Cerca de 120 profissionais prestigiaram o evento em Goiânia

Prosseguindo na programação 2022 do Encontro Tecnológico de Refrigeração e Ar-Condicionado (Entrac), o evento visitou, em junho, as cidades de Goiânia e Anápolis, a primeira a capital, e a segunda, um dos principais polos industriais do Estado de Goiás. Na capital as palestras e exposição de produtos aconteceu nas instalações do San Marino Suíte Hotel, nos dias 7 e 8. Em Anápolis, o hotel Denali recepcionou o evento na tarde do dia 9.

Treze palestras compuseram a programação dos dois primeiros dias. A abertura esteve a cargo do Presidente da Abrava, Arnaldo Basile que ofereceu uma visão bastante completa do mercado do AVAC-R brasileiro e as perspectivas para o próximo período. Destacando o potencial de mercado para o ar-condicionado e para a refrigeração, Basile apontou os serviços oferecidos pela Abrava para apoiar a atividade das empresas e profissionais do setor.

As palestras proferidas pelos corpos técnicos das empresas ofereceram uma abordagem ampla. Na automação, por exemplo, Fábio Cardoso, da Every Control, mostrou como é possível diferenciar produtos e serviços e, assim, alavancar vendas e fidelizar clientes. Na mesma pegada, Rafael de Moura, da Mercato, correlacionou a automação à melhoria do ar interior.

Na abordagem sobre os sistemas hidrônicos, Ian Emerick, da IMI Hydronic Engineering, fez um apanhado sobre o presente e futuro das tecnologias de controle hidráulico. João Aguena, da Danfoss, abordou o tema sobre a ótica de um problema corrente em muitas instalações: sobrevazão e a síndrome do baixo DT.

O tratamento do ar, em suas diversas aplicações, esteve presente entre os assuntos. Air handling e suas novas tecnologias foi o tema discorrido por Carlos Raimo, da Trox Brasil. Na qualidade do ar, o tema explorado por André Zaghetto, da Sicflux, foi como proceder à instalação de um sistema de renovação de ar. O tema também foi objeto da atenção da Multivac Ventilação, representada por Adriano Leone dos Santos que falou sobre soluções para renovação de ar com eficiência energética.

A eficiência energética, como não poderia deixar de ser, esteve presente entre os temas abordados. Marcos Santamaria, das Indústrias Tosi, mostrou um novo conceito em recuperação de calor. Boas práticas na instalação do isolamento térmico foi a temática da Armacell, na pessoa de Maurílio Oliveira.

Também temas práticos, de grande afinidade com todos os demais, foram apresentados. Como construir e montar dutos estanques que atendam às exigências técnicas das áreas classificadas, foi objeto da palestra de Dilson Carreira, da Powermatic. Carlos Navarro, da Aspen Pumps, mostrou como é possível economizar tempo e dinheiro com as bombas de condensado da empresa. Finalmente, a Serraff fez uma apresentação sobre aplicações e critérios para seleção de trocadores de calor, a cargo de Ito José Stein Filho.

Em Anápolis os temas, em sua maioria, foram os mesmos de Goiânia. Exceção feita à IMI Hydronic Engineering que explanou sobre novas tecnologias para controle hidráulico na indústria, por Hernani Paiva; e à Multivac, que apresentou o MPU Clean, um modelo de dutos de ar com nanotecnologia para aplicações industriais e hospitalares, por Adriano Leone dos Santos.

Os eventos goianos tiveram o apoio institucional de Abrava e Sindratar/SP. América Refrigeração, Centropeças, Climario, Dufrio, Frigelar, Grupo Satélite, Mega Refrigeração, Mundial, Refrigeração Centro Oeste, Retec, Totaline e Tropical Grelhas ofereceram seu apoio de divulgação. Aspen, Armacell, Danfoss, Every Control, Hidrodema, IMI, Mercato, Multivac, Novatherm, Powermatic, Serraff, Sicflux, Tosi e Trox patrocinaram os eventos.

 

Tags:, ,

[fbcomments]