A Abrava (Associação Brasileira de Refrigeração Ar-Condicionado, Ventilação e Aquecimento), por meio do Departamento Nacional de Refrigeração Comercial e Industrial, e o Sindratar/SP promoveram no último 22 de junho o III Seminário de Refrigeração Comercial e Industrial.

Realizado nas dependências da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) com transmissão online pela internet, o evento teve como tema central “Refrigeração Importa – Cooling Matters”, o mesmo definido pela Organização das Nações Unidas para a comemoração do Dia Mundial da Refrigeração, que acontece no dia 26 de junho.

Para Renato Majarão, presidente do DN de Refrigeração, e representante da Danfoss, que participou online, “a realização do evento nos motiva a seguirmos com a missão de disseminar conteúdos relevantes para o nosso setor. Nunca vivemos um momento tão importante na refrigeração, mudanças mundiais a respeito dos fluidos refrigerantes, novas tendências apresentadas pelas indústrias, o avanço com a questão da emenda de Kigali no Congresso, que são oportunidades para a boa engenharia. Seguiremos atuantes no desenvolvimento do setor com foco na eficiência energética e meio ambiente.”

A mesa de abertura foi formada por Marcelo Mesquita, gerente-executivo do Sindratar/SP, Anícia Pio, gerente do Departamento de Desenvolvimento Sustentável da Fiesp e Marcel Siqueira, gerente do Procel – Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica da Eletrobras.

O presidente executivo da Abrava, Eng° Arnaldo Basile, não pôde comparecer por motivo de agenda, mas deixou sua mensagem de abertura destacando a importância do setor de refrigeração para a sociedade, que no início da pandemia foi reconhecido pela Secretaria do Estado de São Paulo e pelo Ministério da Saúde, como essencial à vida, após movimentação jurídica da entidade.

A programação foi dividida em dois painéis – Refrigeração Industrial (matutino) e Refrigeração Comercial (vespertino). Pela manhã, Anícia Pio, Marcel Siqueira, Bruno Bonaldi, da Evapco, Edna Tavares, da Danfoss, representando o DN Refrigeração no segmento industrial e Jair Junior, da Mayekawa conduziram as apresentações. O período foi fechado com a realização de uma mesa-redonda.

O painel da tarde contou com as participações de Eduardo Dória, coordenador da Cadeia do Frio da Febrava, destacando “a importância da refrigeração em toda a cadeia alimentar”; André Dikert, da Armacell que abordou as boas práticas na instalação de isolamento térmico em sistemas de refrigeração; Daniel Seijas, da Danfoss, representando o DN Refrigeração no segmento industrial, que falou sobre o escopo e as tendências para os próximos anos; e Lucas Fugita, da Chemours, que tratou das soluções sustentáveis para a refrigeração comercial.

Apoios

O Seminário contou com o patrocínio de Armacell, Chemours, Evapco e Mayekawa e copatrocínio da Danfoss, além do apoio de diversas entidades dos setores representados, como: ABNT, Abrafac, Abralimp, Asbrav, Brasindoor, Faiar, Fapro, Febrava, FEI, Grupas, IBF, PNQAI, SBCC, Sindratar/SP e Smacna.

O Seminário pode ser conferido na íntegra no canal oficial da ABRAVA no YouTube.

Tags:, ,

[fbcomments]