Nosso grupo de pesquisa, LEQAI, Laboratório de Estudos da Qualidade do Ar Interno, do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da USP, tem realizado há vários anos medições para avaliar comportamento de parâmetros. Em publicações recentes, comprovamos com medições experimentais que não existe correlação direta entre o comportamento dos efeitos da diluição realizado pela vazão do ar externo em diferentes tipos de poluentes. Por exemplo: experimentos mostram que uma vazão de ar externo filtrado produz determinada taxa de decaimento em concentrações de CO2 no ambiente, e outras taxas de decaimento para os particulados em suspensão.

Recomenda-se utilizar medições de diferentes parâmetros relacionados a diferentes poluentes para caracterizar a qualidade do ar de um ambiente, e para dimensionar sob demanda a vazão de ar externo. No Brasil há empresas empreendendo e produzindo equipamentos e sistemas de monitoração que permitem acompanhar em tempo real vários parâmetros relacionados a um ambiente interno, transmitindo pela internet para usuários e gestores. Temos testado este tipo de equipamento e verificamos que são ótima solução; é o que pensávamos para o futuro, acontecendo hoje. O LEQAI em parceria com a OMNI Eletrônica instalou um equipamento de medição em uma sala de aula do Departamento de Engenharia Mecânica da POLI-USP, e temos transmissão em tempo real dados de medição 24 horas por dia.

O dimensionamento da vazão de ar externo deve considerar alguns fatores.

– Tipo de finalidade do ambiente: conforto, industrial, especial (incluindo nesta categoria ambientes de unidades médico assistenciais);

– A ocupação dos ambientes: pessoas, processo, segurança;

– O tipo de atividade, para o caso de ocupação de pessoas, que é realizado no ambiente;

– A área do ambiente;

– Fontes de contaminação específicas, diluição de poluentes.

Antonio Luís de Campos Mariani

Veja também:

Com um sistema eficiente é possível controlar as variáveis e manter um ambiente seguro

A pandemia estreita a margem da ação humana sobre os sistemas

Um antigo tema ganha notoriedade

As altas taxas de renovação do ar vieram para ficar

Recuperadores de energia 

É possível conjugar altas taxas de renovação com eficiência energética

Pandemia estreita a margem da ação humana sobre os sistemas

Quanto menor a concentração de particulados, menor a possibilidade de contaminação

 

Tags:, , , ,

[fbcomments]