Um dos mais importantes hospitais do sul do país, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, é uma instituição pública e universitária que atende cerca de 60 diferentes especialidades, contando com 661 leitos de internação e 67 de tratamento intensivo. Ocupando uma área de 182 mil m2, o Clínicas – como é conhecido pelos porto-alegrenses – também possui unidades de quimioterapia, radioterapia, hemodiálise, consultórios ambulatoriais, farmácia, entre outros locais para atendimento. Até 2019, dois prédios anexos devem ser finalizados, ampliando a estrutura em 70%.

Vinculado academicamente à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o HCPA é um polo de produção e disseminação de conhecimentos e de inovação. Tendo como um de seus principais compromissos a manutenção de padrões internacionais de qualidade e segurança e buscando maior eficiência, produtividade e conforto nas instalações hospitalares, o Clínicas automatizou suas instalações, desde a otimização da caldeira e instalações elétricas  até o controle de temperatura em ambientes de armazenamento de hemoderivados e medicamentos.

A Novus Produtos Eletrônicos, escolhida por licitação, foi a responsável pela implantação do sistema. A JMD Produtos Eletrônicos, distribuidora da Novus para o Rio Grande do Sul, atuou na elaboração e encaminhamento do projeto.

Através da solução implantada, é possível realizar o controle remoto e em tempo real de toda a parte elétrica do Hospital de Clínicas, como geradores, transformadores, disjuntores e relés inteligentes. Consegue-se, ainda, monitorar as caldeiras e a temperatura da água utilizada na hotelaria, lavanderia, banheiros e demais dependências. Além disso, foi instalado um sistema para registrar o volume nos reservatórios e caixas d’água e controlar as bombas através de CLPs, o que garantirá balanceamento e maior vida útil destes equipamentos. Na lavanderia, foi otimizada a eficiência das lavadoras, levando-se em conta a umidade das peças lavadas para término de processo, e não apenas tempo.

Na cadeia do frio, a automação atua para controlar e monitorar a temperatura de freezers e geladeiras que armazenam medicamentos, hemoderivados, órgãos e peles, assim como de laboratórios. Data loggers podem garantir que a temperatura durante a armazenagem não prejudique o estoque, e indicadores e controladores de temperatura podem ser utilizados para um controle preciso, informando seus valores medidos para o supervisório, via comunicação serial.

Uma necessidade que deve ser destacada para este tipo de aplicação é o serviço de calibração RBC de todas as variáveis envolvidas neste processo. A NOVUS fornece cerificado RBC para toda a cadeia do frio, através de seu laboratório próprio.

Tags:,

[fbcomments]