Empresários e executivos dos mais diversos setores que compõem o AVAC-R relatam suas experiências com a instituição

O professor Ricardo Terra, na entrevista publicada nesta edição, enaltece o papel das lideranças empresariais do AVAC-R na valorização da educação profissional para a formação da mão de obra especializada, condição fundamental para a elevação da produtividade do país. Ele ressalta, também, que o setor, ao lado do automobilístico, surpreende positivamente na contribuição com ativos para a instituição.

Sem dúvida, essa tem sido uma marca do empresariado da indústria da refrigeração e ar-condicionado. Uma dedicação que se estende para a participação da vida institucional da Escola Oscar Rodrigues Alves não raro com um entusiasmo surpreendente. Engana-se quem considerar que o interesse se localiza apenas na estrutura de cursos e treinamentos, por si já meritórios e essenciais. Há o outro lado, o do aperfeiçoamento e desenvolvimento de produtos e procedimentos. Os depoimentos que vêm a seguir mostram essa relação umbilical entre a Escola Senai Oscar Rodrigues Alves e o empresariado do AVAC-R.

 Desenvolvimento de produtos

A RAC vem construindo, ao longo de diversos anos, uma forte aproximação e trabalhos conjuntos com a Escola Senai Oscar Rodrigues Alves. Entre eles podemos destacar projetos, treinamentos e patrocínios.

A plataforma de acesso remoto RAC Senai Smart é um exemplo de projeto bem-sucedido. Desenvolvida e prototipada pela escola, se transformou em produtos de prateleira, como a RACBOX, solução de baixo custo e complexidade para acesso remoto pelo celular às informações operacionais de sistemas de refrigeração.

Quanto a treinamento, já recebemos dezenas de turmas de alunos do Senai para cursos nas dependências e laboratórios da RAC, contribuindo assim para que eles tenham contato com a indústria da refrigeração fora do ambiente acadêmico. Através de doações de equipamentos buscamos patrocinar ambientes dentro da escola, provendo sistemas de refrigeração modernos e atualizados para uso dos alunos. Além disso, para cada turma de novos formandos da escola, fazemos questão de destacar e premiar nominalmente os melhores de cada turma.

Investimos na escola por entendermos que é o acertado a fazer para uma boa formação profissional dos alunos e pelo benefício que traz ao setor de refrigeração e climatização como um todo. Há mais de doze anos mantemos essas parcerias. Note que os sócios-diretores da empresa, Pedro e Yanis Evangelinos, iniciaram essa parceria em 1992, 30 anos atrás, na época ainda pela Atenas.

Essas parcerias constituem ruas de mão dupla. Ao investirmos na escola não só contribuímos para a boa formação dos profissionais na nossa área, como ganhamos acesso à excelente base de conhecimento e capacitação lá presente. Entendemos, além disso, ser estratégico manter proximidade com um dos centros de excelência brasileiros na formação de refrigeristas. Todos os técnicos colaboradores da RAC são oriundos do Senai.

Luiz Villaca, RAC Brasil

 

 

 

 

 

 

 

Paixão por difundir conhecimento

A Full Gauge Controls mantém uma grande parceria com a Escola Senai Oscar Rodrigues Alves há mais de 20 anos. Doamos constantemente instrumentos para equipar os laboratórios de aulas práticas, realizamos palestras técnicas apresentando o que há de mais moderno para controles de sistemas de refrigeração e presenteamos os formandos que se destacam, ressaltando assim de diversas formas nosso comprometimento com a instituição e a qualificação do setor HVAC-R.

Através dessa parceria, os alunos já chegam ao mercado familiarizados com uma marca que é sinônimo mundial de qualidade e robustez, com produtos que possuem 10 anos de garantia contra defeitos de fabricação.

Outras vantagens apontadas pelos estudantes em utilizar Full Gauge Controls é a facilidade de programação e o suporte técnico altamente qualificado que oferecemos, além da certeza de estarem instalando produtos que são 100% desenvolvidos e fabricados aqui no Brasil.

Esta paixão por difundir o conhecimento, que faz parte do DNA da Full Gauge Controls desde seu início, é o que nos une à Escola Senai Oscar Rodrigues Alves, em um trabalho em conjunto com um único propósito: o de fomentar o setor de HVAC-R.

