Hoje, diante do novo normal, as tecnologias ativas farão a diferença no cotidiano das pessoas e das instalações de ar-condicionado. Mas, primeiramente, é necessário entender o que é uma tecnologia ativa e o que é uma tecnologia passiva. Tecnologias passivas são as eficientes na limpeza e descontaminação no momento que foram aplicadas, como álcool gel ou desinfetantes. Após a limpeza, se a superfície ou a pessoa entrar em contato com um contaminante, essa área será contaminada novamente, e permanecerá assim até uma nova limpeza mecânica. Já a tecnologia ativa está em constante tratamento do ambiente e de todos que o ocupam. A mais conhecido é a oxidação avançada, em que moléculas de peróxido de hidrogênio são insufladas no ambiente, tratando de forma contínua o ar, superfícies e ocupantes.

A tecnologias ativas têm eficácia comprovada de até 99,9% na eliminação de vírus, bactérias, cheiros, odores e VOCs, e os limites são dados de acordo com a ocupação do ambiente. Como as tecnologias são especificadas na refrigeração do ambiente, considera-se seguro o ambiente que está ocupado e devidamente especificado com o aparelho correto.

A seleção do equipamento adequado tem por base o condicionador de ar. Dessa forma, quando um aparelho de ar-condicionado é especificado para um ambiente, levando em conta a ocupação e tudo mais que faz parte do ambiente, podemos utilizá-lo como base para especificarmos um equipamento de tecnologia ativa.

No período atual, em que a recomendação é aplicar o maior volume de ar externo possível, em ambientes fechados climatizados, algumas estratégias de projeto e possibilidades de retrofit são fortemente indicados para aliar qualidade do ar interno e eficiência energética. Exemplo disso são ventiladores com motores EC, que já possuem grande vantagem no consumo energético, aliados a equipamentos de recuperação de calor e sistemas dedicados de tratamento de ar externo (DOAS).

A automação também contribui para alcançar a qualidade do ar interno com menor dispêndio energético. Uma das principais atribuições da automação é assegurar que as condições previstas em projeto sejam alcançadas tanto da perspectiva do sistema quanto de experiência do usuário. Fornecer informações que vão além de leitura de variáveis e alarmes já é uma exigência das equipes de manutenção que buscam ferramentas que as ajudem a tomar decisões quanto a manutenções, substituições de componentes por desgaste ou por ineficiência.

Rafael Moura, Mercato Automação

 

 

 

 

 

 

 

Veja também:

As lições da pandemia aos profissionais do AVAC e gestores prediais

Controle entálpico pode proporcionar até 100% de ar de renovação

 

Tags:, , ,

[fbcomments]