Dias 17 e 18 de agosto foi a vez de São Paulo sediar um Entrac – Encontro Tecnológico de Refrigeração e Ar-Condicionado. O evento aconteceu Hotel Dan Inn Planalto, na região central da megalópole. Prestigiado por mais de 120 profissionais, teve abertura de Arnaldo Basile, Presidente Executivo da Abrava, que falou sobre os desafios e oportunidades no setor de AVAC-R, além de mais 12 palestras técnicas.

No tema eficiência energética, foram abordados os sistemas ar-água, por Carlos Raimo, da Trox, as boas práticas de isolamento, por André Dickert, da Armacell e o balanceamento hidrônico, sobrevazão e a síndrome do baixo DT, por João Fernando Aguena, da Danfoss. Completando o bloco, Marcos Santamaria, da Tosi, abordou um novo conceito de recuperação de calor.

O evento foi, ainda, pródigo na temática qualidade do ar interno. A começar pela palestra de Rafael Vieira, da Sicflux, que falou sobre como aplicar um sistema de renovação de ar. Anderson Neder, da Mercato, mostrou como a automação contribui para o alcance de melhores condições da QAI.

Também os temas voltados à aplicação de produtos e sistemas teve o seu lugar. Os dutos em painéis pré-isolados, e suas vantagens e soluções, receberam a atenção na palestra de João Roberto Nakata Alves, da MPU Multivac. Ian Emerick, da IMI Hydronic Engineering, por sua vez, abordou o presente e futuro das tecnologias no controle hidráulico. O tema foi completado por Ito José Stein Filho, da Serraff, que mostrou as aplicações e critérios para seleção dos trocadores de calor da empresa.

O evento trouxe, ainda, sugestões para a gestão de custos e atendimento aos clientes, com qualidade de produtos e tecnologias, aos instaladores de sistemas de refrigeração e ar-condicionado. Neste sentido, Dilson Carreira, da Powermatic, discorreu sobre como reduzir custos e aumentar a qualidade com dutos pré-fabricados. Já a automação e monitoramento como formas de diferenciar o produto ou serviço para aumentar vendas e fidelizar o cliente, foi o tema da palestra de Fabio Cardoso, da Every Control. Economize tempo e dinheiro com as bombas de condensado, foi a dica de Carlos Navarro, da Aspen Pumps.

O Entrac de São Paulo teve o patrocínio de Aspen, Armacell, Danfoss, Every Control, Hidrodema, IMI, Mercato, Multivac, Novatherm, Powermatic, Serraff, Sicflux, Tosi e Trox.

Abrava, Ashrae Chapter Brasil, Fatec, Senai e Sindratar-SP ofereceram o apoio institucional. Já o apoio de divulgação foi oferecido pelas revendas Ar Brasil, Bandeirantes, Cairo ABC, Cairo Frio, Capital, Climario, Conebras, Disparcon, DuFrio, Frigelar, Frigga, Friocontrol, Friopeças, Refrigeração Cacique, Totaline e Winter.

 

 

Tags:,

[fbcomments]