A execução do sistema de água gelada esteve a cargo da MAC Engenharia Instalações e Comércio, enquanto a Tengemac atendia à instalação de boa parte dos sistemas de climatização dos apartamentos. Valdenir Martins Alves, conta que “para eficiência energética foi implementado sistema de automação do ar condicionado das áreas comuns, automação do sistema de água quente e automação das torres de arrefecimento na cobertura. Para automação do sistema de ar-condicionado os ambientes foram divididos para haver climatização somente onde for necessário, além da instalação de válvulas de balanceamento e controle para garantir o fluxo necessário de água gelada para atender a necessidade de climatização. No sistema de água quente houve a mesma metodologia de funcionamento do sistema de água gelada que consiste na utilização de válvulas de balanceamento e controle para garantir o fluxo de água quente necessária para atender a necessidade de climatização. A automação das torres de arrefecimento consiste em liberar o funcionamento de cada torre de arrefecimento conforme a temperatura da água condensada. Assim só haverá consumo de energia se a temperatura da água condensada estiver acima da temperatura de projeto. Em todos os apartamentos foram utilizadas válvulas balanceadoras independente de pressão para garantir somente a vazão de água necessária para o funcionamento do equipamento.”

Em relação à renovação de ar, nas áreas comuns, particularmente no spa, quadra de squash e academia, o sistema é dotado de ventilação que promove a insuflação de ar novo nos ambientes. Também os apartamentos contam sistemas dedicados de renovação de ar exterior.

Martins explica que para o ar condicionado das áreas comuns foram utilizadas válvulas de 3 vias com atuador proporcional no retorno de todos os hidrônicos e fancoils. “As válvulas são controladas através de quadros de automação que recebem sinal de sensores de temperatura e umidade instalados nos ambientes. A automação do sistema de água de condensação consiste em rodizio das torres através de válvulas automáticas, sendo o acionamento e operação dos ventiladores das torres feito através de variadores de frequência no intuito de garantir que a água de condensação seja entregue para consumo na temperatura ideal.”

Veja também:

Edifício de altíssimo padrão mescla água gelada com VRF

Tags:, , , ,

[fbcomments]