, que venho da área de engenharia e qualidade da empresa. Está sendo a primeira vez que estou participando do Sannar de Fortaleza. É importante, em função das palestras, esse encontro entre os engenheiros, os técnicos, bem como os instaladores. A gente vê que existe na região uma grande necessidade de trabalharmos com a qualidade do ar interior, com a questão da umidade relativa do ar.”

“Até pelos próprios contatos que eu tive aqui nesse evento, realmente foi muito importante esse corpo a corpo com a equipe técnica, particularmente a minha apresentação, que acabei compartilhando com várias pessoas que estavam no evento. E nota-se bastante o interesse do pessoal em buscar mais qualificação e conhecimento técnico a respeito”, conclui Cardoso.

Cláudio Kun é gerente corporativo de vendas da Trox do Brasil e um dos mais antigos funcionários da empresa em atividade. “Para nós o mercado do Norte e Nordeste é de extrema importância e sempre teve uma participação significativa nos nossos negócios. Acreditamos muito no crescimento, ainda mais agora com a realidade dos data centers. Esse é um mercado muito significativo para nós, então, é de extrema importância estarmos participando desse evento”, diz ele.

O gerente corporativo de vendas da Trox avalia o Sannar de 2026 vinte e seis importantíssimo. “Gostamos muito da participação do público, achamos que o número de visitantes foi o número compatível com a região e isto é muito bom. Estamos saindo satisfeitos daqui. Foi passada toda a mensagem desejada e acreditamos que isso cria proximidade com os clientes”, continua.

Com a experiência acumulada em décadas, Kun afirma que o mercado brasileiro é sempre desafiador. “O próprio mercado de data centers vive uma expectativa. Fora isso, temos uma influência muito grande no setor de hospitais, shoppings e por aí vai. O Nordeste sempre gera uma expectativa muito grande e acreditamos, sim, que teremos bons resultados para o ano. Estaremos no próximo Sannar, em Salvador, com certeza”, finaliza.

 

Mercado estratégico

Ricardo Facuri é diretor da Traydus, empresa fundada por seu pai e especializada em equipamentos especiais para tratamento do ar. Em sua terceira participação no evento, as duas anteriores foram Salvador e Recife, a empresa é motivada pela aposta que faz no mercado da região, “um mercado que vem crescendo, vem se desenvolvendo. E a Traydus tem, a partir de um trabalho dedicado, tem evoluído muito.”

Facuri diz que, para isso, o Sannar é um bom canal. “O evento é muito bem-organizado, as palestras são muito produtivas. Então, a cada ano o Sannar tem atraído um ótimo público e para a Traydus é muito importante estar com o estande e com as palestras, porque o público é qualificado e, como eu disse, o nosso foco hoje no Nordeste é muito grande, buscando aumentar o nosso market share. Ano que vem, com certeza, estaremos em Salvador também.”

As Indústrias Tosi participam do Sannar desde a primeira edição. “O nosso foco sempre foi muito no Nordeste, que faz parte do nosso crescimento, desde a época em que a gente fazia apenas difusão de ar, há 40 anos. Difusão de ar e os fancoils de conforto, que aqui sempre venderam muito. Então, faz parte do nosso crescimento e faz parte também do nosso coração, foi aqui que a gente deu uma levantada boa, pois estávamos praticamente sozinhos na época”, declara Patrice Tosi, diretora da empresa fundada por seu pai, José Daniel Tosi.

Patrice faz questão de mostrar o crescimento da empresa em todos esses anos.“Toda a linha cresceu, hoje em dia fazemos precisão, eletrocentro, hospitais, uma linha completa da Tosi, da Gely Fish e da Tropical. O mercado vai mudando, a gente vai se adaptando e vai trazendo e mostrando o nosso portfolio para todas as aplicações. Nós temos um relacionamento muito próximo com os projetistas da região e que pretendemos continuar e, para isso, a gente precisa estar no Sannar”, conclui Patrice Tosi.

Dilson Carreira é diretor da Powermatic, empresa que se faz presente há muitos anos no Sannar. “Para nós é de extrema importância, o Nordeste tem uma participação muito grande na nossa história, na nossa produção, tanto é que temos uma fábrica em Pernambuco, já há 15 anos, e através dela atendemos todos os estados da região”, explica.

Carreira avalia que a dificuldade de mão de obra é a principal preocupação atualmente. “Mas somos naturalmente otimistas, obviamente sempre atentos à realidade, mas sempre enxergando a flor e não o espinho, pelo menos valorizando mais a flor do que o espinho. Então, estamos bastante otimistas com relação ao ano que começou bem para nós, foi uma produção bem interessante, negócios novos saindo, então está um dinamismo muito interessante”, conclui.

Crescimento contínuo

A Controle Infra participou do Sannar pela primeira vez. Moisés Lopes, gerente regional da empresa, avalia que o evento é importante para gerar network, para mostrar a empresa. “Trabalhamos com a parte de automação, automação de AVAC e predial. Então é muito importante participar do Sannar, mesmo porque a automação está em crescimento.”

