A 21ª. edição do Salão Norte Nordeste de Ar Condicionado e Refrigeração (SANNAR) acontece nos dias 11 e 12 de março no Senai Cimatec, em Salvador, Bahia. Além da exposição de produtos e serviços, o evento conta com robusta grade de palestras técnicas apresentadas por engenheiros de aplicação das empresas patrocinadoras. Destaque, no primeiro dia, para a palestra do projetista e consultor Mário Sérgio de Almeida, da MSA Engenharia, sobre novas tecnologias de climatização em projetos hospitalares. No segundo e último dia da programação a palestra de encerramento será proferida pelo engenheiro Francisco Dantas, da Interplan Planejamento Térmico, com o tema “Preparando uma edificação existente para ser um zeronet building”.

O SANNAR terá como expositores as empresas: Armacell, Aspen Pumps, Belimo, Dannenge, Elgin, Danfoss, Every Control, IMI Hydronic, Indústrias Tosi, Multivac/MPU, Oventrop, Otam S&P Brasil, Powermatic, Sanhua, Serraff, Sicflux, Stulz e Trox. O evento baiano tem, ainda, o apoio de divulgação de Alcantara Refrigeração, Alugue Tudo, Casa do Ar, Centraltec, ClimaRio, Dufrio, Frigelar e Totaline. Por fim, a edição XXI do SANNAR conta com o apoio da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava), Ashrae Brasil, Senai-Cimatec e Sindicato da Indústria de Refrigeração, Aquecimento e Tratamento do Ar do Estado da Bahia.

Acompanhe o que as empresas expositoras esperam do evento e as novidades que os visitantes encontrarão:

Aspen Pumps: A empresa aporta no país com um amplo portfólio de “soluções para drenagem da água de condensação, além de produtos dedicados à instalação e manutenção dos equipamentos de ar-condicionado, visando qualidade e conforto dos instaladores”, explica Carlos Navarro. Dentre os novos produtos estão “bombas de dreno mais silenciosas e confiáveis do mercado global, que permitem uma instalação mais simples, rápida e segura dos equipamentos de ar-condicionado”, conclui.

Belimo: Leandro Augusto Medéa Antonioli, engenheiro de aplicação, adianta que a empresa demonstrará o funcionamento da nova linha de atuadores IoT e dos sensores ambientes com comunicação NFC. O foco, entretanto, estará na Energy Valve, “uma válvula independente de pressão com medição de energia e otimização de fluxo. Quando conectado à nuvem da Belimo, permite a otimização automática e o cliente recebe relatórios trimestrais de desempenho do sistema de AVAC-R”, diz ele.

Medéa completa dizendo que a “expectativa principal é levar ao conhecimento da indústria de AVAC nossas soluções e produtos voltados para eficiência energética e com grande apelo de inovação tecnológica. Além disto, também esperamos estabelecer novas parcerias de negócio com os fabricantes de equipamentos onde nossos produtos podem agregar valor ao produto final acabado em termos de performance, qualidade e garantia.”

AB-QM da Danfoss

Danfoss: A empresa “vai expor produtos de alta eficiência para o mercado de HVAC-R: o Transmissor de Pressão VLT® PTU 025 pronto para a diretiva ErP, a nova geração de compressores scroll DSH para cargas parciais, a terceira geração dos compressores scroll VZH e a nova válvula de balanceamento e controle independente de pressão AB-QM 4.0, todos lançados na última edição da Febrava”, anuncia Katuaki Hayashida Jr..

Além dessas novidades, o estande da Danfoss mostrará o Danfoss Turbocor®, primeiro compressor de rolamento magnético sem óleo para o segmento HVAC do mundo; os trocadores de calor a microplacas e microcanal, as válvulas de expansão eletrônicas ETS Colibri, o atuador NovoCon e os conversores de frequência.

“O foco da Danfoss é apresentar soluções mais eficientes para cargas parciais que podem ser aplicadas em equipamentos de expansão direta e indireta. Nossa expectativa é que o usuário final e os instaladores conheçam todas as soluções disponíveis e passem a demandá-las dos fabricantes de equipamentos de chillers, rooftops, splitões, entre outros”, conclui Hayashida Jr..

Guardian QRP, da Dannenge

Dannenge: Em sua primeira participação no Sannar, a empresa mostrará os produtos da RGF Environmental, para purificação e qualidade de ar de interiores, com tecnologia de PHI (foto hidro ionização) que elimina os poluentes na fonte, tanto no ar quanto nas superfícies dos ambientes, combatendo bactérias, fungos, vírus, odores e COVs (Compostos Orgânicos Voláteis) como o Guardian QRP, e o REME (Energia reflexiva eletromagnética). Elói Alberto Bohlke, diretor de operações da Dannenge, diz que principal novidade é o “REME-LED, que substituiu a lâmpada UV por LED, com vida útil de 5 anos e, ainda, elimina o risco de contaminação do mercúrio existente na UV, em caso de quebra, contribuindo para a qualidade e purificação do ar de interiores em ambientes climatizados.”

