O Parque da Cidade, na Chácara Santo Antônio, zona sul de São Paulo – SP, é um empreendimento multiuso ancorado no conceito de cidades compactas, concentrando lazer, entretenimento, negócios, moradia e compras em um parque linear de 82.000 m2.  O empreendimento reúne cinco torres corporativas, uma torre de salas comerciais, um shopping, dois edifícios residenciais, um hotel de altíssimo luxo, além de cafés e restaurantes. Para ocupar o espaço reservado ao hotel e residencial, foi selecionada a luxuosa rede internacional Four Seasons, que inaugura, assim, a sua primeira filial brasileira.

Espaço tão nobre não poderia prescindir de um avançado e eficiente sistema de climatização. Adequando-se à Ashrae-90.1, em busca da certificação LEED, os equipamentos são de alto rendimento, com utilização de recuperadores de calor, tanto para o hotel, quanto para o residencial, instalados no piso técnico.

O sistema instalado no hotel é de expansão indireta, ou água gelada, com unidades de resfriamento dotadas de compressores parafuso, em paralelo. O arranjo hidráulico seguiu a lógica de vazão variável. Para o residencial foi escolhido o sistema de expansão direta, com fluxo variável de refrigerante (VRF). São três chillers com capacidade total de 810 ton, no hotel, e 602 HP para o atendimento dos 84 apartamentos do residencial.

O controle, tanto nas suítes do hotel, quanto nos apartamentos, é feito por sistemas individualizados. Já as áreas comuns são atendidas por equipamentos únicos.

Os seis subsolos de garagens, salas elétricas, sanitários, vestiários e áreas de apoio contam com sistema dedicado de ventilação e exaustão. Para as cozinhas foram providenciadas quatorze coifas, do tipo Capture Ray, com sistema Capture Jet, filtros multiciclone e sistema Capture Ray UVC. Para a pressurização das escadas foram instalados seis sistemas (um para cada), com dois ventiladores, um efetivo e outro reserva. O controle de fumaça conta com dois exaustores para extração e dois ventiladores para reposição do ar.
A vazão total de ventiladores e exaustores é de 649.085 m3/h.

Todo o ar exaurido dos sanitários é reaproveitado para o resfriamento do ar exterior, equipado com recuperador de calor do tipo roda entálpica. O ar exterior é tratado, possuindo filtragem G4+M5, atendendo aos requisitos da NBR 16.401.

Todos os sistemas de climatização, ventilação e exaustão mecânica são controlados, comandados e monitorados por sistema dedicado de automação predial (BMS).

Ficha Técnica da obra

Nome da obra: Four Seasons Hotels & Residence
Instaladora: Star Center Soluções em Climatização
Projetista: Thermoplan Engenharia Térmica
Projeto de arquitetura: HKS (EUA) e Aflalo | Gasperini Arquitetos
Chillers: Midea Carrier
Sistemas VRF: Midea Carrier
Unidades de tratamento do ar: Midea Carrier
Ventiladores e motores das UTAs: Ventiladores centrífugos, axiais e plenum fan, motores de alta eficiência do tipo W22 Plus
Difusores: Trox
Válvulas de controle e balanceamento: Danfoss
Componentes da automação: Smart SLG
Torres de arrefecimento: Evapco
Bombas para a água gelada: KSB
Variadores de frequência: Danfoss
Atuadores: Belimo

Veja também:

Eficiência energética reduz custo da operação
Sistemas VRF e renovação total do ar em salas de análises
Modernização de um ícone paulistano

 

Tags:, , ,

[fbcomments]