A Nova Técnica Editorial promoveu no mês de setembro mais um Encontro Tecnológico de Refrigeração e Ar-Condicionado (ENTRAC). O evento, que acontece há 22 anos, mais uma vez teve que ser realizado virtualmente, devido ao distanciamento imposto pela pandemia do Sars-CoV-2.

Para torna-lo mais amigável, a pauta foi dividida em 5 blocos temáticos: 1)Tratamento do ar de renovação, no dia 15 de setembro; 2) Controle da distribuição do ar e da água com eficiência, em 16 de setembro; 3) Boas práticas de instalações, em 22 de setembro; 4) Eficiência em sistemas de água quente e gelada, em 23 de setembro; e, 5) Qualidade do ar interno, em 29 de setembro.

No primeiro bloco foram palestrantes Hernani Paiva, da IMI Hydronic Engineering, que discorreu sobre novas tecnologias hidráulicas a serviço da renovação do ar, e Robert van Hoorn e Adriano Leone que, pela Multivac Ventilação, falaram sobre soluções para renovação do ar eficiente.

No segundo, André Dickert, da Armacell, falou sobre isolamento térmico para dutos em sistemas de ar-condicionado. No mesmo dia, Leandro Medéa, da Belimo, discorreu sobre válvulas, sensores e medidor de energia térmica para sistemas AVAC-R.

No bloco de boas práticas de instalação, as palestras se pautaram por um verdadeiro treinamento condensado. Diego Santos, da Armacell, explicou como aplicar o isolamento térmico em borracha elastomérica. Mais uma vez Robert van Hoorn e Adriano Leone voltaram para mostrar como são montados, na obra, os dutos em painéis pré-isolados.

No bloco temático de eficiências em sistemas de água quente e gelada foram 3 palestras. Marcos Santamaria, da Indústrias Tosi, discorreu sobre um novo conceito de recuperação de calor. Dickert retornou falando sobre o desempenho de tubulações isoladas termicamente. Novidade, a palestra da Danfoss, proferida por João Aguena, apresentou um novo sistema de aquecimento predial.

O último dia foi marcado pela palestra de Rafael Vieira, da Sicflux, sobre o futuro da renovação do ar. Fechando o dia e o evento, os participantes foram brindados por mais uma excelente palestra de Celso Simões Alexandre, da Trox Latinamerica, que discorreu sobre ventilação e purificação do ar como soluções para ambientes internos.

Em 2022 o ENTRAC volta a ser presencial e visitará Cuiabá em abril, Curitiba em maio, Goiânia em junho, São Paulo em agosto e Belém em outubro. O SANNAR será realizado em Recife, nos dias 16 e 17 de março.

Todas as palestras do Entrac 2021 podem ser acessadas pelos links abaixo:

Novas tecnologias hidráulicas que contribuem para a renovação do ar, Hernani Paiva

QAI – Soluções para renovação de ar eficiente, Robert van Hoorn e Adriano Leone

Isolamento térmico para dutos em sistemas de ar-condicionado, André Dickert

Válvulas, sensores e medidor de energia para sistemas AVAC-R, Leandro Medéa

Boas práticas na instalação do isolamento térmico, Diego Santos

Dutos em, painéis pré-isolados: Vantagens e soluções, Robert van Hoorn e Adriano Leone

Recuperação de calor: um novo conceito, Marcos Santamaria

Desempenho de tubulações isoladas termicamente, André Dickert

Sistemas de aquecimento predial – Como economizar água, João Fernando T. Aguena

O futuro da renovação do ar, Rafael Vieira

Ventilação e purificação do ar como soluções para ambientes internos, Celso Simões Alexandre

Tags:, , , , , , , ,

[fbcomments]