A Armacell, uma das empresas líder na produção e comercialização de isolamentos térmicos elastoméricos, acústicos e materiais estruturais, inaugurou no dia 30 de maio o novo Centro Tecnológico Armacell (CTA) na sua planta em São José, Santa Catarina.
De acordo com o engenheiro Lineu Holzmann, Gerente Técnico de Produtos e Engenharia de Aplicações da empresa, o novo espaço foi projetado para realização de testes, concepção e aperfeiçoamento de produtos e materiais, aprimoramento de tecnologias de instalação, desenvolvimento de peças de isolamento pré-fabricadas (fittings), além de treinamentos online e presenciais.

Para Mansur Haddad, Diretor Geral da Armacell na América do Sul, “o Centro Tecnológico tem como objetivo se tornar referência no mercado em isolamentos térmicos na tecnologia de elastoméricos e polietilenos”. Ainda de acordo com o executivo, há planos de expansão do CTA nos próximos cinco anos.

“O CTA terá diversas formas de interação com nossos clientes, entre elas, funcionando como sala de treinamento teórico e prático, onde profissionais de vários setores poderão ser instruídos sobre aspectos teóricos dos nossos produtos, bem como práticos de suas instalações”, adianta o Diretor Geral.

Outro ponto importante, continua Haddad, é que o CTA será o “eixo central de inovação na América do Sul”, podendo se traduzir na implementação de conceitos como o de joint innovation ou mesmo de inovação aberta.

O CTA foi concebido para a realização de testes e avaliação das características térmicas, acústicas e outras propriedades físicas dos materiais. Os testes permitirão também avaliar a densidade e outras propriedades físicas dos materiais, atenuação acústica, resistência à temperatura máxima de trabalho, deformação à compressão, análises termográficas, absorção de água, flamabilidade, flexibilidade/resistência de revestimentos, entre outros.
Holzmann explica a dinâmica e a importância dessas avaliações que serão realizadas. “Através de testes comparativos e da avaliação de diversos aspectos relacionados ao desempenho dos materiais para atender as aplicações a que se destinam, isso levará não só ao desenvolvimento de novos produtos para necessidades específicas, como também ao aprimoramento contínuo da linha de produtos da Armacell.”

O novo espaço terá o suporte de toda a equipe de engenharia de aplicação e desenvolvimento da Armacell South America, incluindo o instrutor de treinamentos, que também é responsável pelo desenvolvimento de fittings, métodos de instalação e pela realização de testes, e dos engenheiros responsáveis pelas linhas de produtos de HVAC-R, Construção, Esportes, Energia e Espumas Técnicas.

Com a inauguração do CTA, a empresa marca uma trajetória de evoluções importantes e constantes. Em 2016 a unidade fabril foi transferida para Santa Catarina. Em 2018 houve uma importante expansão nas linhas de produção de elastoméricos. Em 2020 foram ajustadas às estruturas e processos para o enfrentamento da pandemia e, finalmente, em 2021 a Armacell chegou a um novo recorde de vendas nos mercados brasileiro e sul-americano.

Tags:, ,

[fbcomments]