“Demonstrar ao mercado as vantagens na aplicação da tecnologia dos produtos RGF, contribuindo para a qualidade do ar de ambientes interiores, como também para manutenção de sistemas de AVAC”, é o principal interesse da empresa, segundo seu diretor de operações.

Linha de água gelada da Elgin

Elgin: Jefferson Leite, do marketing, adianta que a empresa “irá mostrar nesta edição do Sannar a  linha de serpentinas tubo/aletas, para projetos específicos de clientes do setor AVAC-R, como aplicações para água gelada e para uso de fluidos refrigerantes diversos (puros e soluções homogêneas (glicol)), com opção de proteção contra corrosão de aletas Koil Kote (KKG). Esses produtos atendem todas as necessidades nas aplicações de sistemas de refrigeração direta e indireta e aplicações em processos comerciais e industriais. Será exposta também a linha nova linha de produtos de válvulas de expansão e orifícios para aplicação em sistemas de refrigeração comercial e as linhas de bombas de remoção de condensados para sistemas de ar-condicionado.”

Ainda segundo o profissional, o foco da Elgin será mostrar aos clientes do AVAC-R, os produtos e estrutura de fábrica e de engenharia que empresa possui. “A expectativa da Elgin é a captação de novos clientes e a apresentação de todas as linhas de produto que atendem as necessidades deste setor”, diz Leite.

Every Control: “Os visitantes encontrarão nossa linha de CLPs (controladores programáveis),  IHMs (interface homem máquina), termômetros e termostatos”, promete Fabio Cardoso, diretor da empresa. Entre os lançamentos, estão o Sistema EPoCA (EVlink WiFi) para monitoramento via internet sem computador e sem assinatura ou mensalidade e, também, o LP de baixo custo CPRO3GIGA com BACnet MStp, Modbus e CANopen.

“O foco será demonstrar a capacidade da Every Control de desenvolver soluções personalizadas e otimizadas para produtos e serviços e nossa expectativa é viabilizar novos negócios”, completa Cardoso.

IMI Hydronic Engineering: Os visitantes terão, segundo Hernani Paiva, diretor da empresa, toda a engenharia, tecnologia e produtos aplicados a sistemas hidráulicos ao mercado brasileiro e internacional. Os atuadores Sliders, que já apresentam uma integração inteligente com as válvulas independentes de pressão (compact e modulator), a partir de agora também são instrumentos de medição.

“Mostrar a nova tecnologia dos atuadores com uma engenharia de medição agregada e aprofundar o relacionamento com os clientes visando lançamentos futuros, que atendam as reais necessidades do mercado são as principais motivações da empresa para participar do Sannar”, conclui Paiva.

Indústrias Tosi: Mostrar as potencialidades de um equipamento que produz água quente e gelada simultaneamente em qualquer proporção, ideal para hotéis, hospitais e indústrias, é o principal motivo para a participação da empresa, segundo seu diretor Marcelo Tosi. “Nossa intenção é mostrar a redução do custo energético e de gás em retrofits e obras novas como forma de prospectar novas vendas”, diz o diretor da Tosi,

Multivac apresenta o VXM

Multivac MPU: “Vamos levar para o Sannar toda a linha de produtos da Multivac: ventiladores, exaustores os dutos em painéis pré-isolados (MPU), assim como os acessórios de instalação”, antecipa Robert van Hoorn, diretor da empresa. Dentre os destaques, o visitante pode conhecer o ventilador VXM, lançado na última Febrava.

“O VXM é um ventilador centrífugo em linha com gabinete em perfil de alumínio e chapa de aço galvanizado. Usa motor de rotor externo com pás curvadas para trás (limit load) de acionamento direto e livre de manutenção. O ventilador VXM pode ser aplicado em diversas áreas, desde a pressurização de escadas até a renovação e exaustão de ar em grandes volumes. A sua forma construtiva com motor de rotor externo permite sua instalação em qualquer posição e garante um bom funcionamento sem dor de cabeça durante muitos anos”, esclarece van Hoorn.

A empresa conta com duas palestras no evento. A primeira sobre os dutos em painéis pré- isolados e a segunda sobre ventilação com foco nas três linhas recentemente lançadas pela Multivac: a CFM (Caixa de Filtragem Multivac), a CVM (Caixa de Ventilação Multivac), ambos destinados à renovação de ar em ambientes fechados e, o mais novo lançamento, o VXM. “Desde 2013 já participamos de muitas edições do Sannar em Salvador, e todas foram muito positivas para a Multivac. Com a retomada do mercado temos certeza que esta edição de 2020 vai trazer muitos bons frutos também”, completa o diretor da empresa

Otam Soler & Palau Brasil

Otam Soler & Palau Brasil: “Apresentaremos produtos da nossa linha Habitat, para conforto térmico e exaustão de odores de banheiros, os mais silenciosos do mercado. Também estaremos levando um gabinete de exaustão para ambientes contaminados e com necessidade de filtragem absoluta, como hospitais, indústrias farmacêuticas, clínicas, indústrias eletroeletrônicas etc.”, anuncia Denise Ferreira Ehlers, diretora da empresa.

