Fotos: Marcelo Matusiak

Promovido pela ASBRAV – Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação, o Congresso Mercofrio 2018 aconteceu de 25 a 27 de setembro, no Centro de Eventos BarraShoppingSul, em Porto Alegre (RS). A 11ª edição teve como tema central “Construindo Soluções de HVAC&R para o Ambiente do Amanhã” e reuniu profissionais do Brasil e do exterior que puderam compartilhar conhecimento e aprendizado sobre inovações tecnológicas, questões técnicas e de legislação do setor.

A busca por fontes energéticas alternativas e as inovações tecnológicas no segmento foram destaques no primeiro dia de atividades. Durante a solenidade de abertura do encontro, os presentes destacaram os desafios que o setor enfrenta e os avanços necessários para o desenvolvimento. Para o presidente da ASBRAV, Eduardo Hugo Müller, o ano de 2018 tem sido de desafios e superação para todos.

“O segmento enfrenta, de um lado, a economia estagnada nos últimos anos que impôs enormes dificuldades para todos. Ao mesmo tempo, o mercado competitivo e cheio de inovações obriga as empresas a buscarem qualificação e investimento no conhecimento de novas tecnologias e processos que ajudam a aumentar a eficiência. É nesse cenário que se destaca a importância do Congresso Mercofrio”, afirmou Müller.

O coordenador geral do Congresso Mercofrio, Paulo Presotto, ressaltou a importância do encontro parabenizando a todos os organizadores. Em nome da Comissão Científica do evento, o professor João Pimenta destacou a excelência dos trabalhos técnicos apresentados.

Já o presidente da ABRAVA, Arnaldo Basile, lembrou que o mercado AVAC-R é ávido por soluções modernas e já está inserido em um contexto da indústria 4.0: “Isso já faz parte de várias estratégias de empresas brasileiras e trata-se de uma tendência irreversível. Porém, para que as coisas aconteçam dependemos da intelectualidade técnica, experiência e conhecimento específico que só os profissionais têm. É dessa maneira que vamos contribuir para evolução do Brasil”, afirmou Basile.

Enio Bandarra, presidente do comitê de ar condicionado da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM), lembrou que há 20 anos aconteceu a primeira edição do Mercofrio, sendo uma grande oportunidade para que estudantes aproveitem a cooperação e interação com profissionais do segmento.

O presidente da Associação Nacional dos Profissionais de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento – ANPRAC, Luiz Emilson Leiria, destacou avanços importantes que o setor vem conquistando: “Conhecimento, treinamento e pesquisa. Com esse tripé levaremos o desenvolvimento para o setor e para economia do nosso país”, disse Leiria.

Convidado internacional, o presidente da ASHRAE, Darryl Boyce, apresentou números da entidade internacional ressaltando a intensa participação de estudantes brasileiros. Na palestra, o especialista, que é vice-diretor adjunto da Carleton University, falou sobre o engajamento atual em programas voltados para o tema de produção de energia.

Outro destaque do Mercofrio 2018 foi o painel “Fontes de Energia no Brasil – Realidade e o Caminho para o Futuro”, debatido pelos especialistas Paulo Milano, Arno Krenzinger, Francisco Dantas, Edison Tito Guimarães, Márcio Pires de Paiva e Adriane Petry.

Temas como PMOC e aspectos técnicos da legislação, inovações e eficiência energética em sistemas de água gelada, cogeração, isolamento térmico, método de avaliação para etiquetagem de edificações, uso de gás natural, geração de energia renovável, climatização em data centers, purificação do ar, qualidade do ar e poluição causada pelos COV (Compostos Orgânicos Voláteis), comissionamento e estratégias de renovação e reposição de ar, também foram discutidos na grade de programação do Congresso.

O evento recebeu, ainda, o Encontro de Estudantes e Jovens Engenheiros, organizado pela ASHRAE.

O Congresso Mercofrio teve o patrocínio de Daikin, Dannenge, Industrilas, Johnson Controls, LG, Midea Carrier, Panasonic, Sulgás, Trane, Vertiv, Weger, Armacell, Berlinerluft, Chemours e Forane Arkema.

Tags:, , , ,

[fbcomments]