Em 7 março de 2020, a propósito do Dia Internacional da Mulher, a Abrava realizou um evento na Fatec Itaquera no qual foram lançadas as bases para o Comitê de Mulheres da Abrava. Infelizmente, pouquíssimo tempo após a formalização do Comitê, a pandemia da Covid-19 se instalou no mundo e com ela uma série de desafios adicionais tiveram de ser enfrentados.

Com muita labuta e vontade o organismo, presidido por Priscila Baioco, Gerente Nacional de Vendas e Marketing da Armacell, foi tomando corpo e constituiu um comitê gestor que soube conduzi-lo por águas revoltas e ventos atravessados. Fazem parte do comitê gestor, além de Baioco, Joana Canozzi, da Emerson, Paula Souza, da Danfoss, Juliana Reinhardt, da Trane e Anna Cristina Dias, da Fatec Itaquera. Todas elas mulheres que alcançaram posições destacadas nas respectivas organizações.

Angela Farias, Graciele Davince e Paula Souza

Da sua criação até os dias atuais, as atividades do Comitê, e foram muitas, têm sido online. Isso até o último 5 de março, quando pela primeira vez todas as integrantes do colegiado puderam encontrar-se fisicamente pela primeira vez para o III Encontro Nacional de Mulheres do setor de AVAC-R, que ocorreu na sede do Sebrae SP. A única exceção até então havia sido a primeira edição do Café com Conteúdo, realizado no mês de dezembro, porém, somente com participação parcial da liderança do Comitê.

Na abertura, Baioco lembrou das várias atribuições do Comitê, entre elas a busca da união das mulheres no esforço por galgar posições estratégicas na gestão das empresas. Chamou, também, pela sensibilização das organizações empresariais no sentido de reconhecerem o papel dos valores femininos. Arnaldo Basile, Presidente da Abrava, ressaltou o alinhamento da entidade com os objetivos da ONU pela diversidade de gênero, raça e cultura.

A pauta do Encontro foi bem diversificada, indo da apresentação de conteúdo técnico, como mostrado nas palestras de Joana Canozzi, sobre as aplicações dos produtos Emerson, e Thamyres Almeida, da Johnson Controls Hitachi Ar Condicionado, que dissecou a tecnologia VRF.

Arnaldo Basile entre as gestoras do Comitê: Anna Cristina Dias, Priscila Baioco, Paula Souza e Joana Canozzi

A professora Anna Cristina Dias ressaltou a importância das mulheres na Engenharia, tema mais do que oportuno, principalmente diante dos ataques ultrajantes sofridos pelas mulheres recentemente, como foi o caso da cratera nas obras da linha 6-laranja do metrô paulistano.

Simone Pimenta, diretora de RH da Danfoss, desenhou o quadro de mudanças trazidas pela Covid-19, apontando para a responsabilidade das empresas em criar mecanismos de apoio aos funcionários durante todo esse período e também no retorno às atividades presenciais. Reforçou ainda as mudanças que a pandemia trouxe às competências necessárias à liderança e até mesmo aos processos seletivos.

Um painel voltado ao empreendedorismo trouxe Graciele Davince, a exitosa CEO da Eletrofrigor, e Angela Farias, do Sebrae SP, com mediação de Paula Souza. Discorrendo sobre sua história de vida, Davince mostrou como foi vitoriosa sua trajetória, com a semente plantada ainda em sua adolescência acompanhando os negócios do seu pai, técnico de Refrigeração. O Sebrae foi peça fundamental para que ela pudesse desenvolver sua veia empreendedora e se tornar a executiva de sucesso que é hoje. Ela contou sobre sua experiência de iniciar um negócio, desenvolver sua equipe, e expandir o próprio negócio. Farias, por sua vez, explicou os mecanismos adotados pela agência de apoio ao empreendedorismo, discorreu sobre os impactos da pandemia na demanda do SEBRAE, e anunciou a agenda montada em conjunto com a Abrava para 2022. A troca de ideias deixou como legado principal que existem riscos na atividade empreendedora, mas eles podem ser calculados e pedem persistência. A representante do Sebrae lembrou da rede de apoio existente para o bom gerenciamento dos negócios.

Graciele Davince, Priscila e Simone Pimenta

Um dos pontos altos do evento foi a apresentação de uma mensagem gravada em vídeo de Márcia Munhoz, sócia proprietária da Sicflux. Em tom tranquilo, ela narrou a sua história e do marido, seguida da incorporação dos filhos, na construção da empresa. Da garagem da casa da família, aos galpões fabris em Araguari, Santa Catarina, foram 30 anos, segundo ela de “dedicação, paciência e resiliência”.

Ao final do evento, foram sorteados cursos de capacitação em VRF, oferecidos pela JCH Ar Condicionado, e treinamentos oferecidos pela Abrava.

No encerramento, Priscila Baioco fez questão de agradecer a cada uma das gestoras do Comitê de Mulheres da Abrava por sua dedicação e engajamento. Lembrou, ainda, que atualmente mais de 40 mulheres do setor mantêm um trabalho ativo junto ao Comitê.

Thais Nakamura e Thamyres de Almeida da JCH com Baioco

Segundo a Presidente do Comitê de Mulheres, o evento foi bem-sucedido no seu propósito de levar conteúdo às participantes, mostrando o compromisso da Abrava com os objetivos do colegiado. Baioco mede o sucesso também pela grande participação do público nos debates através de questionamentos e pedidos de esclarecimentos. Para ela, este sucesso mostra a importância do associativismo, com grande número de empresas apoiando os eventos.

“Precisamos compreender que o processo não é tão rápido, mas cumulativo. O crescimento do número de mulheres na liderança das organizações resulta do aumento das mulheres em áreas técnicas e de engenharia. Acredito que conseguimos impactar positivamente muitas mulheres e mostrar como a união é imprescindível para todas nós”, conclui Baioco.

Tags:, ,

[fbcomments]