“As tecnologias para manter a qualidade do ar já existem há algum tempo, mas víamos maior utilização em hospitais e alguns setores da indústria. A partir de agora, a tendência é que tecnologias eficientes para inativação de vírus e bactérias sejam implementadas em maior volume”, destaca Rafael Dutra, Coordenador de Engenharia de Aplicação da Trane.

O profissional ressalta que a utilização de lâmpadas UV é comprovadamente eficaz para inativação de vírus e bactérias em superfícies. “As lâmpadas UV emitem radiação eletromagnética de comprimento de onda de 254 nanômetros, chamada UV-C. Dado o tempo e dosagem suficientes, esta radiação também pode inativar vírus e bactérias no fluxo de ar. Porém, para sistemas existentes, sua aplicação mais eficiente é na garantia da desinfecção dos equipamentos de climatização”, explica Dutra que vê vantagens na associação das lâmpadas UV com os purificadores de ar fotocatalíticos.

A Trane oferece a avaliação da qualidade do ar interior dos ambientes de seus clientes. Uma avaliação geral do tipo de ar-condicionado e aplicação é verificada em quatro pilares: renovação, exaustão, controle de temperatura e umidade. A investigação é no sentido de saber o quão aderente aquele projeto está com relação a estes parâmetros. A empresa apresenta um diagnóstico completo para o cliente saber o que ele pode fazer para melhorar aquele espaço e se a instalação é capaz de proporcionar um ambiente saudável.

Tags:, ,

[fbcomments]