Conjunto de refrigeração comercial

O mercado da refrigeração comercial vem apresentando significativas mudanças nas últimas décadas. Antes concentrado em algumas grandes empresas Refrigeração Comercial, viu-se pulverizado em pequenas empresas, ou até mesmo MEIs, que atendem a cerca de 70% de pequenas redes varejistas ou estabelecimentos únicos.

Sem intermediários de um corpo técnico, algo que apenas as 20 maiores redes conseguem incorporar, esses técnicos e mecânicos dialogam diretamente com os proprietários. Esses, por sua vez, têm a sua preocupação voltada ao básico do que deve proporcionar um sistema de refrigeração: temperaturas adequadas e funcionamento regular de câmaras e expositores.

Em que pese o grande potencial de mercado para esses pequenos empreendedores, eles enfrentam problemas de crédito, gestão e logística. Por vezes, ao ganhar um contrato volumoso, na modalidade de fornecimento turn key, podem ficar expostos à inadimplência do comprador. Por outro lado, um grande contrato nesses moldes pode afastar esse pequeno mecânico instalador da sua atividade fim, além de incapacitá-lo para outros contratos. Por fim, a logística para a instalação de grandes racks nem sempre está ao seu alcance.

Adicionalmente, o porte desses estabelecimentos não os permite adquirir sistemas de automação complexos. Além do alto custo de investimento, muitas vezes também demandam mão de obra especializada para o seu monitoramento.

Com o olhar voltado para essa realidade, a RAC Brasil vem desenvolvendo um programa para o atendimento das necessidades desse mercado, contemplando tanto os proprietários de estabelecimentos varejistas, quanto os montadores e mecânicos que os atendem.

Rack de CO2

Simples, fácil e econômico

O modelo de negócio esboçado pela RAC começa por prover o segmento de um kit de componentes para unidade condensadora montável no local, a UCML. Em uma única embalagem, o instalador recebe todos os itens necessários para a montagem em campo: condensador, separador de líquido, tanque de líquido, filtro secador, visor de líquido, válvula solenoide, separador de óleo, flexível, manômetro de baixa, manômetro de alta, pressostato, ventilador axial, estrutura parafusada acrescida de válvula eletrônica e RAC Box. Opcionalmente o compressor.

Se o cliente final necessita de um rack, a empresa fornece toda a estrutura metálica para sua montagem em campo, além dos componentes necessários. A estrutura modular permite que o rack seja facilmente transportado, dispensando o aluguel de guindastes ou empilhadeiras e a quebra de paredes. A montagem da estrutura de aço (perfis) é somente parafusada.

Atrativo adicional, mas não menos importante, é a forma de comercialização que a RAC encontrou. Todo o sistema pode ser adquirido diretamente pelo cliente final, o que leva a uma redução não apenas de custos, mas também de riscos, além de deixar o mecânico ou montador voltado exclusivamente para sua atividade fim. E a aquisição pode ser feita via cartão BNDES, com juros viáveis e prazos alongados.

Conjunto UCML para treinamento

RAC Box: uma inovação significativa

Acompanhar a temperatura de câmaras e expositores pode se transformar em um problema para proprietários de pequenos estabelecimentos varejistas. Uma variação significativa na temperatura pode botar a perder todo o estoque. A preocupação é tão grande que chega a tirar, literalmente, o sono desses empresários. Há casos em que eles se veem obrigados a deslocar-se para as áreas de depósito para verificar o funcionamento dos equipamentos em plena madrugada. Da mesma forma, essa situação se repete para os mantenedores dos sistemas.

RAC Box

Pensando nessa realidade a RAC desenvolveu, em conjunto com a Escola SENAI Oscar Rodrigues Alves, um sistema simples, de baixo custo e de fácil operação, a RAC Box. Colocado na porta da câmara frigorífica, por exemplo, o instrumento monitora em tempo real, a partir de um smartphone ou outro dispositivo, todo o funcionamento da câmara, acompanhando as variações de temperatura, pressão, vazão, entre outras variáveis do sistema. Tudo isso em nuvem, sem a necessidade de recorrer a um servidor dedicado, como acontece com instrumentos mais sofisticados. E o mais importante: inteligível até mesmo para leigos, a quem interessa fundamentalmente saber as condições de armazenagem do seu estoque.

Já há algum tempo a RAC introduziu nos equipamentos por ela fornecidos as válvulas de expansão eletrônicas. Muito mais precisas e eficientes, elas possibilitam um controle mais refinado. Segundo a engenharia da empresa, o Kit conjunto UCML + válvula eletrônica + RAC Box, traz uma economia de energia de cerca de 15% para o cliente. Se consideramos que 75% do custo de um sistema de refrigeração ao longo da sua vida é em energia, a economia não é desprezível.

Suporte ao instalador de sistemas de refrigeração comercial

Em se tratando de uma empresa cujos empreendedores acumulam cerca de 6 décadas de experiência no mercado de refrigeração, o que inclui, além da RAC, a Atenas, não é difícil para eles interpretarem as necessidades do mercado. Sabem, por exemplo, que esses pequenos instaladores, profissionais e MEIs nem sempre têm fácil acesso à atualização tecnológica, além dos meios limitados para a especificação de sistemas e equipamentos para refrigeração comercial.

A RAC montou, assim, alguns laboratórios que fazem experimentos buscando as melhores configurações para cada tipo de aplicação. E construiu um centro de treinamento para atualizar tecnologicamente esses profissionais que possuem um conhecimento prático inigualável. Nesse centro, os técnicos e mecânicos podem obter treinamento nos mais atuais sistemas, incluindo CO2, nestes tempos de mudanças para novos tipos de fluidos refrigerantes.

Com essas iniciativas, a empresa pretende dar todo o suporte aos técnicos, mecânicos e montadores, mas também aos proprietários de instalações, incluindo seleção, pós-venda e treinamento.

 

Tags:, , ,

[fbcomments]