Antonio Gobbi, Diretor da Full Gauge Controls

 

 

 

 

 

 

 

Investimento constante na capacitação dos profissionais

Incentivamos o aprendizado com o fornecimento de nossos equipamentos com a mais alta tecnologia do mercado para que os alunos possam realizar a prática do estudo aplicado no uso, instalação e manutenção dos produtos Fujitsu. Além disso, ministramos recentemente uma palestra aos alunos do ensino técnico de climatização e refrigeração.

Nosso objetivo é contribuir na capacitação para que os alunos saiam aptos a ingressar no mercado de trabalho e no exercício da prática dos instaladores utilizando a infraestrutura existente do Senai. A Fujitsu investe constantemente na capacitação dos profissionais do mercado, pois acredita que os instaladores treinados tendem a adquirir novas habilidades e melhorar seu desempenho em suas funções.

Buscamos sempre trazer para a empresa egressos do Senai, inclusive temos colaboradores na empresa que concluíram cursos técnicos na escola. O Senai Oscar Rodrigues Alves é uma referência no mercado de climatização e refrigeração no país. Ficamos honrados em poder contribuir com a instituição e para o sucesso da indústria do AVAC-R.

Akihide Sayama, Presidente da Fujitsu General do Brasil

 

 

 

 

 

 

 

Profissionais de alto nível e reconhecidos pelo mercado

No momento não temos nenhuma parceria com a Escola Senai Oscar Rodrigues Alves, por nossa fábrica estar localizada em Indaiatuba – SP, mas estamos sempre à disposição para compartilharmos nossos conhecimentos com a instituição, principalmente através de palestras. Nosso objetivo central com tais parcerias é fazer parte da vida dos futuros profissionais desde o início de suas carreiras e incentivar outras empresas a fazer o mesmo, pois, quanto maior a força, maior o impacto.

Estamos abertos a auxiliar no treinamento destes futuros profissionais, bem como para recebê-los em futuras contratações.

A aproximação entre empresas e instituições de ensino possibilita que andem lado a lado, ou seja, promove o desenvolvimento de disciplinas que atendam às reais necessidades das indústrias. As indústrias precisam estar preparadas para concorrer com o mercado internacional; surgem novas tecnologias a todo instante, o que torna essa parceria fundamental para a geração e manutenção de mão de obra altamente qualificada.

A Escola Senai Oscar Rodrigues Alves é um exemplo de sucesso na nossa área de atuação, formando profissionais de alto nível e reconhecidos pelo mercado, assim gostaríamos de parabenizar esta instituição que tem contribuído para a formação destes profissionais.

Bruno Bonaldi, Evapco

 

 

 

 

 

 

 

Desenvolvimento da rede de instaladores e mantenedores

A Escola Senai Oscar Rodrigues Alves tem sido um forte parceiro da Daikin no Brasil desde que chegamos ao País em 2011. Em 2012 implantamos um grande Centro de Treinamento Técnico de Ar-Condicionado nessa Escola. Um Espaço com o que havia de mais avançado em AC, com foco em sistemas e produtos de alta eficiência energética e monitoramento, controle e gerenciamento centralizado via Web. Esse espaço permanece até os dias de hoje e está sempre sendo modernizado e atualizado.

A parceria com a Escola permitiu o desenvolvimento da nossa rede de instaladores e mantenedores no Brasil. Também conseguimos dar aos alunos do Senai o acesso à essas novas tecnologias e dessa forma ajudar na formação dessa mão de obra especializada.

Durante 7 anos trabalhamos com a Escola e desenvolvemos a Rede de Instaladores e Mantenedores dos Produtos Daikin no Brasil. Nesse Centro de Treinamento treinamos e especializamos mais de 6.000 técnicos. O forte nome do Senai trouxe muita credibilidade e contribuiu com o nosso esforço de divulgação da marca Daikin no Brasil. Constantemente a Daikin recorre ao Senai para contratar e compor o nosso quadro de técnicos.

