A renovação do ar é uma das ações mais simples para melhorar a qualidade do ar interno. Esta foi uma das conclusões dos palestrantes do 11° Seminário Internacional de Qualidade do Ar de Interiores, realizado em 27 de abril, na sede da Poli-USP.

Organizado pela Abrava, sob coordenação do Qualindoor, e parceria com o Chapter Brasil da Ashrae e a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, o evento reuniu cerca de 120 participantes de forma online e presencialmente. Para o presidente do Qualindoor, Marcelo Munhoz, “a realização deste seminário foi uma excelente oportunidade para trocas de experiências e maior aprofundamento sobre a qualidade do ar em ambientes internos, por meio dos principais líderes globais que revolucionam a forma como gerenciamos os ambientes internos”.

A necessidade de gestão da Qualidade do Ar de Interiores ganhou maior relevância com a pandemia provocada pelo Sars-CoV2, desencadeando providências em diversos países, no sentido de desenvolver ações nesse sentido. Foi diante deste cenário que a comissão organizadora do evento preparou a programação.

A cerimônia de abertura teve a participação de Marcelo Munhoz, presidente do Qualindoor; Juliana Pelegrini, presidente do Chapter Brasil da Ashrae; e dos professores-doutores Reinaldo Giudici e Silvio Ikuyo Nabeta, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. O Presidente da Abrava, Arnaldo Basile, também apresentou suas considerações a respeito do seminário. A programação oficial foi mediada por Mariana Almeida Silva.

Os presentes puderam acompanhar uma visita monitorada ao Laboratório de Estudos da Qualidade do Ar Interno – LEQAI-USPdo Departamento de Engenharia Mecânica, conduzida pelo professor Antonio Luiz de Campos Mariani.

O evento contou com renomados especialistas, que transmitiram suas experiência, como o norte-americano Jim Rosenthal, que tem empreendido esforços para a popularização de purificadores de ar, a finlandesa Kati Huttunen, a pesquisadora Nelzair Vianna, da Fiocruz, e seu projeto de qualidade do ar em Salvador/BA e Fabio Clavijo que falou sobre as condições para QAI em Regiões Tropicais. O PNQAI, iniciativa da Abrava, foi apresentado por Leonardo Cozac.

Outra novidade do seminário foi a implantação do Projeto “Qualidade do Ar, Segurança e Saúde em Eventos”, com análise prévia do projeto do ambiente e sua aderência às normativas, assim como a verificação das instalações e adequações necessárias para atendimento às condições mínimas de segurança e acolhimento responsável do público. Durante o evento, a qualidade do ar respirado no ambiente foi monitorada, com o objetivo de manter os parâmetros ideais.

Uma mesa-redonda coordenada pelo professor Antonio Luiz de Campos Mariani (USP) finalizou o seminário. Participaram Leonardo Cozac (PNQAI), Nelzair Vianna (Fiocruz), Manoel Gameiro (Abrava), Nelson Di Souza e Robson Petroni (PNQAI) e Vanderlei Giaretta (Qualindoor/Abrava), além da especial participação do Dr. Paulo Saldiva (FMUSP).

De acordo com o professor Mariani, a temática tratada na mesa-redonda trouxe alguns pontos de reflexão. “Um dos pontos de destaque foi a abordagem sobre como os sistemas e equipamentos de ar-condicionado podem evoluir para atender às demandas atuais e futuras que garantam a QAI, especialmente relacionadas à filtragem e às vazões de ar externo de renovação”.

Ainda durante o seminário, foi feita a entrega do Prêmio Dr. Luiz Fernando de Góes Siqueira, criado pela Brasindoor – para destacar e homenagear especialistas que dedicaram parte de sua vida profissional para o desenvolvimento da qualidade do ar interno no Brasil. O prêmio 2022 foi dedicado ao Dr. Paulo Saldiva (FMUSP).

O evento contou com o apoio de Abrafac, Abralimp, Abritac, ABIT, Asbrav, Brasindoor, Fenemi, IBF, PNQAI, SBCC, Sindratar SP, Simmmef e Smacna, com patrocínio de Conforlab, Ecoquest, Midea Carrier, Sicflux, Stulz, Trane e Trox Technik.

Tags:, , , ,

[fbcomments]