Sistema favorece o aquecimento ou resfriamento simultâneo e com baixo custo operacional

Fundado em 1966, o Hospital Santa Cruz é referência em Curitiba, Paraná. Em 2021, em plena pandemia da Covid-19 e com o hospital em funcionamento, a AR Sistemas Térmicos, foi chamada a executar a modernização do sistema de ar-condicionado central, instalando uma nova Central de Água Gelada e Quente (CAGQ), quente e frio, para atender do 3º ao 8º andar, além dos equipamentos de climatização e exaustão dedicados ao 3º andar.

A CAGQ é composta por dez unidades modulares resfriadas a ar (chiller a ar) com capacidade nominal de 65kW (18,48TR) cada uma, sendo seis chillers para o sistema de água gelada e quatro para o sistema de água quente, com inversores e resfriador/bomba de calor, auxiliados por cinco bombas com inversores de frequência, sendo duas operantes e uma reserva para o resfriamento da água, e duas bombas para o aquecimento da água, das quais uma operante e uma reserva.

Por se tratar de equipamentos de alta capacidade e eficiência, que podem funcionar simultaneamente como resfriador de líquidos e como bomba de calor, a nova instalação permite a existência de ambientes regulados com temperaturas distintas, aquecendo ou resfriando, simultaneamente e com baixo custo operacional. Através de monitoramento do ar externo, o sistema de automação habilita a quantidade de chillers que funcionarão como resfriamento ou bomba de calor. E por sensores de pressão, modula-se a válvula motorizada no by pass, controlando a vazão necessária em cada sistema (água fria ou água quente).

O controle da CAGQ é totalmente automático, possuindo controladora exclusiva para os equipamentos que conversam com o controle central do prédio. Foi instalado um novo QGBT e adequada a entrada de energia, tudo isso sem interrupção do funcionamento do hospital, de forma a atender a nova CAGQ.

Central de água gelada e quente favorece a economia de energia

O tratamento e o resfriamento do ar dos ambientes condicionados são feitos através de uma unidade climatizadora de ar tipo hiwall hidrônico, com capacidade nominal de 0,94TR; duas unidades climatizadoras de ar tipo cassete, com capacidade nominal 1,67TR cada; treze unidades climatizadoras de ar tipo fancolete, com capacidade nominal 1,75TR cada; e três unidades climatizadoras de ar tipo fancolete, com capacidade nominal 2,15TR cada.

Os equipamentos instalados no 3º pavimento, e previsto para os demais, são trocadores de calor do tipo fancolete, individuais para cada leito, permitindo dessa forma o controle individual de temperatura. Os equipamentos possuem dupla serpentina, uma para resfriamento e outra para aquecimento, atendendo dessa forma a necessidade do ambiente. A renovação de ar é feita com vazão e filtragem adequadas às normas, com filtros G4 + M5, garantindo a qualidade do ar para utilização de leitos.

Modernização do sistema de ar-condicionado em um hospital existente e em funcionamento, durante a pandemia.
Possibilidade dos mesmos equipamentos funcionarem como chiller ou bomba de calor, trazendo eficiência energética para o empreendimento. Por serem equipamentos modulares, temos alimentação de água gelada e quente simultaneamente.

Ficha técnica:

Nome da obra: Hospital Santa Cruz (Modernização do sistema de ar-condicionado com instalação de Central de Água Gelada e Quente)
Instaladora: AR Sistemas Térmicos Ltda
Projetista: PGMAK Projetos e Gerenciamento Ltda
Empreendedor: Rede D´or

Principais fornecedores

Integrador da automação: Encon
Chillers: Daikin
Difusores: Tork
Bombas de água gelada: KSB
Bombas de água quente: KSB
Variadores de frequência: WEG
Fancoils de ar de recirculação: Daikin
Válvulas: Oventrop
Ventiladores: Sicflux

Veja as outras obras premiadas:

Economia operacional foi motivação para o retrofit no Shopping Penha

Um complexo corporativo moderno e eficiente no Distrito Federal

Água gelada e água quente em um grande complexo aquático

Retrofit na CAG do Hospital Badim 1

Sintonia entre instaladora, projetista e construtora garantiram o sucesso

No Castelo Mourisco o desafio foi controlar temperatura e umidade do ar externo

Hilton Canopy Jardins recebe instalação de sistema VRF GHP

Tags:, ,

[fbcomments]