Foi realizado nos dias 04 e 05 de abril, em Recife (PE), o XIX SANNAR – Salão Norte Nordeste de Ar Condicionado e Refrigeração. Durante os dois dias do evento, cerca de 300 profissionais, entre arquitetos, engenheiros, mecânicos e estudantes de nível técnico e de engenharia, prestigiaram 40 palestras ministradas por especialistas do setor.

No primeiro dia do evento o ciclo de palestras foi encerrado por Mário Sérgio de Almeida, presidente do DNPC da Abrava e diretor da MSA Engenharia, que discorreu sobre o cálculo para renovação do ar de acordo com a revisão da NBR 16401-3 em andamento. Francisco Dantas, da Interplan Planejamento Térmico Integrado, encerrou o ciclo de palestras do SANNAR apresentando um estudo de caso de ventilação personalizada.

O SANNAR é uma realização da Nova Técnica Editorial, que edita a Revista Abrava + Climatização & Refrigeração, com apoio institucional da Abrava, Anprac, DNPC da Abrava, Facipe – Faculdade Integrada de Pernambuco, Instituto Federal Campus Recife e Campus Serra Talhada, Senai Pernambuco e Sindratar-PE. O evento contou também com o apoio de divulgação das empresas Nordap e Frigelar.

Abrava

Sindratar Pernambuco

O SANNAR, que em 2019 completará 20 anos de existência, é um evento itinerante entre as três principais capitais nordestinas: Recife, Fortaleza e Salvador. A próxima edição será na capital cearense.

Patrocinadores fazem o balanço da participação no SANNAR

“Recebemos um bom público em nosso estande, que demonstrou bastante interesse nos produtos que expusemos. No que tange ao produto focado em climatização fizemos uma palestra voltada para bombas de remoção de condensados, que atraiu um excelente público. A nossa participação atendeu às expectativas. Fizemos bons contatos comerciais, além de termos um espaço para mostrarmos nossos produtos aos clientes que já possuímos na região”, disse Walter Neto, supervisor de Vendas de Aletados da Elgin.

Elgin

A Testo lançou durante o evento o Termovisor Testo 865. “Apesar de não ser uma nova tecnologia, muitos profissionais da área ainda não conhecem e não entendem como esse equipamento pode ajudá-los no dia a dia. Conseguimos, em nossas conversas no estande, explicar como funciona a tecnologia e dar exemplos práticos de uso na área de refrigeração e climatização”, comentou Felipe Cerqueira, diretor de vendas – instrumentação da empresa. Ainda, segundo Cerqueira, o SANNAR é um evento de público direcionado, sem a movimentação gerada em grandes feiras. “É importante conhecer melhor o público da região. Os visitantes possuem um alto nível técnico e estão antenados em novas tecnologias”.

Testo

A IMI Hydronic Engineering apresentou a evolução do medidor de vazão e diagnósticos TA Scope e a nova válvula independente de pressão Modulator. “Os participantes do SANNAR são muito interessados em novas tecnologias embarcadas nos produtos e, principalmente, na busca de conhecimento na nossa área (sistemas hidrônicos). Com um público bastante diversificado entre empresários, estudantes, instaladores e projetistas, conseguimos firmar e aprimorar nossa presença no mercado do Norte e Nordeste. Nossos objetivos foram atingidos”, salientou Hernani Paiva, diretor geral da América do Sul e Central.

A Eugênio Comércio e Representações apresentou, em seu estande, o lançamento da IMI Hydronic, o medidor de vazão e diagnósticos TA Scope, além da nova linha de ventiladores da Soler & Palau e os novos filtros tipo manga da Aeroglass. “Achei o resultado muito bom. O público presente era muito participativo e com bom nível de conhecimento. Conseguimos divulgar e passar um pouco da parte técnica dos sistemas e ter uma aproximação maior com os nossos clientes”, comentou Carlos Eugênio Marques Lyra, diretor comercial.

