O AVAC tem fundamental importância na qualidade de um alimento industrializado e está diretamente relacionado ao controle microbiológico durante o processo de industrialização, condições de armazenamento dos produtos e matérias primas. Pode-se dizer que manter o controle destes ambientes requer a utilização de sistemas de AVAC para controle de temperatura, umidade e de particulado no ar.

A indústria de alimentos vem buscando a sustentabilidade de suas operações e no AVAC as reduções do consumo energético e do impacto ambiental têm sido os principais temas. Aliados a estes, a confiabilidade dos equipamentos e o sistema de automação e serviços são requisitos essenciais.

O estado da arte no mercado industrial, incluindo alimentos, necessita de equipamentos e sistema AVAC de alta eficiência, gerenciados por sistemas de automação que, com supervisão contínua e serviços de manutenção especializados, garantem o melhor rendimento, também por gerenciar os riscos de paradas; as tendências que seguem fortes para o futuro na indústria de alimentos estão relacionadas a fluidos refrigerantes com menor impacto ambiental além da tecnologia de velocidade variável.

Quando falamos em fluidos refrigerantes com menor impacto ambiental estamos falando de um processo que está em evolução. Soluções com equipamentos que operam com fluidos refrigerantes com pressão negativa, reduzindo a emissão de gases, têm apresentado bons resultados, combinando, ao mesmo tempo, eficiência energética e menor impacto ambiental.

A tecnologia de velocidade variável já apresenta uma evolução grande no setor industrial e, atualmente, já é possível ter um sistema completo de AVAC atuando com velocidade variável.

Ronaldo Caffaro, Líder do Canal Corporativo da Trane

Veja também:

Mudanças climáticas ditam o ritmo dos avanços tecnológicos

Locação de equipamentos ganha espaço

Importância das válvulas e controles

Bomba de calor reduz o consumo de energia em indústrias de alimentos e bebidas

O futuro da refrigeração industrial e os fluidos naturais

Tags:, ,

[fbcomments]