A sede da ONU – Organização das Nações Unidas, em Nova Iorque – EUA, reúne representantes de governos, sociedade civil e setor privado, durante o Fórum Político sobre Desenvolvimento Sustentável, realizado de 11 a 18 de julho.

Com o tema “Transformação rumo a sociedades resilientes e sustentáveis”, o foco do encontro será avaliar o progresso na implementação dos “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” e discutir casos de sucesso, desafios e lições aprendidas para a construção de um planeta mais pacífico, próspero e saudável até 2030.

47 países apresentarão seus relatórios nacionais voluntários sobre o processo de implementação e acompanhamento dos ODS. A delegação brasileira apresentará documento que indica os avanços nacionais no alcance da Agenda 2030. Representantes do governo também participarão de eventos paralelos, workshops para a elaboração de revisões voluntárias nacionais e acompanharão discussões sobre exemplos de implementação dos ODS.

Para a edição de 2018, serão avaliados os avanços dos países na implementação dos ODS 6 (Água potável e saneamento), ODS 7 (Energia limpa e acessível), ODS 11 (Cidades e comunidades sustentáveis), ODS 12 (Consumo e produção sustentáveis) e ODS 15 (Vida terrestre).

Desde 2017, o Sistema ONU no Brasil, por meio do Grupo Assessor para a Agenda 2030, publica a série “Documentos Temáticos”, que apresenta temas e questões que a ONU considera relevantes no âmbito do processo de implementação dos ODS a serem apreciados no fórum. O objetivo é fornecer subsídios à Comissão Nacional dos ODS, nas diferentes temáticas. Desde a entrada em vigor da Agenda 2030, o número de países que apresenta suas contribuições voluntárias mais do que dobrou. Após o fórum deste ano, mais de 120 países já terão submetido suas contribuições, mostrando o comprometimento em enfrentar os maiores desafios globais para o desenvolvimento sustentável do planeta.

Fonte: ONU- BR

Tags:, , ,

[fbcomments]