A umidade, o mofo e o bolor constituem agentes nocivos à saúde humana. A falta de ventilação e climatização adequadas podem piorar ainda mais os problemas decorrentes desses agentes, podendo piorar os casos de problemas inflamatórios e respiratórios como sinusite, bronquite e alergias, além de causarem cansaço, dores de cabeça e tosse crônica.

A principal forma de evitar a contaminação por umidade e mofo é a impermeabilização, que deve estar prevista desde a construção. Um local impermeabilizado com os materiais corretos e por profissionais qualificados garante a segurança e o bem-estar dos moradores.

A falta de impermeabilização adequada é o grande causador de umidade e mofo. Um local sem impermeabilização (ou com uma impermeabilização incorreta) está mais propenso a infiltrações, que podem aparecer em qualquer ambiente de um imóvel. Em geral, o mofo e o bolor surgem com mais frequência em locais chamados de “áreas molhadas”, como banheiros, cozinhas, áreas de serviço e lajes.

A impermeabilização, quando aplicada de forma correta e desde o projeto da obra, previne danos estruturais e infiltrações, que por sua vez impedem a umidade no ambiente interno e, consequentemente, o mofo.

Quando falamos em envoltória é o mesmo que revestimento. E hoje temos diversos tipos de revestimentos no mercado que podem sim contribuir para absorção de água que pode causar a umidade. Exemplos: cerâmica com fundo vermelho ou pedras porosas; muitas pessoas acham que colocar cerâmica ao invés de impermeabilizar devido aos custos envolvidos e por ser um processo mais caro irá auxiliar na prevenção de umidade em um cômodo da casa que sofre com isso, porém, esquecem que esse tipo de material contribui para uma absorção ainda maior de água e, com isso, a água fica confinada (presa) no local, contribuindo para que fique ainda mais úmido. A prevenção pode ser feita com a impermeabilização do local antes de colocar seja qual for o revestimento e sempre com os produtos corretos para cada área.

Para eliminar a umidade, primeiramente é necessário estudar a causa raiz para poder indicar o produto correto para realmente acabar com o problema. É realmente importante fazer o trabalho correto, respeitar o tempo de cura de cada material envolvido no processo e, dependendo da situação, há algumas tecnologias envolvidas que podem auxiliar no processo. Uma delas é a câmera termográfica, que nos auxilia para saber o quanto o local está agredido com a umidade.

O mais indicado é buscar um profissional qualificado, que fará uma análise técnica do local, identificando as áreas comprometidas, a origem da infiltração e, posteriormente, fará a aplicação dos produtos mais adequados para o processo de impermeabilização.

Fabíola Vasconcellos Cecon, presidente do Movimento Construção Saudável

Veja também:

Nível de umidade e o tempo de exposição podem causar danos irreparáveis

Efetividade do controle da temperatura

Controle da umidade relativa é preocupação global

Umidade, contaminação microbiológica e efeitos na saúde

Tags:, ,

[fbcomments]