O sistema de bombeamento de água em processos de AVAC é responsável por boa parte do consumo de energia em um empreendimento. Assim, trabalhar com o sistema hidrônico em perfeita sintonia requer algumas ferramentas essenciais como as válvulas de controle e balanceamento independente de pressão. Elas garantem que o trocador de calor receberá a quantidade exata da vazão de água gelada garantindo a melhor performance do equipamento e da instalação.

“Hoje temos tecnologia disponível no mercado com válvulas de controle e balanceamento com inteligência embarcada, podemos obter relatórios de energia térmica do trocador de calor em tempo real através de uma plataforma conectado à internet, que garante a performance do sistema de AVAC e gera relatório de baixa performance do trocador de calor como síndrome do baixo DT. Essas válvulas também disponibilizam protocolos de comunicação aberto e padronizados permitindo fácil integração nos sistemas de automação do mercado”, explica Sandro Rodrigues, Diretor Técnico da Pennse.

“As válvulas de balanceamento e controle dinâmicas são de fundamental importância para um sistema de AVAC. Elas proporcionam uma série de benefícios para os sistemas de expansão indireta, como redução do consumo de energia elétrica nas bombas de água gelada e redução significativa da síndrome do baixo DT. Hoje o custo desse tipo de válvula é bem competitivo e sua instalação é quase que obrigatória em projetos novos com sistema de vazão variável. Além de facilitar a instalação e eliminar o processo de balanceamento manual, esse equipamento entrega resultado sem necessidade de operação por parte do usuário. É um sistema totalmente mecânico e autônomo que gera ganho durante toda sua vida útil”, corrobora João Aguena, da Danfoss.

“É imensurável a relevância das válvulas de balanceamento e controle em uma instalação de AVAC-R. Elas garantem a performance do sistema hidrônico, cujo papel á levar energia (fluído) para os trocadores de calor (resfriadores de líquido, climatizadores, torres de resfriamento etc.) diante da necessidade do usuário em tempo real. Quanto às tecnologias mais expressivas no segmento, a IMI Hydronic tem o que há de mais moderno. Válvulas inteligentes TA Smart. unem tudo o que temos de balanceamento e controle de última geração, tanto para alta e baixa vazão, quanto pela utilização da IoT, em que o cliente tem acesso a válvula a qualquer hora em tempo real para medir, ajustar e, principalmente, diagnosticar possíveis problemas no sistema. As válvulas de balanceamento e controle têm a capacidade de garantir o especificado no projeto para que os equipamentos tenham o melhor rendimento possível a fim de evitar perda de energia”, finaliza Hernani Paiva, Diretor da IMI Hydronic.

Veja também:

O controle e monitoramento favorecem eficiência, qualidade dos ambientes e longevidade das instalações

 

Tags:, , ,

[fbcomments]