Wili Hoffmann esclarece algumas das principais adequações, assim como a inclusão dos diversos conceitos, equiparando a NBR 7256 às suas correlatas internacionais

Começo este artigo resgatando o histórico das versões da NBR 7256: Publicação inicial,1982; segunda edição, 2005; terceira edição (atual), 2021.

Foram 23 anos entre a primeira e segunda edições e 16 anos entre esta edição e a anterior. Muitos conceitos foram preservados desde a edição inicial ou sofreram pequenas adequações e correções, porém, a presente edição foi a que mais teve modificações e inclusão de novos conceitos seguindo tendência internacional, resultado das mais de 72 reuniões do comitê realizadas ao longo de 8 anos.

O escopo desta norma se aplica à ambientes EAS com classe de risco 1 (risco baixo de ocorrência de agravos à saúde relacionadas à qualidade do ar, porém com recomendação de que algum risco seja considerado) ou superior. A existência desta norma não substitui a NBR 16401 para instalações de tratamento de ar em EAS, mas deve ser tratada de forma complementar prevalecendo em caso de divergência ou conflito.

Referências normativas e bibliografia

Uma das primeiras alterações se encontra na atualização das referências normativas e bibliografia que foram atualizadas.

Referência se faz para normas e artigos técnicos que foram publicadas desde a última versão. Algumas normas foram publicadas já na fase final da revisão, como é o caso das NBR ISO 29463-1 2013 e segunda edição em 2021- Filtros e meios filtrantes de alta eficiência para remoção de partículas ar – Classificação, a qual introduziu uma nova nomenclatura para classificação dos filtros de alta eficiência e já foi introduzida nesta versão.

Características dos ambientes

Esta talvez seja a modificação mais importante desta Norma com a introdução da caracterização dos ambientes pelo uso ou função dentro de uma EAS para definir as escolhas dos sistemas de tratamento de ar adequadas.

Esta caracterização segue o mesmo conceito utilizado internacionalmente, são as características:

1 – Ambiente Protetor, cuja sigla adotada é PE (do inglês Protective Environment)

Definição: “Local utilizado por pacientes imunocomprometidos com alto risco de adquirir e desenvolver infecções, bem como salas de processo e guarda de materiais e equipamentos limpos e desinfectados.”

Estes ambientes são normalmente utilizados por pacientes transplantados ou com alguma condição de imunidade comprometida e objetiva proteger o paciente ou processo.

Deve-se tomar cuidado para não confundir este ambiente com o ambiente de isolamento, que veremos a seguir.

Os sistemas de tratamento de ar para estes ambientes devem obrigatoriamente serem equipados com filtragem de ar com filtro de alta eficiência de forma a garantir a sua pureza na zona ocupada.

A pressão sempre deverá ser positiva com relação aos ambientes contíguos. O uso de antecâmaras é uma alternativa para melhorar esta contenção.

2 – Ambiente de isolamento de infecções por aerossóis, cuja sigla é AII (do inglês Airborne Infection Isolation).

Definição: “Local para isolamento de pacientes com suspeita ou confirmação de infecções transmitidas por aerossóis menores que 5 µm, bem como salas de processo e guarda de materiais e equipamentos potencialmente contaminados.”

Estes ambientes de isolamento visam conter os contaminantes contagiosos gerados por pacientes ou processos para evitar a dispersão para ambientes contíguos. Devem estar com pressão negativa com relação aos ambientes contíguos e o ar de expurgo deve ser filtrado com filtro de alta eficiência antes de ser rejeitado para o ambiente exterior com a finalidade de evitar que partículas contaminadas sejam dispensadas.

(OBS.: O comitê entendeu que as siglas para estas caracterizações no formato encontrado em outras normas internacionais trarão vantagens de interpretação e evitará confusão, à modo que já está sendo feito em outras normas, daí a manutenção da sigla considerando a origem na língua inglesa.)

3 – Ambiente associado, cuja sigla é AA.

Definição: Local relacionado às atividades de EAS utilizado pelos profissionais de saúde, pacientes, acompanhantes e visitantes, de uso comum (objetivando a qualidade do ar).

Basicamente, esses ambientes são aqueles internos às EAS, em que os riscos de ocorrências adversas à saúde são baixos. Exemplo: recepção com acesso do público e pacientes.

4 – Ambiente operacional, cuja sigla é AO.

Definição:“Local de processo utilizado pelos profissionais de saúde que apresenta algum tipo de risco ou contaminação do operador ou dos insumos médicos.”

São ambientes nos quais o acesso é restrito aos profissionais da EAS ou mesmo pacientes em deslocamento de um ambiente para outro que não precisam ter as características de isolamento ou proteção. Como exemplo, salas de exames, laboratórios etc.

5 – Centro Cirúrgico, cuja sigla é CC.

Definição: “Conjunto de ambientes onde são realizadas atividades cirúrgicas, bem como pré-anestésica, recuperação pós-anestésica e ambientes de apoio.”

Dentre estes ambientes estão as salas cirúrgicas, corredor de centro cirúrgico e núcleo estéril. Salas de Procedimento podem ou não estar no centro cirúrgico pois são designadas à procedimentos de baixa complexidade. Os ambientes do centro cirúrgico podem ser também classificados pelas características anteriores, principalmente como PE.

