Para apresentar alternativas ao R141b e cuidados a serem observados na limpeza de sistemas de refrigeração, convidamos os especialistas Roberto Colombo, da Quimital, e Joana Canozzi, da Chemours

A+CR: Quais os novos fluidos indicados para a substituição do 141b?

Colombo: A saída do 141b direciona o mercado na busca de alternativas. O ideal é que o produto seja especificamente desenvolvido para a limpeza dos sistemas (Flushing). O nosso produto é importado diretamente da Itália e possui nossa marca própria, pois estamos fazendo o envase aqui no Brasil, aumentando a oferta do produto. Trata-se do Total Flush, produto que até pouco tempo ofertávamos ao mercado com o nome de Belnet. Trata-se do mesmo produto, com as mesmas características.

Canozzi: A Chemours lançou em setembro de 2019, durante a Febrava, um produto chamado OpteonTM SF80, próprio para ser utilizado como substituto ao R-141b em limpeza de sistemas de forma tão segura quanto o uso do R-141b, já consolidado no mercado.

A+CR: Quais as características e propriedades de cada um deles?

Colombo: No caso do Total Flush, além da excelente limpeza que proporciona, é um produto leve, de fácil retirada do sistema, não mancha e é pouco agressivo. Outra característica muito importante é o fato dele ser comercializado em litro e não em quilo. Se atentarmos para o fato do 141b ser um fluido e talvez por isso sempre ter sido vendido em quilo e sua densidade ser de 1,25 g/l, podemos verificar que quando se compra 1 kg de 141b, na realidade adquirimos 0,8 litro de produto, ou seja, é um volume menor que um litro para efetuar a limpeza do sistema.

Canozzi: Opteon™ SF80 possui excelente poder de solvência, que supera o do R-141b. O poder de solvência é medido em valores de KB. Enquanto o Opteon™ SF80 oferece valor de KB=99, o HCFC-141b apresenta valor de KB = 56. Em termos práticos isso quer dizer que executando o serviço com OpteonTM SF80 o resultado será ainda mais satisfatório. Uma das grandes facilidades do Opteon SF80 é que sua aplicação requer cuidados e rotinas de aplicação muito similares aos já executados com R-141b, pois, não é um produto tóxico nem inflamável, e é compatível com grande variedade de metais, plásticos elastômeros aplicados a sistemas de refrigeração e climatização, oferecendo tranquilidade ao usuário. Além disso baixíssimo impacto ambiental, ODP desprezível e GWP (<2.5) e ponto de ebulição de 47°C o que facilita a evaporação após processo de limpeza.

A+CR: Quais as melhores aplicações de cada um deles?

Colombo: O Total Flush atende com igual eficácia os equipamentos de refrigeração, ar-condicionado automotivo e AVAC, sendo compatível com todos os fluidos. Possui a mesma forma de aplicação do 141b, o que facilita muito, pois não é necessária nenhuma nova técnica para aplicá-lo, ou seja, quem aplica 141b, aplica o Total Flush.

Canozzi: Como a comercialização do R-141b para a aplicação de limpeza de sistemas de refrigeração e climatização (flushing) ainda é permitida no cenário brasileiro, e buscando a simplificação de portfólio, a Chemours indica apenas um substituto para essa aplicação. Entretanto oferecemos ao mercado ampla linha de solventes comercializados sob as marcas VertrelTM e OpteonTM.

A+CR: Quais as precauções a serem tomadas pelos técnicos no manuseio e aplicação dos novos produtos?

Colombo: Com relação ao Total Flush, as precauções deverão ser as mesmas tomadas quando se aplica o 141b, lembrando que o produto é considerado levemente inflamável (Categoria 2).

Para o manuseio dos demais produtos que existam ou que venham a aparecer no mercado, é muito importante que o técnico verifique:

1 – Se haverá fornecimento contínuo do produto ou se trata-se apenas de uma venda pontual;

2 – Se realmente  o produto limpa, retirando o óleo e sujeiras do sistema, de forma rápida e eficaz;

3 – Cuidado com a corrosão – produtos muito corrosivos acabam por comprometer as peças internas do sistema, principalmente os elastômeros, provocando vazamentos. Estes produtos, que num primeiro momento até podem resolver o problema da limpeza, deixam outras consequências indesejadas, muitas vezes somente percebidas no futuro;

4 – A existência de suporte técnico de qualidade para eventuais necessidades e esclarecimentos, tendo em mente que um bom atendimento ao cliente é essencial.

Canozzi: O técnico deverá seguir cuidados similares ao já observados para o manuseio do R-141b, o quais estão todos descritos na FISPQ (Ficha de Informação e Segurança do Produto Químico) que acompanha todos os produtos comercializados pela Chemours. Como todo produto químico, é sempre recomendado manter as embalagens distantes de possíveis fontes de ignição e descarga eletrostática, armazenar em local fresco e arejado sob temperaturas inferiores a 46°C além de utilizar todos os EPIs recomendados para seu manuseio, como óculos de segurança, vestimentas próprias, sapato de segurança e luvas de proteção para evitar queimaduras a frio. O técnico também deve estar atento às recomendações de transporte de produtos químicos para evitar qualquer possível risco.

Tags:, , , ,

[fbcomments]