Além das novidades, a empresa mostra o Airsens-Elemento de controle de qualidade do ar interior que incorpora um sensor interno de CO2 ou VOC (compostos orgânicos voláteis) ou HR (umidade relativa). Especialmente projetado para criar sistemas DCV diretamente conectados com ventiladores monofásicos ou ECOWATT, dependendo se é selecionada a saída de controle mediante relé ou sinal analógico. E o REB-Regulador eletrônico de velocidade para controlar parâmetros do sistema de ventilação. “Desejamos contribuir com o segmento de engenharia e arquitetura para que as construções possam ter a melhor técnica aliada a produtos com baixo nível de ruído e que contribuam para a qualidade do ar”, declara Ehlers.

Linha de dutos e acessórios da Powermatic

Powermatic: Dutos em aço inox, galvanizado, alumínio e polipropileno, além de coifa com filtro inercial, são as principais novidades da empresa. Os produtos são para o AVAC aplicado em áreas classificadas, ambientes tóxicos e transporte de resíduos e gases tóxicos. Os dutos de polipropileno, em particular, são destinados ao transporte de gases tóxicos, instalações em ambientes tóxicos ou excessivamente úmidos, pois não estão sujeitos à corrosão. “Receber profissionais de projetos e responsáveis pelas áreas de produção e utilidades das indústrias locais”, é a expectativa da empresa, segundo seu diretor, Dilson Carlos Carreira.

Visa Fit da Serraff

Serraff: Graziela Arnhold, analista de marketing, diz que “os visitantes encontrarão no estande da Serraff exemplares de  trocadores de calor do tipo tubo aleta. Haverá a exposição de modelos de evaporadores e forçadores de ar das linhas Visa e Force para aplicação na refrigeração comercial, de equipamentos  compactos a câmaras para armazenamento e estocagem. Também haverá oportunidade para tomar conhecimento das soluções da empresa para a refrigeração aplicada ao transporte refrigerado e máquinas industriais, assim como para ar-condicionado de veículos, equipamentos e sistemas especiais.  O suporte da engenharia de desenvolvimento da empresa  estará presente para esclarecimento e troca de informações quanto aos  projetos customizados  e  modelos padrões  oferecidos pela Serraff aos mercados.”

O Visa Fit e a sua versão Slim (apresentada na Febrava 2019), são exemplos recentes de soluções tecnológicas projetadas pela engenharia de desenvolvimento, são as principais novidades. “A empresa espera somar ao evento, dispondo suas soluções de troca térmica, mas também suas competências e experiências para situações que o público possa demandar”, conclui Arnhold.

Sicflux: Os visitantes encontrarão no estande da empresa produtos de renovação de ar para atender inúmeras situações que pedem a troca de ar, como aplicações em hospitais, edifícios comerciais e residenciais, além de shoppings e grande ambientes. Dentre as novidades, caixas de ventilações e sensor de CO2 para tomada de ar externo. “Nossa expectativa é de um público interessado e seleto”, diz Marcelo Munhoz, diretor da Sicflux.

Stulz: Outra que faz sua estreia no Sannar, a empresa apresenta, segundo Natália Araujo, gerente comercial, soluções de resfriamento para missão crítica, principal especialidade da Stulz, que “dispõe de um amplo portfólio, como data center, salas de telecom, acervos, salas de arquivos, laboratórios etc.” Uma nova solução de ar-condicionado para racks de TI estará à disposição dos visitantes que tem seu foco nas aplicações de precisão. “Prospecção de novos clientes, divulgação da marca e desenvolvimentos de novas parcerias” são, segundo Araujo, a motivação da Stulz.

Trox: Veterana em participações no Sannar, a empresa tem, segundo Fernando Bassegio, gerente de marketing e atendimento a clientes, “demonstrado um posicionamento de vanguarda com relação às novas práticas relacionadas à conectividade e à utilização de IoT (Internet das Coisas), presentes em nossas linhas de produtos e nos eventos em que participamos nos últimos anos. O Sannar é uma ótima oportunidade de darmos continuidade a esta estratégia que tem como principal objetivo promover esta quebra de paradigmas dentro do segmento de AVACR.”

Bassegio esclarece que normalmente não são apresentados produtos físicos no evento, “porém, estaremos apresentando através das mídias digitais e de nossos catálogos os produtos lançados na Febrava 2019, com destaque para a linha completa de Split Inverter, o novo Mini Chiller SmartX, bem como a renovada linha de filtros de alta performance. O maior objetivo é reforçarmos a nossa posição de vanguarda em inovação e buscar apresentar isso através de nossas palestras e materiais de divulgação.”

Faça sua inscrição pelo site www.portalea.com.br/sannar/

Tags:, , ,

[fbcomments]