Imagem aérea da fábrica, em Araquari, Santa Catarina

Nascida em São Paulo, no bairro do Ipiranga, a empresa hoje ocupa modernas instalações industriais em Araquari, Santa Catarina

Há 30 anos, mais precisamente a 7 de agosto de 1992, nascia a Sicflux, fabricante de ventiladores para as mais diversas aplicações. Roberto Munhoz, atual Diretor Executivo da empresa, vinha de uma experiência de 15 anos no mercado de motores, hélices e micromotores. Juntamente com a esposa, Márcia Munhoz, atual Diretora Financeira, acalentava o sonho de construir uma empresa própria para atender ramos industriais que necessitassem desses componentes para seus produtos.

O início do negócio tinha como centro a ventilação para máquinas industriais e, ao contrário de hoje, não atuava em ventilação de ambientes. A empresa era, então, mais conhecida pela marca Sictell. Com cautela, o casal de empresários começou a empreender na própria residência, no bairro do Ipiranga, capital paulista, primeiramente ocupando uma das salas de estar do imóvel da família. Conforme o negócio expandia, outros cômodos foram sendo ocupados.

Em 2001, menos de 10 anos após sua criação, a residência já não mais comportava as necessidades da empresa. Um prédio próprio, ainda em São Paulo, foi adquirido. Os sócios perceberam que, a partir de então, a trajetória seria constantemente ascendente e que um novo local se fazia necessário.

Numa das viagens de férias da família, a São Francisco do Sul, ela conheceu a cidade de Joinville. “Santa Catarina é um celeiro em inovação, e a região norte do estado se destaca no cenário mundial.  Araquari foi escolhida por ser uma cidade que estava e segue em franco crescimento, abrigando organizações que agregam valor em busca de soluções e de novas tecnologias, além da posição geográfica com fácil acesso a portos e rodovias favorecendo também as operações internacionais”, diz Marcelo Munhoz, Diretor Comercial da empresa.

Diretoria da Sicflux no showroom da empresa: Rafael Munhoz, Diretor Industrial, Marcelo Munhoz, Diretor Comercial, Marcia Munhoz, Diretora Financeira e Roberto Munhoz, Diretor Executivo

Foi com esse raciocínio que, no ano de 2008, a Sicflux mudou-se para Araquari. Visto de fora, parece que o caminho foi fácil. Mas os desafios foram inúmeros. A começar pela criação de uma marca do zero.  Em seguida, conceber o primeiro produto, o exaustor Banho 100 e montar a linha de produção. Sem contar a participação de feiras do setor com poucos recursos financeiros, visitar os vários eventos mundiais do AVAC e, até mesmo, enxergar a Sicflux como um player de mercado, que já contava com grandes empresas, inclusive multinacionais, e vários produtos com os quais precisava concorrer. “Os primeiros cinco anos foram de muito trabalho e pouco retorno, apostando muito na ideia e realizando mutações constantes para atender as necessidades do mercado”, afirma o Diretor Comercial da empresa.

O primeiro produto da empresa foi o exaustor de banheiro batizado com o nome Banho 100. Ele já nascia com alguns diferenciais, como motor bivolt, opção para conexão em duto de 100 e 125mm, além do design patenteado redondo. A escolha pelo produto deu-se em função da expertise da empresa em alguns dos seus componentes, como motor e hélice, e após uma pesquisa que apontava a carência por um produto com os diferenciais que ele agregava.

O resultado foi uma empresa 100% brasileira, que começou com a união familiar e uma ideia, sendo, atualmente, reconhecida mundialmente como uma das que mais cresce no mercado em que atua. São mais de 200 colaboradores, diretos e indiretos, cerca de 1,5 milhão de exaustores fabricados e produção diária de mais de três mil produtos.

A Sicflux foi, também, uma das primeiras empresas a acreditar no potencial do município de Araquari. “Somos uma empresa que tem em seu DNA a inovação. Consolidar a marca em posição de liderança nacional no mercado é resultado do nosso propósito que é cuidar da saúde das pessoas, através da qualidade do ar interno, e da nossa inspiração, que é contribuir para um futuro melhor e o bem-estar das novas gerações”, destaca o Diretor Executivo, Roberto Munhoz.

No município a empresa possui uma fábrica com 5.500 m2 de área construída e 3.000 de área de preservação. Além disso, conta com um centro de distribuição nos Estados Unidos. Entre colaboradores diretos e indiretos a Sicflux contabiliza mais de 200 profissionais.

Atualmente a empresa exporta para 15 países, como Aruba, Bolívia, Colômbia, El Salvador, Equador, Estados Unidos, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Paraguai, Peru, Suriname e Uruguai. “É, também, a única empresa brasileira certificada por uma das mais importantes organizações mundiais de autorregulação e de maior autoridade da indústria de ventilação, a AMCA (Air Movement and Control Association). Seus membros incluem um seleto grupo de fabricantes, e a Sicflux é a única representante do nosso país”, informa Rafael Munhoz, Diretor Industrial.

Primeira participação da Sictell na Febrava, em 2003

“A Sicflux desde o começo se propôs a escutar o mercado sobre suas necessidades. Juntando isso a estrutura de engenharia interna e o DNA de inovação, diversos produtos foram agregados ao longo dos anos. Não houve um ano sequer que a empresa não tenha lançado opções novas de produtos de linhas já existentes, linhas de produtos novos e até produtos para outras aplicações. Podemos destacar, por exemplo, a linha de exaustores compactos, através do lançamento do Banho 100 em 2001, a linha Mega, lançada em 2006, e a linha Sonora, em 2015, sendo cada produto uma evolução do outro, ou seja, em 15 anos a empresa teve três gerações de produto. Outro ponto de destaque foi a criação da linha industrial Titan, em 2016, ampliando drasticamente a oferta ao mercado e tornando-se nos últimos anos a única empresa 100% nacional com a linha de ventilação completa, desde exaustores de banheiro até ventiladores de pressurização de escada, passando por diversas soluções de tomada de ar externo e renovação de ar”, completa Rafael.

Para comemorar a trajetória, muitas melhorias têm sido realizadas e novos investimentos estão pautados para 2022 e para os próximos anos. “Neste primeiro semestre um novo almoxarifado está em processo de finalização. Foi realizado também obras de revitalização em diversos locais como na área administrativa, que ganhou espaços modernos e compartilhados, revitalização do refeitório, salas de descompressão e a criação de um showroom de excelência, local que conta a história da empresa e toda a trajetória e evolução dos seus produtos. O showroom também é um espaço de novas experiências, com uma estrutura para receber convidados, visando compartilhar e multiplicar o conhecimento. Os próximos meses serão voltados à revitalização da fachada da empresa, um projeto arquitetônico moderno, com estacionamento aos visitantes, valorização do espaço e paisagismo”, conclui Marcelo.

Tags:, ,

[fbcomments]