Nascido em abril de 1927, na cidade do Rio de Janeiro, e falecido em São Paulo no dia 20 de novembro de 2020, Osmar G. Silva tem o seu nome indelevelmente associado à Smacna Chapter Brasil. Químico por formação, com especialização em microbiologia, ingressou no setor de AVAC-R praticamente por acaso.

“O Dell’Antonia queria fazer uma alteração de estrutura na empresa e fui apresentado a ele através de uma amiga. Logo fui contratado e por lá fiquei dando consultoria durante um ano. Era a época do governo Collor e a maioria das empresas porspectavam negócios no exterior, inclusive a Thermotec. Levantei algumas empresas interessantes, que até fizeram negócios com o Dell’Antonia, mas que não foram adiante em virtude da situação política do Brasil”, contava Silva em matéria da seção Perfil da revista Climatização & Refrigeração de dezembro de 2012.

Um ano depois, em 1991, tendo se transferido com a família para a capital paulista, foi convidado pelo próprio Dell’Antonia, para assumir o cargo de vice-presidente da Smacna – Sheet Metal, and Air Conditioning Contractors’ National Association – Chapter Brasil. “O Dell’Antonia, um dos fundadores da Smacna Brasil, um belo dia chegou para mim e disse que havia uma associação que está a procura de um vice-presidente executivo para fazer o papel de gestor, com liderança e capacidade suficientes para a posição pró-ativa, com conhecimentos da língua inglesa, já que se tratava de uma entidade americana, e experiência organizacional. Eu achei a proposta interessante e imediatamente enviei meu currículo ao Ricardo Diomelli, então presidente da Smacna. Depois de duas horas de conversa o Diomelli, ele me disse: ‘Eu não preciso falar com mais ninguém, o homem para o cargo é você.’ E assim ingressei na Smacna Brasil, já no cargo estatutário, no qual me mantenho até hoje”, dizia na mesma matéria.

Na condição de VP Executivo, Silva movimentou a entidade, impulsionando-a pela via técnica criando, o Prêmio “Destaques do Ano”. Outro evento desenvolvido sob coordenação de Silva é o Programa Smacna de Educação Continuada em Tratamento do Ar, que já alcançou quase mil profissionais. Criado em 1996, o programa tem por objetivo capacitar profissionais do mercado de AVAC e reciclar conhecimentos, sejam engenheiros ou técnicos.

O executivo, que esteve à frente da Smacna até o ano de 2016, foi casado por mais de 60 anos com Dona Nair, já falecida, com quem teve suas três filhas. Em sua passagem de quase três décadas pelo mercado de AVAC, tornou-se respeitado e querido por todos os profissionais que com ele conviveram, como se deduz pelas manifestações a seguir.

“O querido Dr. Osmar, como todos se referiam a ele, desempenhou um trabalho espetacular na SMACNA e, mesmo já tendo se aposentado há mais de 2 anos, com mais de 90 anos de idade à época, ainda era lembrado e referenciado com frequência. Eu tive o privilégio de conviver e interagir com ele durante muitos anos e testemunhei o quanto contribuiu não só para a SMACNA, mas para o nosso setor à frente do Programa de Educação Continuada e da Premio Smacna Destaques do Ano. Sua cultura e a elegância de sua fala erudita cativou muitos de nós, e a forma educada como conduzia os assuntos em que se envolvia eram bastante singulares. Lembro-me muito particularmente quando ele elegantemente entrou em contato comigo em 2014 me consultando se eu aceitaria receber o prêmio Trofeu Fair Play. Foi uma longa e agradável conversa onde tive o prazer e a felicidade de experimentar um momento ímpar de elegância e diplomacia. Se tiver que eleger uma única maneira para qualificá-lo, é a que tenho identificado nas dezenas de manifestações pelas nossas redes sociais: Foi um diplomata!”

Arnaldo Basile, Presidente Executivo da Abrava

“Por quase três décadas o dr Osmar coordenou e abrilhantou diversos eventos do nosso setor. Certamente, o perfil de atitudes e procedimentos da vida associativa terá sua versão contada antes e depois da participação daquela simpática figura que atendia pelo nome de Osmar G Silva”.

Wadi Tadeu Neaime, ex-presidente da Smacna e da Abrava e dirrtor da Elo Ar

“O Dr. Osmar G. Silva foi o Vice-Presidente Executivo da Smacna Brasil de 1990 a 2016. Excelente profissional, dedicado e detalhista em suas atuações junto à Associação. Em aprendizado constante, buscava informações de tudo aquilo que era novo e desconhecido. Uma vontade profissional e uma seriedade sem igual! Pontual em seus compromissos, tratava a todos com elegância e simpatia. Uma pessoa íntegra e de um coração imenso. Vivemos longos e importantes 18 anos na companhia diária de Dr. Osmar. Ficam os ensinamentos, fica o carinho e as lembranças de dias especiais.”

Selma e Alex, funcionários da Smacna Brasil

“É com grande pesar que recebemos a notícia do falecimento do Dr. Osmar Gomes da Silva. Um profissional que deixa em nossas lembranças o exemplo de dedicação e perseverança na busca da excelência profissional, que marcou brilhantemente a história da Smacna no Brasil. Prestamos nosso mais profundo sentimento de solidariedade aos amigos e familiares por esta grande perda.”

Edson Alves – CEO da Star Center e Presidente da Smacna Brasil

“O Sr. Osmar, enquanto presidente executivo da Smacna Brasil, foi como um maestro ao longo dos anos, apesar de reconhecidamente duro na suas posições, com habilidade e respeito, derrubou barreiras , abriu portas e manteve a associação no caminho correto. Com certeza ele nos deixou um maravilhoso legado.”

João Carlos Corrêa da Silva, Vice-Presidente da Smacna Brasil e diretor comercial da Ergo Engenharia

“Dr. Osmar foi um magnífico articulador de pessoas, eventos, empresas e atividades associativas! Atuando de forma importantíssima no estabelecimento do Chapter Brasil da SMACNA, e na articulação da fundação do Chapter Brasil da ASHRAE, entre outras instituições. Foi uma pessoa ímpar, com uma cultura, simpatia e oratória singulares! Como orador brindou as platéias com erudição e emoção nas palavras em centenas de eventos que conduziu. Sempre foi muito estimado por mim, teve papel fundamental na minha vida, como amigo, orientador e motivador. Integrou-me ao Comitê Científico da Smacna e à diretoria da ASHRAE Brasil, desde seu início. Associou-me ao, também estimado, Eng. Raul Bolliger Júnior, o que me ajudou a conhecer com profundidade sistemas AVAC-R a partir de experiências reais. Muito dedicado, preocupava-se com as pessoas com as quais interagia, acompanhava carinhosamente, até mesmo, os familiares de seus colegas e amigos. Deixa importante legado em nossa memória e coração.”

Antonio Luís de Campos Mariani, professor doutor do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da USP e um dos responsáveis pelo Programa Smacna de Educação Continuada em Tratamento do Ar.

Tags:,

[fbcomments]