No último 03 de março, faleceu João Roberto Minozzo. Presidente da Abrava entre 2007 e 2010, o palmeirense convicto, amigo dedicado e solidário, e pai de família exemplar, ocupou, também, a presidência da Smacna Brasil e mantinha, até a sua morte, atuação nas entidades do setor, como membro do Conselho Fiscal da Abrava.

Minozzo foi de uma das primeiras turmas da Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) e daquela que seria a primeira com especialização no AVAC-R. “Fui bicho do Paulo Francini”, contava ele em uma entrevista para a revista Climatização e Refrigeração em 2013. Ironicamente, partiu menos de um mês após Francini.

Tendo iniciado sua vida profissional como estagiário na Coldex, dos lendários José Daniel Tosi e Mario Lantery, em 1966, nela permaneceu até a venda para a Trane. Foi lá que aprendeu tudo o que conhecia de ar-condicionado com profissionais como Hans Roberto Bodanzky, tendo sido o primeiro engenheiro responsável pela empresa.

Em 1978 foi convidado por Wagner Hotelo a fazer parte da WH Engenharia, à frente da qual esteve até sua morte. Empreendedor, Minozzo ajudou a conduzir a WH para mercados tão díspares como o de instalação e manutenção de ar-condicionado e a terceirização de utilidades. Mas, como dizia: “Tomei tanto gosto pelo mercado que o Freon virou uma cachaça para mim.”

“A passagem do Eng. João Roberto Minozzo traz sentimento de tristeza pela perda de um grande. Para mim foi um privilégio ter o engenheiro Minozzo como colega presente e atuante na área do ar-condicionado e ventilação. Na Abrava, na Smacna e na Ashrae.

Foi marcante quando aproximou o Chapter Brasil da Ashrae da Abrava, na gestão do Duilio Terzi como presidente, ajudando nossa estabilização e crescimento. Era life member da Ashrae, o membro ativo com a filiação mais antiga (julho de 1968), mais de 50 anos de participação!

Sua presença e atuação sempre demonstraram carinho com as pessoas e incentivo para atividades importantes no AVAC-R. Suas palavras sempre alegravam e davam ânimo.  Sentiremos a falta de sua presença alegre, cordial, e apoiadora de boas iniciativas.”

Antonio Luis Campos Mariani.

Tags:, , ,

[fbcomments]