Genivaldo Rosa, Gerente de Treinamento da Daikin

 

 

 

 

 

 

 

Um dos grandes polos de excelência do país

Nossa parceria com o Senai é muito forte e bem antiga, sendo basicamente focada em duas frentes: apoio às atividades didáticas práticas da escola e extensão de nossos cursos da fábrica. Possuímos equipamentos de última geração no Laboratório de Refrigeração Comercial, com compressores semi-herméticos a pistão, proporcionando aos alunos o contato com duas centrais frigoríficas dedicadas a operação em regime de resfriados e congelados, com todos os dispositivos de segurança e controle de capacidade hoje presentes nos projetos das indústrias de equipamentos de porte similar em nosso país, bem como mantemos diversas unidades condensadoras dedicadas a câmaras frigoríficas e expositores instalados neste laboratório.

Além disso, utilizamos essa estrutura do laboratório como parte de nosso roteiro didático em nossos cursos de refrigeração comercial, onde temos a oportunidade de mostrar aos nossos alunos uma estrutura muito similar ao que é a realidade de um projeto de refrigeração em um supermercado, em um dia intenso de aula prática com instrutores Bitzer e Senai.

Acreditamos que o Senai é um dos grandes polos de excelência de ensino técnico em nosso país, e a Bitzer sendo uma fábrica de compressores e equipamentos para refrigeração comercial e industrial entende que a educação profissional no Brasil é uma das principais apostas para melhoria da competitividade da indústria brasileira. Portanto, o investimento nessa parceria contribui muito com a estabilidade e ascensão de nosso segmento de atuação e à economia do Estado brasileiro, pois gera melhores oportunidades de emprego e renda para jovens e adultos, que são parte fundamental em toda essa estrutura.

Além de participarmos do programa Jovem Aprendiz Senai, temos em nosso quadro de funcionários diversos ex-alunos advindos do Senai, e muitos deles da Escola Senai Oscar Rodrigues Alves, alguns dos quais estão conosco há cerca de 20 anos, chegaram aqui egressos do curso técnico de Refrigeração e Climatização, hoje atuando como engenheiros em diversos setores da nossa estrutura; eu mesmo sou um deles, com muito orgulho e satisfação.

Marcos Euzébio, Gerente de Engenharia de Aplicação da Bitzer

 

 

 

 

 

 

 

 

Cada aluno formado é um representante LG na casa dos clientes

A LG possui a parceria no programa de instaladores de ar-condicionado, no qual os instrutores, além das aulas no Senai, também atuam como instrutores no Business Solutions Center, o showroom da LG, localizado na zona oeste de São Paulo, e a sede da Academia do Ar-Condicionado, um programa da LG para capacitar instaladores. Outra parceria que temos é para os treinamentos internos da LG, nos quais o instrutor do Senai também capacita nossos colaboradores.

Nosso objetivo com essa parceria é a oportunidade de capacitar profissionais e explicar os diferenciais dos nossos produtos. Além disso, queremos reforçar cada vez mais nosso compromisso e esforço em garantir a satisfação completa de consumidores e clientes e é por meio dessa parceria que conseguimos atingir esse objetivo. Queremos reforçar cada vez mais nosso compromisso e esforço em garantir a satisfação completa de consumidores e clientes e é por meio dessa parceria que conseguimos atingir esse objetivo. Outro fator importante é que cada capacitação e cada aluno formado, é um representante LG na casa dos nossos consumidores, levando a excelência e nosso diferencial, elevando a satisfação dos nossos clientes.

Graziela Yang, Gerente de Produto Ar-Condicionado Comercial da LG Electronics

 

 

 

 

 

 

 

 

Conhecimento é ferramenta para a transformação

A S&P Otam não tem uma parceria fixa com a instituição Senai, mas sempre que existe oportunidade participamos de ações em universidades e instituições como Sesi, Senai etc. Temos contato direto com o Senai aqui de Porto Alegre para preencher nossas vagas, quando elas acontecem.

Acreditamos que o conhecimento é uma ferramenta de transformação. Quando nós dividimos esse conhecimento com os profissionais ou com quem está estudando para ingressar no mercado, estamos ajudando a melhorar o segmento como um todo. Os profissionais com mais conhecimento atuam melhor, são mais eficientes e são eles que legitimam o nosso produto no mercado. Logo, estar junto de instituições de ensino promovendo maior conhecimento e trocando experiências, nos torna melhores, pois adquirimos um novo olhar sobre o segmento e nos “alimentamos” com essa troca.