Estas classificações orientam a escolha do sistema de tratamento de ar a ser adotado de forma a atender aos requisitos descritos na norma com bastante detalhes tanto na descrição como nas tabelas do Anexo A que vai ser abordado mais à frente neste artigo.

Proteção contra incêndio

A proteção contra incêndio é uma disciplina que permeia diversas outras dentro de um complexo de EAS, principalmente a arquitetura que vai disciplinar e definir a compartimentação e as estratégias de combate e fuga visando a proteção dos pacientes e profissionais.

É um assunto particularmente importante pois em EAS existe sempre uma dificuldade maior para o processo de evacuação dos ambientes pela mobilidade limitada dos pacientes e por isso todo o planejamento e integração das disciplinas devem estar sintonizados para ação rápida e segura em caso de sinistro.

Nesta versão foram acrescentados premissas e requisitos para os sistemas de tratamento de ar de forma mais abrangente do que na versão anterior, voltadas à atender a proteção contra incêndio. Também foram introduzidos procedimentos em caso de incêndio definindo as ações necessárias nos sistemas nas suas características de uso.

Requisitos técnicos dos sistemas e componentes

Estes requisitos técnicos foram atualizados e ampliados envolvendo desde a atualização normativa, até o acréscimo de outros componentes e sistemas.

Os tópicos a seguir são apenas uma parte das diversas atualizações e acréscimos.

É o caso dos filtros de ar, que também ganhou um Anexo (B), que menciona as normas vigentes sugerindo alguma equivalência para a fase de transição e as características dos filtros de alta eficiência com a nomenclatura.

Desencoraja a utilização de umidificadores de ar nos sistemas de tratamento de ar, sugerindo a sua utilização somente quando houver exigência técnica específica e ainda acrescenta vários cuidados especiais para o seu uso.

A construção dos dutos de distribuição de ar teve a sua referência normativa atualizada para a NBR 16401-1 que, no momento, está em fase final da consulta pública e tem previsão de ser publicada ainda este semestre.

Vale notar que a norma mencionada exige que os dutos devem ser ensaiados quanto à vazamentos, apesar de não estar explicito nesta versão da norma NBR 7256. A necessidade de procedimentos de TAB foram ampliadas com menção à norma Ashrae 111 e outras referências bibliográficas estabelecendo responsabilidades e incluindo menção à norma NBR 14679 sobre procedimentos de higienização de dutos.

Reforça ainda a necessidade da execução dos ensaios de estanqueidade e integridade para os filtros ISO 35H, quando instalados.

Anexos

A Norma nesta versão teve o Anexo A totalmente atualizado e ganhou vários outros.

Anexo A- Tabelas com parâmetros de projeto:

Estas tabelas foram totalmente reestruturadas e tiveram os ambientes agrupados conforme detalhes mais adiante neste artigo.

É o único anexo normativo e o mais importante deles por conter de forma clara e tabulada as principais características necessárias para cada ambiente, segundo a sua utilização.

Anexo B – Classificação de filtros e eficiência de filtragem

Foi acrescentado e faz um resumo das normas de classificação de filtros de ar e eficiências de filtragem. Apesar de não haver uma equivalência direta entre as classes e eficiências dos filtros de diferentes normas, este anexo apresenta uma tabela com “equivalência média” que foi preparada com informações de dados de ensaios realizados, para um mesmo filtro, nos procedimentos das diferentes normas e pode ajudar na escolha da classe de filtro durante o período de transição na adaptação do mercado para normas mais atuais.

Anexo C – Figuras (soluções para controle de pressão entre os ambientes)

Este anexo foi acrescentado e é bastante importante para esclarecer os engenheiros quais são as técnicas a serem utilizadas para obtenção da contenção de contaminantes conforme a caracterização pelo uso. Mostram as possíveis combinações de antecâmaras pressurizada, despressurizada e cascata e suas aplicações nos ambientes PE, AII.

Anexo D – Reformas em EAS

Na versão anterior era o Anexo B e foi ampliado com a inclusão de cuidados especiais para casos de reformas e ampliações. É um assunto bastante importante pois as reformas e ampliações são bastante comuns na maioria das EAS. Sabe-se que qualquer reforma gera grande quantidade de material particulado e estes carregam contaminantes químicos e principalmente biológicos para os ambientes próximos.

Apesar de ser um anexo com abrangência e profundidade limitadas, foi revisado e algumas ações são estabelecidas para trazer a atenção no que diz respeito a sistemas de tratamento de ar que podem ser um elemento importante para minimização de contaminação.

Wili Colozza Hoffmann, é engenheiro mecânico pela FEI (Faculdade de Engenharia Industrial, com especialização em RAC; é consultor na Anthares Soluções em HVAC

Veja também:

Como ficam os projetos em andamento e tendências para a adaptação dos novos projetos

Revisão e atualização dos parâmetros de projeto

Seção 9 da nova ABNT NBR 7256 aborda a segurança nas EAS

Novas diretrizes da ABNT 7256:2021

Tags:, , ,

[fbcomments]