A climatização deve estar de acordo com as necessidades de conforto térmico de um ser humano, em média 24°C, com todas as manutenções preventivas no ar-condicionado, garantindo assim um ar puro e sem poluição ou isento de fungos, ácaros e bactérias. Além de produtos que contém filtros especiais como carvão ativado, HEPA, fotocatalítico, eletrostático, ionizadores etc. sempre manter as suas substituições de acordo com as informações do fabricante.

É preciso a renovação de ar através de um projeto aplicado para cada produto e para cada ambiente de acordo com normas estabelecidas de renovação de ar.  A renovação de ar, que pode acontecer de maneira automática dentro de residências ou de forma projetada em ambientes profissionais, é regulamentada pela Norma Brasileira 16401, que dispõe sobre as práticas de renovação do ar interno em ambientes fechados com ar-condicionado.

A primeira ferramenta a ser utilizada para a instalação de um aparelho corretamente é o cálculo de carga térmica, pois, seria o ponto inicial de uma correta aplicação, para a seleção do equipamento correto. Outras ferramentas são primordiais para a conclusão, como bomba de vácuo, manômetro ou manifold, balança, termômetro penta, multímetro e alicate amperímetro e acessórios para tubulações como flangeadores, escareadores e dobradores.

É preciso evitar ao máximo uniões de tubos em uma linha; tentar fazer com que esta união seja apenas nas válvulas de serviço e conexões nas evaporadoras através de porcas e flanges. Caso não seja possível executar uma linha inteira sem uma união por solda, esta união na solda deve circular, no momento da soldagem, nitrogênio dentro da linha (cerca de 5 a 10psig) para evitar carepas no local da solda, que podem se desprender após o funcionamento e vir a entupir o sistema.

Além de demostrar conhecimento do produto que está oferecendo e instalando, o técnico deve demonstrar que tem os conceitos de climatização e de instruções de funcionamento e operação do produto. Também demonstrar ao cliente, com segurança, que o produto está dentro das aplicações solicitadas pelo fabricante conforme manual.

Marcelo Pires, Supervisor Técnico Ar-condicionado da Elgin

 

 

 

 

 

 

 

Veja também :

A necessária visita técnica

Oferecer o PMOC para garantir a qualidade do ar

Ventiladores externos: uma necessidade

Especificação correta de equipamentos

 

Tags:, ,

[fbcomments]