Lopes entende que o Nordeste é uma região em constante crescimento, comparado ao Sudeste. “A região está crescendo muito, hoje Fortaleza é uma capital muito importante e o Nordeste é uma região muito importante para o nosso desenvolvimento. As perspectivas são as melhores, o Sannar é muito importante para estar perto dos clientes, estar perto dos parceiros”, conclui.

“A Armstrong tem uma base instalada muito grande no Nordeste, que foi a porta de entrada da empresa no Brasil, desde mais ou menos 2010, 2012”, diz Wilson José de Souza, engenheiro de aplicação da empresa que participa há algumas edições do Sannar. Os sistemas fornecidos pela Armstrong fazem parte de algumas das maiores obras concluídas na região na última década.

“Temos parceiros, instaladores e clientes finais, que, como já conhecem os sistemas, têm mantido a confiança no nosso produto. E nós temos cada vez mais, seja com representante e com a criação de uma rede de assistência técnica regional, buscado garantir que esses clientes sejam atendidos, porque a Armstrong considera que o mercado do Nordeste é realmente importante. Em Salvador, com vários projetos, justamente a partir do Sannar, tivemos contatos com projetistas do setor hospitalar, também em Recife, com uma rede que é nosso cliente, a Ferreira Costa, rede regional muito forte. Temos obras em shoppings centers e, agora, fazendo um trabalho com projetos na Unifor”, informa o engenheiro da Armstrong.

Conexão com o mercado

 Esta foi a primeira participação da Friven no Sannar. A Friven faz parte do Grupo Soprano que possui várias unidades de negócios. De uma delas, a Tipi, com atuação de mais de 50 anos no mercado do AVAC-R, derivou a Friven, com um portfólio de marcas próprias para atender ao mercado de ar-condicionado e refrigeração comercial e residencial. Camila dos Santos Valentini, supervisora de marketing da empresa, avalia como boa a participação no Sannar. “A gente conseguiu conectar com o cliente do nosso cliente e também com os nossos clientes. Passaram ali revendas, mas também o técnico que consome o nosso produto. Conseguimos tirar insights valiosos deles, trazer essa percepção. Divulgamos a marca e colhemos esse feedback para trabalhar a marca, que ainda é relativamente nova, mas vem de uma história de mais de 50 anos da Tipi.”

Camila explica que a marca Friven nasceu de um estudo de mercado que indicou a necessidade de uma conexão maior com o técnico instalador. “Justamente para o pessoal entender que o nosso produto é de qualidade, que a gente tem todo um aparato tanto técnico quanto de vendas para colocar esses produtos no mercado.” A Refrigeração Tipi continua importando e distribuindo outras marcas como compressores e fluidos refrigerantes.

No Sannar, a Friven apresentou boa parte de seu portfólio de produtos. “O pessoal gostou muito da cortina de ar, que nós lançamos na última Febrava, e da linha de organização com bolsa, mala e mochila. Nosso manifold digital, lançado no último mês, provocou grande interesse, com o pessoal querendo ver como funciona. Também a bomba de vácuo, que é uma das principais linhas que a gente trabalha, e uma das mais completas do Brasil. Então, realmente tivemos um feedback muito positivo, não só das nossas bombas de vácuos, mas também de todo o restante do nosso portfólio”, continua a supervisora de marketing da Friven.

Outra linha que provocou grande interesse, segundo Camila, foi a de ferramentas. “Para os técnicos é o dia a dia deles, o que eles precisam para fazer a manutenção de forma segura e profissional. Então, a gente oferece ao mercado ferramentas de qualidade com um ótimo custo-benefício. Um know-how de mais de 50 anos, inclusive com escritório na China e profissionais conversando diariamente e trazendo sempre o que tem de mais novo, tecnológico, e de inovação para o mercado.”

Camila finaliza reforçando que a Friven “vem se posicionando como realmente parceira do refrigerista para levar a solução completa, desde os fluidos refrigerantes, que é o oxigênio da refrigeração comercial e residencial, principalmente para a região norte e nordeste. Especialmente esse evento foi uma oportunidade para conectar com a região, foi muito rico a gente ter esse feedback, essa troca. Temos muitos lançamentos para esse ano ainda, estaremos na Febrava do Rio, se posicionando como parceiros do refrigerista e dos nossos clientes diretos, que são as revendas.”

 A próxima edição do Sannar será em Salvador, uma vez que se trata de evento itinerante, alternando entre Fortaleza, Salvador e Recife. As empresas parceiras desta edição foram: Armacell, Armstrong, Aspen Pumps, Belimo, BerlinerLuft, Controle Infra, Daikin, Elgin, Eugênio Comércio e Representação, Friven, Indústrias Tosi, Klea, Mecalor/Klimatix, Multivac/MPU, Powermatic, Projelmec, Sicflux, Soler Palau Brasil, Trane, Traydus, Trox, Weger/Novatherm.

Contou, ainda, com o apoio Institucional da Ashrae Brasil, Senai, Sindgel, Sindiar e Universidade Federal do Ceará. E com o apoio de divulgação de Dufrio, Frigelar e GLC.

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

[fbcomments]