Os equipamentos para o tratamento do ar em instalações especiais, por operar de forma ininterrupta 24 horas por dia, 7 dias por semana, exigem componentes de alta qualidade e durabilidade de forma a garantir um alto MTBF (Mean Time Between Failures, ou Tempo Médio entre Falhas). Além disto, devido a necessidade de alto fator de calor sensível, a relação entre a vazão de ar e a capacidade de refrigeração é maior; enquanto um equipamento de conforto opera normalmente com uma vazão de ar de 680 m³/h por TR de capacidade, um equipamento de alto fator de calor sensível para salas de servidores opera com cerca de 1.000 m³/h  por TR de capacidade. No caso dos eletrocentros, existe a predominância de utilização de equipamentos do tipo Wall Mounted a serem montados externamente aos containers e fixados em suas paredes, daí o termo.

Em equipamentos de alto fator de calor sensível para data centers, atualmente predomina a utilização de ventiladores radiais de acoplamento direto de alta eficiência com motores EC – Eletronicamente Controlados, pois, para garantir maior eficiência energética a vazão de ar deve modular conforme a variação da demanda de calor produzido pelos servidores.

A diferença entre os denominados equipamentos de precisão para data centers em relação a equipamentos para conforto são a maior vazão de ar por capacidade frigorífica, alto MTBF de seus componentes, e a eletrônica embarcada para controle, registro de eventos, entre outros fatores. As salas de servidores são, sem dúvida, os ambientes nos data centers que mais demandam sistemas de refrigeração, com a densidade de cargas aumentando anualmente. Nos eletrocentros os inversores de frequência para motores de alta potência são os dispositivos que mais demandam sistemas de refrigeração, seja por conta da estabilidade de temperatura necessária para atender a eletrônica embarcada, devido a alta dissipação de calor destes dispositivos. (Marcos Santamaria Alves Corrêa)

Veja também:

Dificilmente um processo industrial pode renunciar à climatização

Tags:, , ,

[fbcomments]