IMI Hydronic e Eugênio Comércio e Representações

“O resultado da nossa participação no evento foi bastante positivo. Foram estabelecidos contatos com as principais empresas de projetos da região que se interessaram pelas novidades apresentadas e ficaram de nos inserir nos novos projetos. Além disso, observamos um grande potencial, via empresas de manutenção, nos prédios já em operação por conta dos ganhos em eficiência energética e na redução de custos operacionais. O produto que mais chamou a atenção do público, por conta da novidade e pelo fato de proporcionar uma facilidade na execução do PMOC (limpeza da serpentina) foi o sistema IUVG (Irradiação Ultravioleta Germicida). Pessoas ligadas às empresas de projetos e de instalação e manutenção foram as mais interessadas e presentes em nosso estande”, comentou Frederico Paranhos, diretor comercial da Silux, unidade de serviços da EcoQuest.

Ecoquest

A Every Control apresentou o controlador CPRO3 NODE, para controle programável, registro de dados, envio de e-mails e acesso remoto. “Os visitantes puderam verificar as vantagens de um controlador com todas estas tecnologias embarcadas; puderam, também, atestar todo o valor agregado desta solução para elevar o nível da prestação de serviços ou de seu equipamento, tanto em situação de OEM como em retrofit. Com esse controlador é possível enviar avisos e registros relacionados à implementação do PMOC. Em relação a nossa participação no SANNAR, o resultado foi muito bom. Tivemos a oportunidade de apresentar novas tecnologias e demonstrar que elas estão disponíveis para utilização imediata. São simples e podem ser implantadas nas mais diversas aplicações”, explicou Fábio Cardoso, da Every Control.

Every Control

A Oventrop expôs o novo Kit de conexão para fancoils. Fornecido pré-montado e testado, é composto por duas válvulas esfera, com haste alongada, filtro Y em bronze, com válvula dreno, estação de medição, válvula de controle e balanceamento dinâmico, independente de pressão Cocon QTZ + duas mangueiras de conexão. Atende a fancoils até conexões DN32 (1 ¼”). “Foi muito boa a nossa participação. O nível dos participantes durante os dois dias de evento foi muito alto”, disse o engenheiro Thomas Spitzl, gerente técnico comercial da Oventrop. Ainda, segundo o profissional, as duas palestras ministradas por ele tiveram um público bem interessado e participativo.

Oventrop

“O que mais chamou a atenção em nosso estande foram os periféricos que estávamos demonstrando, especialmente os termostatos stand alone e as válvulas de controle. Havia muita gente procurando por esses produtos. Houve também uma busca por soluções em sistemas de incêndio e automação integrada para as plantas de fábricas, como, por exemplo, a Ford. Nossa participação teve um resultado positivo. Durante o evento encontramos vários clientes e tivemos a oportunidade de realizar contatos com parceiros e empresas da região que visitam o evento para encontrar os fabricantes”, comentaram Luiz Fonseca e Sandro Soares, representantes da Honeywell.

Honeywell

A Aerem, empresa recém-criada numa parceria entre a Powermatic e a Capmetal, foi uma das novidades do SANNAR. “A nova empresa une a tecnologia da Capmetal e o know-how da Powermatic na produção de coifas secas e lavadoras, que serão fabricadas em São Paulo e Pernambuco. Nossa participação foi positiva, pois pudemos divulgar nossas novidades para o mercado nordestino que é de grande importância para a empresa. O evento também foi importante para estreitar o relacionamento com projetistas e potenciais clientes da região, além de ser uma boa oportunidade para apresentar a empresa aos estudantes que estão ingressando agora no mercado”, explicou Rafael Carreira, da Powermatic.

