Planta industrial do MPU (ao fundo) e da Multivac, em Itu

Com mais de 3 milhões de m² de dutos instalados, o sistema MPU, inovação trazida ao mercado brasileiro pela Multivac, em 2008, já está consolidada. De acordo com Robert van Hoorn e Antônio Luís Macedo, diretores da empresa, há mais de 10 anos, quando iniciaram na Multivac o projeto de comercializar dutos feitos a partir de painéis pré-isolados de poliuretano, essa solução era novidade para o mercado brasileiro.

“A ideia surgiu quando Antônio Luís e eu visitamos algumas feiras da Europa. Era a evolução de fabricar dutos de ar condicionado e ventilação, que consistia em usar um painel pré-isolado e fazer estes dois trabalhos de uma só vez.  Após estudar todas as opções estratégicas de como trazer essa inovação para o Brasil, a conclusão foi que, se dependêssemos de importação, as chances de sucesso seriam drasticamente reduzidas por causa das dificuldades na logística, por isso, a Multivac partiu para uma estratégia mais ousada e antes de lançar o produto no mercado brasileiro montou primeiro uma nova fábrica ao lado da de dutos flexíveis, em Itu, interior de São Paulo. Este planejamento começou em 2006 e encomendamos os equipamentos em 2007, construímos o galpão onde seria instalada a produção do MPU e no final de 2008 começamos a produção”, conta van Hoorn.

Ele lembra que o lançamento oficial do produto para o mercado foi durante a Climario 2008. “O MPU é um sistema de construção de dutos a partir de painéis pré-isolados que significou um passo grande na evolução de como os dutos de ar são construídos. A base do sistema são os painéis pré-isolados de alumínio com o isolamento térmico de espuma de poliuretano expandido (PUR). Para permitir a construção de dutos, criamos uma série de acessórios como perfis, reforços e ferramentas, possibilitando a execução de obras de ar condicionado de forma eficiente e com respaldo técnico. Como toda novidade sempre cria uma resistência das pessoas por medo de mudar a forma de se trabalhar ou de não conseguir entender a vantagem de uma nova solução, tivemos um enorme trabalho em mostrar as vantagens do sistema e a qualidade da instalação dos dutos fabricados com o sistema MPU. Durante estes 10 anos, o comprometimento da equipe MPU foi além do trabalho de especificação e vendas, e incluiu inúmeros treinamentos de formação de equipes parceiras, acompanhamento das obras, e criando soluções inovadoras para problemas específicos, como, por exemplo, o duto octogonal, hoje, muito usado em diversas redes de ‘atacarejo’”, revela Macedo.

Outra solução desenvolvida foi o painel de duto pré-isolado para uso em hospitais, o MPU Clean. Trata-se de um painel com um lado liso e antimicrobiano baseado numa tecnologia nacional desenvolvida na Universidade de São Carlos – SP.

“Ao longo dessa década a linha de produção do MPU recebeu vários upgrades como a troca da injetora de espuma em 2013 e outra de baixa pressão para alta pressão, o que permitiu grandes avanços na qualidade do painel produzido. Outra grande mudança foi a eliminação de todo o HCFC na produção do painel MPU e, assim, se antecipar ao protocolo de Kyoto”, comemora van Hoorn.

Durante estes 10 anos, a Multivac-MPU forneceu para algumas obras de destaque como o Pátio Malzoni (São Paulo), Hospital Mater Dei (Belo Horizonte), Nossa Senhora do Rocio e Banco do Brasil – Processamento de Dados (Brasília), EZ Tower (São Paulo), Visiontec (Manaus), Lojas Renner – Sede (Porto Alegre), Torre II Ventura (Rio de Janeiro), Passeo La Galeria (Assuncíon – Paraguai), Fio Cruz (Fortaleza) e muitas outras.

Hoje, a empresa conta com uma fábrica de 5500 m2, sendo 3000 m2 do MPU e 2500 m2 da Multivac, e fornece o produto para obras em todos os estados brasileiros, expandindo sua participação nos mercados fora do Brasil para mais de 10 países.

Tags:, , ,

[fbcomments]