“O biogás é um combustível natural obtido por digestão anaeróbica, ou seja, é produzido através da fermentação bacteriana de resíduos orgânicos de plantas ou animais, que se dá pela ausência de oxigênio. O biogás produzido consiste em aproximadamente de 50% a 70% de metano e o restante de dióxido de carbono e outros componentes menores. Se tratado corretamente, ele pode alimentar o motor endotérmico de uma planta de cogeração e produzir energia elétrica e térmica totalmente renovável.­­­­ No processo de biogás são produzidas as energias elétrica e térmica para a produção de água quente, vapor e água fria”, informa o Gerente Comercial da Mayekawa do Brasil, Silvio Guglielmoni.

Uma planta a biogás é constituída principalmente por duas partes: os digestores anaeróbicos e as unidades compressoras que enviam a biomassa para as turbinas que a transformarão em energia elétrica. “O rendimento energético, em termos de biogás produzido e, portanto, de energia elétrica e térmica gerada, varia de acordo com as características da matéria-prima escolhida. Os digestores têm um papel-chave na fase inicial do processo de produção do biogás, mas é da qualidade e confiabilidade das soluções tecnológicas que caracterizam o grupo de cogeração, que dependem o rendimento energético e o desempenho econômico total da planta”, explica Guglielmoni.

O diretor da Mayekawa afirma que a cogeração via biogás voltada para a refrigeração atende bem os setores agrícolas, tratamento de águas residuais, bem como os industriais. “As instalações de cogeração de biogás podem ser alimentadas por diferentes tipos de matrizes e, como resultado, são uma escolha estratégica para vários setores de produção”, finaliza.

Tags:, ,

[fbcomments]