Powematic

“Apresentamos em nosso estande diversas soluções de controles para HVAC e a novidade que mais chamou atenção do público foi o NovoCon S, um atuador inteligente para trabalhar com as válvulas independente de pressão. Com ele podemos garantir a vazão correta e também o delta T do sistema de água gelada, por meio do controle autônomo do diferencial de temperatura da água. A solução permite também o monitoramento e o controle remoto de todas as unidades de fancoils. O SANNAR 2018 nos trouxe boas perspectivas para a região, pois boa parte do público que tivemos contato acredita em uma melhora do mercado. A edição também nos permitiu aproximação com os principais nomes do mercado na região e grande interesse do público nas palestras técnicas, nas quais apresentamos soluções de controle para sistemas de HVAC-R”, comentou Katuaki Hayashida Jr.,  engenheiro de vendas da Danfoss.

Danfoss

Durante o evento, a Multivac/MPU apresentou a linha de ventiladores CFM e CVM, voltados para a renovação de ar e baseado em motores de rotor externo. “Sentimos que houve muito interesse nesses equipamentos. São simples e resolvem as necessidades de renovação de ar, e já possuem os encaixes para os filtros exigidos pelas normas”, explicou Robert van Hoorn, diretor comercial da empresa. Também os dutos em painéis MPU pré-isolados, um sistema que este ano comemora 10 anos, foram destaque no evento. “Participamos do SANNAR há 18 anos. Ficamos muito contentes com o público que participou das nossas palestras e que visitaram o nosso estande. Temos certeza que isso vai gerar perspectiva de bons negócios num futuro próximo”.

Multivac/MPU

“Os visitantes puderam conhecer e tirar dúvidas de nossos manifolds digitais SMAN 360 e SMAN 460, e do nosso vacuômetro digital SVG3. Puderam conhecer, também, as novas sondas inteligentes de pressão, temperatura e psicrometrica JL3KH6 e a nova balança SRS3C wireless. São produtos que possuem bluetooth e enviam os dados de medição direto ao aplicativo do celular. Cumprimos nossa intenção de divulgar nossos produtos ao mercado e conhecer um pouco mais sobre nossos clientes e necessidades na região”, disse Márcia Aguiar, diretora da Fieldpiece.

Fieldpiece

A Isover Saint-Gobain divulgou a linha Climaver, solução de dutos para ar condicionado que gera isolamento térmico e acústico e elimina a necessidade da aplicação de qualquer outro tipo de isolamento térmico. Uma vez que o sistema já é isolado, o tempo de instalação é reduzido. Possui ainda nível de vazamento inferior à Classe 6, definida pela Smacna. Em relação à segurança contra incêndio, obteve classificação A, segundo a NBR 9442. “Nossa participação foi muito positiva”, comentou Fabiano Nascimento.

Isover – Saint-Gobain

“O Armaflex AluClad, sistema de revestimento flexível, chamou bastante a atenção do público pela versatilidade, resistência mecânica e durabilidade. O produto tem sido cada vez mais procurado, em instalações, para substituir tecnologias mais caras e complexas de revestimentos em chapas”, disse Bruno Moreno, líder de marketing da Armacell América do Sul. Ainda, segundo Moreno, “o evento de forma geral conseguiu reunir um público de alta qualidade, consolidando-se como um importante ponto de contato entre as principais empresas e fornecedores do setor das regiões norte e nordeste. Além disso, o interesse pelo conteúdo técnico tem sido cada vez maior”.

Armacell

“A Trox abordou dois temas de alta relevância para o mercado atual. Um deles relacionado às novas normas de filtragem, que abrange também o tema de eficiência energética, bem como uma abordagem voltada para a tecnologia IOT (Internet das Coisas) correlacionando a sua aplicação em sistemas de HVAC e como o mercado enxerga esta nova tecnologia. Em virtude disso, recebemos várias visitas em nosso estande, procurando informações adicionais sobre os temas e conhecendo melhor a nossa linha de produtos”, comentou Fernando Bassegio, gerente de marketing e atendimento a clientes da Trox do Brasil.

Trox do Brasil

Novair

Weger

Vertiv

 

 

 

 

 

 

Tags:,

[fbcomments]