Divulgação Equinix

Desenvolvido com base nos conceitos de sustentabilidade e TI verde, o SP3,  maior data center IBX (International Business Exchange) da Equinix na América Latina, localizado em Santana de Parnaíba (SP), atingiu recorde de eficiência energética, comprovado através do PUE (Power Usage Effectiveness) – indicador que mede a eficiência energética, obtendo o valor inferior a 1,35 – um dos menores da América Latina.

Para atingir essa métrica, o SP3 utiliza uma tecnologia de refrigeração, que integra soluções de resfriamento evaporativo de ar e free cooling indireto, a fim de reduzir o uso de energia elétrica no ar condicionado. Controladores de frequência variável foram implantados em refrigeradores, bombas e ventiladores nos  sistemas AVAC para economizar energia ao reduzir automaticamente a velocidade e a potência de um motor quando a carga do sistema é menor. Também os sistemas de iluminação possuem consumo eficiente de energia, utilizando controles de movimento ativados para reduzir o consumo de energia e calor ambiente das luzes operacionais. Além disso, o data center possui um sistema de captação de energia solar que alimenta os escritórios e áreas comuns do data center. Como resultado dessas eficiências energéticas, SP3 é elegível para ter o certificado LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) Green Building Rating System  Silver. O data center SP3 já tem os selos Tier III Design e Facilities. O primeiro garante que o projeto de construção foi avaliado e está de acordo com todas as regras do Uptime Institute. Já o Tier III Facilities atesta que as instalações atendem todos os pré-requisitos para execução de manutenções sem que seja necessário desligar a carga do cliente.

O SP3 tem total de 20 mil m² e mais de 8 mil m² de área de piso elevado. São cerca de 13,3 megawatts de energia disponível, com  subestação de alta tensão própria e linhas redundantes que garantem mais confiabilidade e estabilidade. De acordo com a Equinix, a empresa atingiu 56% de suas necessidades globais de eletricidade por meio de aquisições de energia renovável.

Tags:, , ,

[fbcomments]