Percebemos o crescimento no uso de válvulas de expansão eletrônica, utilizadas de maneira segura e confiável em equipamentos de alta eficiência, aumentando a vida útil dos compressores na refrigeração industrial, bombas de calor ou sistemas de climatização. Sua ótima performance na economia de energia elétrica, além de facilidade de instalação e configuração, são os grandes diferenciais quando comparadas às arcaicas válvulas termostáticas.

As válvulas de expansão eletrônica e os controladores digitais são responsáveis por um melhor rendimento e desempenho em sistemas de refrigeração industrial, pois são muito mais inteligentes e precisos, evitando acionamentos desnecessários de compressores, degelos e controlando precisamente o fluxo do fluido refrigerante, aumentando, assim, a vida útil de equipamentos e instalações.

Em termos de controles notamos há alguns anos que a tendência do mercado AVAC-R é apostar em soluções que contribuam para a eficiência energética, reaproveitamento de recursos naturais e uso da IoT como grande aliada.  Atenta a isso tudo, a Full Gauge Controls sempre esteve apresentando soluções que contribuem para um planeta mais sustentável. Contamos com uma linha completa de controladores digitais que são muito mais precisos e inteligentes que os termostatos mecânicos. Desenvolvemos o software Sitrad Pro que permite o monitoramento e gerenciamento de instalações através da internet.

O setor de refrigeração representa 17% do consumo mundial de energia elétrica, demandando todos os anos soluções mais tecnológicas para reduzir este percentual. Os instrumentos da Full Gauge Controls contribuem para uma maior eficiência energética em instalações que controlam toda a cadeia do frio.

Os modelos d-core + eco, t-core + eco e RCK-862 plus, por exemplo, possuem tecnologia para controlar compressores de velocidade variável (VCC) de quase todos os modelos e marcas disponíveis no mercado, podendo representar uma economia de energia de 15% a 40%, dependendo da instalação e aplicação comparada com compressores ON/OFF tradicionais.

Para a indústria de alimentos e bebidas a Full Gauge Controls disponibiliza a linha Valex, composta por três modelos de drivers para comandar válvulas de expansão eletrônica para as capacidades mais usuais em sistemas de refrigeração. A VX-950 plus é nossa primogênita e conta com uma interface de configuração. Recentemente lançamos também as compactas VX-1025E plus com controle unipolar de 500 passos e a VX-1050E plus com controle bipolar de 6500 passos configuráveis, sendo que esse modelo atende vários fabricantes válvulas.

Outro destaque é a linha Rackcontrol, com os instrumentos RCK-602 plus e RCK-862 plus destinados a centrais de compressão para aplicações de refrigeração comercial e industrial de baixa e média temperatura. Eles realizam o controle e monitoramento de pressão ou temperatura por meio de sensores configuráveis. Completa a linha o módulo de expansão RCK-461, que amplia a capacidade de controle de pequenos, médios e grandes sistemas de refrigeração.

Os nossos controladores também são fundamentais na indústria de alimentos e bebidas, com destaque para o TC-900E Log que possui lógicas inteligentes para controles de refrigeração e degelo, inclusive com memória interna para registro dos dados.

A possibilidade de gerenciamento e monitoramento através do software Sitrad Pro também é uma realidade que destacamos. Desta forma é possível controlar as instalações a distância, alterar parâmetros, gerar relatórios e muitos mais, tudo através da internet.

Fabiano Damião, consultor técnico do departamento de Eng. de Aplicação da Full Gauge Controls

 

Tags:, ,

[fbcomments]