O projeto de automação visa a criação de estratégias de controle e supervisão que sejam capazes de atuar de forma inteligente, autônoma e eficiente. Cada instalação tem uma particularidade, portanto, é importante avaliar o conceito de operação do sistema e as características de cada equipamento. Sabe-se que o sistema de AVAC-R é o principal consumidor de energia elétrica de um prédio. Desse modo, é importante ressaltar que, além de atender às necessidades operacionais do sistema e seu monitoramento, o projeto de automação necessita controlar variáveis chaves para o gerenciamento e ser capaz de identificar oportunidades de otimização de energia durante a operação em modo automático e principalmente durante cargas parciais.

Um exemplo comum de como a automação pode contribuir para a qualidade do ar interior é o controle da velocidade de moto-ventiladores para controlar a renovação do ar externo em horários de pré-ocupação e pós-ocupação, como forma de diminuir as cargas biológicas presentes no ar, diminuindo os riscos da disseminação do novo vírus entre os ocupantes.

Durante a pandemia, algumas medidas de controle e automação, que visam manter a qualidade do ar interno através de processos de monitoramento de variáveis relevantes para o sistema, foram impulsionadas. A instalação de sensores extras para tornar o sistema mais redundante mostra a necessidade de obter dados mais detalhados sobre a qualidade, sendo eles integrados com outros sistemas através de uma troca de informações. Além disso, há atenção e preocupação com a qualidade do ar interno, em que são utilizados controles de sujidade dos filtros de ar, para maior eficiência do processo de renovação do ar, garantindo que o sistema funcione de maneira adequada. Assim, a automação tornou-se uma grande aliada da tecnologia e tem um papel crucial no monitoramento, gerenciamento e atuação de forma rápida e eficaz em situações críticas, garantindo ambientes de trabalho mais produtivos e saudáveis.

O processo de gerenciamento do sistema AVAC-R através da automação pode trazer um resultado expressivo na redução de consumo de energia. Quando falamos em usar as ferramentas disponíveis no sistema de automação, atribuímos a possibilidade de monitorar e operar os sistemas de forma autônoma e inteligente. Como, por exemplo, monitorar os sensores de ocupação e movimento que são gerenciados por controladoras que possuem programas com algoritmos dedicados e capazes de atuar no processo de liga e desliga do ar-condicionado, sistema de iluminação, concentração de CO2, umidade relativa e a temperatura de forma racional, atendendo as necessidades do processo e reduzindo o custo de manutenção.

Para Centrais de Água Gelada existem módulos de otimização que têm como função analisar variáveis estratégicas dos chillers e que, somados à inteligência artificial, visam o melhor ponto de eficiência do sistema através da modulação de válvulas de água, velocidade das bombas de água gelada e água condensada, torres de arrefecimento e outros periféricos do sistema.

A automação e controle são decisivos para a implementação de sistemas de AVAC eficientes, possibilitando reduções consideráveis no uso dos recursos de maneira inteligente. Sensores com tecnologias IoT e Wireless permitem maior aquisição de dados e, consequentemente, são capazes de munir sistemas de automação com informações de grande valor para o desenvolvimento de algoritmos inteligentes e adaptativos, que resultam em grandes oportunidades de redução no consumo energético. Da mesma forma as válvulas de balanceamento e controle possibilitam a redução no consumo de energia e reduzem a necessidade de utilização de fontes de energia não limpas.

O controle e automação em sistemas AVAC-R tornam-se, na atualidade, indispensáveis para controlar equipamentos no melhor ponto de operação, possibilitando a criação de gráficos de tendências e de históricos de operação, a verificação de custos de manutenção, como também a geração e o armazenamento de dados que auxiliam na criação de estratégias operacionais eficientes. Dessa forma, o sistema apresenta maior confiabilidade e menor custo de manutenção.

Além disso, a ferramenta de criação de customização de relatórios operacionais tornou-se indispensável no processo de coleta e análise de falhas. Ademais, é possível realizar o armazenamento do histórico de falhas dos equipamentos, ajudando na avaliação das condições operacionais no momento da falha. Outro importante quesito é a possiblidade da criação de uma rede com diversos tipos de equipamentos, tornando-os capazes de interagir e de se comunicar como um organismo vivo, graças às tecnologias de comunicação do conceito open, em que os equipamentos se comunicam através de protocolos universais usados pelos grandes fabricantes.

Equipe Carrier Service & Controls-Brasil

 

Tags:, ,

[fbcomments]