A 20ª. edição do Salão Norte Nordeste de Ar Condicionado e Refrigeração – SANNAR, aconteceu nos dias 13 e 14 de março último na Fábrica de Negócios, na região do Meirelles, em Fortaleza. Antigas instalações de uma fábrica de biscoitos da Dias Branco, o centro de eventos conta com grandes espaços para exposições e palestras, além de um hotel.

Nesta edição comemorativa do evento, mais de 200 profissionais, entre engenheiros, arquitetos e técnicos, além de estudantes de engenharia e de nível técnico, compareceram às mais de vinte palestras técnicas oferecidas. As fortes chuvas que fustigaram a capital cearense, paralisando o trânsito e causando transtornos de toda a ordem, não foram suficientes para deter o ímpeto do público altamente qualificado.

Na abertura, Newton Victor da Silva Filho, diretor da Inovar e da Regional Ceará da Abrava, saudou os participantes em nome não só na associação nacional do AVAC-R, como de todas as entidades do setor. Cabe lembrar que as entidades apoiadoras foram: ABRAVA, ANPRAC, SINDGEL-CE, Rede SINDIAR, SENAI e Universidade Federal do Ceará. Contou, ainda, com apoio de divulgação das empresas locais: Bom Frio, Centraltec, Clima Rio, Dufrio, Equipeças, Frigelar, GLC, Inovar, MR Refrigeração e RefriStore.

Como de praxe, o SANNAR versou sobre sistemas, tecnologias, processos, soluções de engenharia e projetos e equipamentos e componentes. Mais de vinte palestras aconteceram nos dois dias. Na área de equipamentos, por exemplo, David Rodrigues e Cristiano Brasil, da Midea Carrier, mostraram o lugar de cada tipo de sistema a depender da aplicação. Equipamentos especiais para data centers, foi apresentado por Sérgio Ribeiro, da Vertiv, assim como novas tecnologias em compressores o foi por Carlos Navarro, da Indústrias Tosi.

Na área de automação e controle, tampouco faltaram palestras que abordaram o tema a partir de variados enfoques. Desde a DSA Engenharia, passando por Fabio Cardoso, da Every Control, e Sandro Soares, da Honeywell, que abordou o conceito de smart building na hotelaria.

O conceito de IoT foi explorado tanto por uma empresa fornecedora de válvulas e controles, a Belimo, através de seu engenheiro de aplicação, Leandro Medéa, quanto por Claudio Kun, da Trox. Também na área da eficiência, Katuaki Hayashida Júnior e Leonardo Brandini Prado, ambos da Danfoss, abordaram soluções para edifícios inteligentes e soluções para otimização de sistemas de ar condicionado.

O controle dos sistemas hidrônicos recebeu diferentes abordagens. Thomas Spitzl, da Oventrop, discorreu sobre o balanceamento em sistemas de água gelada. Pela IMI Hydronic Engineering, Rodrigo Rochedo explicou a importância dos atuadores digitais.

A filtragem, associada à qualidade do ar, esteve presente nas palestras de Alex Altheman, da American Air Filter, que abordou o gerenciamento de custos nas unidades de tratamento de ar. Pela Trox, Flávio Nascimento falou sobre as normas relacionadas à filtragem.

Ainda em relação à qualidade do ar André Zaghetto, da Sicflux, falou sobre os métodos de renovação. E Plinio Rafael Vieira, da Multivac mostrou as soluções para atender ao PMOC. Rafael, em outra palestra, discorreu sobre as vantagens dos dutos em painéis pré-isolados. O evento contou com uma palestra mostrando como é possível economizar energia através de dutos, proferida por Henrique Carlos Pinto, representando a Powermatic.

A busca pela preservação do equilíbrio termodinâmico para a eficiência foi o tema de José Américo Junior, pela Fieldpiece. Ainda na área de medição e balanceamento de sistemas, Matheus Cremasco Bertipaglia, da Testo, proferiu palestras abordando os sistemas de refrigeração e ar condicionado.

Como parte essencial da eficiência energética, o isolamento térmico se fez representar através da palestra de Antônio Borsatti, da Armacell. Destacando a espuma elastomérica para o controle da condensação, o profissional estabeleceu a respectiva relação com a eficiência dos sistemas.

Como aconteceu em todas as edições anteriores, o XX SANNAR foi encerrado pela palestra do engenheiro Francisco Dantas, diretor da Interplan Planejamento Térmico Integrado. Em Fortaleza, o consultor que tem em seu portfólio algumas das mais inovadoras instalações executadas nas duas últimas duas décadas, mostrou os passos em direção à transformação de uma edificação existente em um edifício de balanço energético nulo. A base foi o Shopping Guararapes, no Recife, originalmente projetado por ele, assim como as suas sucessivas ampliações e retrofit, que foram incorporando as soluções e tecnologias contemporâneas à cada época.

Além das palestras técnicas, os visitantes puderam conhecer as novidades apresentadas nos estandes dos patrocinadores. Dentre os estandes, um dos mais concorridos foi o da Eugênio Comércio e Representações que expôs marcas como Midea Carrier, IMI Hydronic Engineering, Alfaterm, Aeroglass, Ecoquest e S&P Otam. Também patrocinaram o SANNAR as empresas: American Air Filters, Armacell, Belimo, Danfoss, Every Control, Fieldpiece, Honeywell, Multivac/MPU, Oventrop, Powermatic, Sicflux/Sictell, Testo, Indústrias Tosi, Trox e Vertiv.

O evento prestou, ainda, duas homenagens. Ao próprio engenheiro Francisco Dantas, reconhecidamente um colaborador inestimável do evento em todas as suas edições. E ao engenheiro Flávio Augusto Valle do Nascimento, gerente de vendas da Trox para as regiões norte e nordeste, que, após 36 anos de atuação, busca sua aposentadoria. Nascimento foi, também, palestrante assíduo no SANNAR e nos ENTRACs, ambos organizados pela Nova Técnica Editorial, por cerca de uma década e meia.

 

 

 

 

Tags:, , , ,

[fbcomments]