A cidade de Águas Claras, com cerca de 150 mil habitantes, não tinha nenhum hospital até o primeiro semestre de 2020, quando a rede Ímpar, que administra o Hospital Brasília e possui unidades de saúde em São Paulo e Rio de Janeiro, inaugurou o Hospital Águas Claras. O complexo de 38 mil metros quadrados de área construída demandou um investimento de R$ 300 milhões. A proposta dos empreendedores é que, além de Águas Claras, o hospital seja uma referência para os moradores de Taguatinga, Ceilândia e Samabaia. O novo empreendimento hospitalar terá um total de 267 leitos, 70 deles na Unidade de Terapia Intensiva.

Para instalar o sistema de ar-condicionado e ventilação foi contratada a A. Salles Engenharia, uma das mais antigas empresas de instalação e manutenção do país, com sede no Rio de Janeiro. O projeto foi da paulista MHA Engenharia que privilegiou segurança, qualidade do ar e eficiência energética.

Na Central de Água Gelada, os resfriadores de líquidos foram ordenados em paralelo com sistema de fluxo variável no circuito primário. Destaque, ainda, para os resfriadores de líquidos com recuperador de calor que pré-aquece a água de consumo hospitalar.

Válvulas de duas vias e controle e balanceamento independente de pressão com atuadores proporcionais garantem o funcionamento eficiente e eficaz da distribuição de água. Para completar, os fancoils e ventiladores são equipados com variadores de frequência, assim como foi instalado sistema dedicado para renovação do ar exterior.

A automação está presente em 100% da área climatizada, controlando temperatura, umidade e a pressão diferencial de ar em salas limpas e de isolamento. O controle é através de uma lógica de automação e controladores programáveis que atuam em instrumentos instalados na rede de dutos e hidráulica, como atuadores proporcionais de válvulas de água gelada, inversores de frequência, módulos de potência de resistência de aquecimento e dampers motorizados. A automação pode ser monitorada e controlada através do Sistema de Gerenciamento do Edifício (BMS, na sigla em inglês).

Os sistemas de ventilação mecânica fazem o resfriamento primário do ar externo. Sistemas de exaustão foram instalados na cozinha industrial, quartos de isolamento e sanitários, dentre outros ambientes. E para ambientes que não necessitam de 100% de ar externo, o ar do ambiente retorna ao fancoil através de rede de dutos e são tratados com filtragem calsse G4, F7 e A3.

Segundo a A. Salles, que iniciou o trabalho junto ao cliente dois anos antes da concretização do negócio oferecendo soluções técnicas mais adequadas, o grande desafio foi atender as exigências do Corpo de Bombeiros às vésperas da inauguração. Houve a necessidade de, em 45 dias, projetar, adquirir o material e os equipamentos, contratar a mão de obra, fabricar os dutos, instalar, testar e comissionar um sofisticado sistema de extração de fumaça nos pavimentos de internação que já estavam concluídos. Foram 25 toneladas de dutos isolados termicamente com manta de fibra cerâmica e 18 ventiladores e exaustores. Parte dos dutos, cerca de 15 toneladas, foram instalados na área externa do edifício, sendo rechapeados com chapa galvanizada tratada com pintura resistente ao tempo.

Só nesta operação a instaladora precisou contratar 68 profissionais, incluindo 6 engenheiros. Foram alugados 26 balancins motorizados com mecânico residente na obra para realizar as instalações em 5 prismas distintos, além da instalação de fábrica de dutos na obra.

FICHA TÉCNICA

  • Nome da obra: Hospital Águas Claras – Distrito Federal
  • Empreendedor: Rede Ímpar
  • Instaladora: A. Salles Engenharia
  • Projetista: MHA Engenharia
  • Construtora: Afonso França

Fornecedores:

  • Resfriadores de líquidos: 3 unidades com condensação a ar, compressor parafuso e recuperador de calor fornecidas pela Trane; 2 unidades de processo com condensação a ar e compressor scroll, fornecidas pela Mecalor
  • Bombas: Armstrong
  • Ventiladores e exaustores: S&P Otam
  • Ventiladores e exaustores para controle de fumaça: Projelmec
  • Sistemas de forro filtrante: Trox
  • Caixas de filtragem com filtros finos ou absolutos: Trox
  • Fancoletes built-in: Trane
  • Fancoils convencionais: Trane
  • UTA com sistemas de aquecimento, umidificação e filtragem absoluta: Trox
  • Válvulas de balanceamento e controle ind. de pressão atuador onn/off: Danfoss
  • Válvulas de balanceamento e controle ind. de pressão atuador proporcional: IMI
  • Dutos de distribuição de ar em painéis pré-isolados: Rocktec
  • Dampers corta-fogo motorizados: Trox

 

Veja também as outras obras:

Hospital Águas Claras – Águas Claras-DF

Torre das Nações Unidas – São Paulo – SP

Centro de Convenções de Salvador – Salvador – BA

Centro de Operações Espaciais Principal (COPE-P) – Telebrás – Brasília-DF

Empreendimento Birmann 32 – São Paulo – SP

Sede da Anatel – Brasília – DF

Hipercenter Trimais – São Paulo – SP

Tauá Aquapark Indoor – Atibaia – SP

Tags:, , ,

[fbcomments]