Maria Augusta Priori Monteiro, S&P Otam

Laboratório técnico de refrigeração comercial

A Danfoss mantém uma parceria de sucesso com a Escola Senai Oscar Rodrigues Alves por meio de um laboratório técnico dedicado à refrigeração comercial na escola, inclusive nesse momento está passando por uma modernização completa com o que existe de mais moderno no mundo da refrigeração, e através de eventos juntos a Abrava e Sindratar. Os objetivos dessa parceria são o desenvolvimento e capacitação técnica dos profissionais da refrigeração e climatização que passam pela Escola diariamente. E mantemos essa parceria também pelo carinho que temos pela escola.

Os benefícios para a Danfoss são a apresentação de novas tecnologias fabricadas e vendidas pelo mundo inteiro, colocando os profissionais da refrigeração e climatização em contato  com o que o que há de mais moderno e atualizado mundialmente, gerando economia de energia, descarbonização, confiabilidade e proteção ao meio ambiente.

Na Danfoss utilizamos mão de obra formada pela Escola, como engenheiros de aplicação e vendas, e gerentes que se formaram no curso técnico em refrigeração e climatização.

Inclusive eu, que sou engenheiro de aplicação e vendas na Danfoss, me formei no Senai em dezembro de 2005.

David Vidigal, Application Engineer na Danfoss

 

 

 

 

 

 

 

Uma relação de ganha-ganha

A Mayekawa do Brasil mantém parceria de longa data com as Escolas Senai e, neste caso, com a Oscar Rodrigues Alves, unidade dedicada à refrigeração e climatização. Dessa forma, nosso vínculo se dá por ser uma referência na qualificação técnica do setor de AVACR, e, justamente por isso, pela doação de dois equipamentos para refrigeração industrial para a Sala de Testes, sendo o compressor do tipo parafuso e o reciprocante.

Além disso, temos uma relação profícua com a Escola há muito tempo, haja vista que o nosso presidente Fábio Koichi Kataoka já foi paraninfo da formatura de alguns dos cursos desta unidade. Também já participamos em algumas edições da Semana Tecnológica de Refrigeração e Climatização e sempre estamos atentos às necessidades da Escola quando solicitados.

Nosso objetivo advém da Escola ser uma instituição de ensino qualificada, de excelência, portanto reconhecida e tida como referência.  Ademais, nós enquanto fabricantes de equipamentos para a refrigeração industrial, sabemos da demanda que o mercado tem em conteúdo, informação e conhecimento de novas tecnologias. E a Mayekawa encontra nessa demanda um de seus pilares, que é fomento à educação e ao aprendizado, como exemplo, citamos nosso planejamento anual de Workshops, que visita vários destinos. Portanto, a Escola Senai Oscar Rodrigues Alves torna-se mais uma via por onde passa a informação e, neste caso, a qualificação técnica de excelência.

Vemos esta relação como um profundo ganha-ganha. Ganha a Escola Senai que tem à sua disposição uma grande mostra das tecnologias do setor de AVACR, no nosso caso, os compressores para refrigeração industrial, e ganha o mercado, que pode contar com mão de obra qualificada e pessoal devidamente treinado e responsável, como se tornam os alunos Senai.

Temos colaboradores que se formaram nesta unidade e já estão há mais de 15 anos em nossa empresa. Ainda, a Mayekawa do Brasil participa do Programa Senai de Jovem Aprendiz voltado às práticas fabris, como soldador, mecânica entre outros, não necessariamente advindos da unidade Oscar Rodrigues Alves, mais por conta do perfil da nossa fábrica. Outra ação adotada pela Mayekawa do Brasil junto aos alunos Senai é o Programa de Apadrinhamento, que consiste em ajudar alunos em suas necessidades educacionais.

Caroline Braga, Coordenadora de Marketing Mayekawa do Brasil

 

 

 

 

 

 

 

Veja também: 

Ricardo Terra afirma que o setor é uma referência para o Senai SP
Ampliação permitirá ampliar em quase 50% o número de vagas
Em 30 anos, a Escola formou mais de 200 mil profissionais

Tags:,

[fbcomments]