O ArmaGel DT, manta de isolamento aerogel desenvolvida pela Armacell, agora está em conformidade com a norma internacional C1728 (tipo IV, nível 1A) da ASTM – American Society for Testing and Materials. “Com a certificação, a expectativa é ampliar nossa participação em projetos no setor de energia”, afirma Juan Herrero, gerente de desenvolvimento de negócios da Armacell na América Latina.

Considerado um dos materiais disponíveis de melhor desempenho, a manta flexível de aerogel utiliza tecnologia para isolar tubulações e equipamentos em aplicações criogênicas para temperaturas entre -196 °C a +250 °C.  O aerogel é composto por uma base de gel, na qual é retirada a água e colocado ar, tornando o material seco, poroso e mais leve. “A menor espessura de isolamento, em comparação com outros materiais isolantes, faz com que o produto seja o mais indicado para tubulações usadas em plataformas offshore, plantas petroquímicas e em equipamentos de processos industriais, aproveitando ao máximo o espaço para isolamento, reduzindo suportes, revestimentos externos entre outros.

Outro aspecto importante é que o produto é hidrofóbico, repelindo o contato com a água. Essa característica minimiza a corrosão sob isolamento, fenômeno que pode trazer sérias consequências às tubulações de produtos químicos, ou derivados do petróleo. O produto está disponível em espessuras de 5, 10, 15 e 20 mm.

Tags:, ,

[fbcomments]