Baixa demanda elétrica e limitação do espaço determinaram escolha do sistema

A falta de demanda elétrica na região, as complexidades da obra, a necessidade de aproveitar a estrutura civil existente e a limitação de espaço físico do empreendimento, determinaram a orientação para a instalação do sistema VRF GHP, de 360 HP, para a climatização do Hilton Canopy Jardins, novo marco arquitetônico de São Paulo. Doze unidades VRF GHP com sistema de recuperação de energia foram distribuídas ao longo dos andares do empreendimento para melhor acomodar as instalações em seu interior.

Ventilação e exaustão através de Sistema Dedicado para Tratamento do Ar Externo (Dedicated Outdoor Air System – DOAS, em inglês), completam as características mais marcantes da instalação. Uma unidade de tratamento de ar de renovação, localizada na cobertura do edifício, insufla o ar tratado diretamente na caixa de mistura das unidades terminais, através de uma rede de dutos que desce externamente ao prédio, atende os andares. O DOAS é composto por uma unidade de tratamento, suprida por um sistema de 50TR VRF GHP, além de utilizar o sistema de recuperação de calor da condensadora para atendimento à serpentina de aquecimento da unidade de tratamento.

Um dos requisitos do cliente foi o controle de vazamento de fluido refrigerante nos quartos. Para o controle a instaladora optou por instalar sensor de vazamento de gás em todos os quartos, interligado ao SDAI, gerando alarme sonoro e luminoso em caso de detecção do aumento da concentração do fluido refrigerante para evacuação do quarto alarmado.

Além disso, foi escolhido o sistema de condensação a ar devido a limitação de espaço para instalação, uma vez que o terreno e o prédio existente não eram propícios para instalação de torres de resfriamento. Na fase de projeto foi necessário criar áreas técnicas para as condensadoras a ar, distribuídas ao longo dos andares do edifício.

Condensadoras foram distribuídas
ao longo dos andares

A distribuição de ar é feita através de unidades terminais nos ambientes, o que torna a climatização individual por quarto, além de viabilizar os níveis de forro mais altos, devido ao alto padrão estético do empreendimento.

Foi utilizado o sistema de recuperação de energia constante nas condensadoras a gás para aquecimento da água de consumo do empreendimento, gerando assim uma maior economia no uso dos boilers instalados, reduzindo a área de painéis para aquecimento e dimensionamento do sistema de aquecimento central.

Foram determinantes para a escolha do Hilton Canopy Jardins, como uma das Obras Destaque do Ano Smacna Brasil, o uso de matrizes energéticas distintas, a implantação de sistema de recuperação de energia para aquecimento da água de consumo e de sistema de tratamento de ar de renovação para os quartos e o controle e sinalização de vazamento de fluido refrigerante para os quartos. A NG Soluções realizou o comissionamento do empreendimento.

Ficha técnica

Nome da obra: Hotel Hilton Canopy Jardins
Instaladora: Newset Tecnologia em Climatização LTDA.
Projetista: Newset Tecnologia em Climatização LTDA.
Empreendedor: Tati Construtora e Incorporadora
Construtora: Tati Construtora e Incorporadora

Principais fornecedores

Sistemas VRF GHP: LG
Difusores, grelhas e difusores de alta indução: Tork
Bombas centrifugas: KSB/ESA
Inversores de frequência: Yaskawa
UTAs para tratamento do ar exterior: Weger
Caixas de ventilação e ventiladores centrífugos: S&P Brasil
Microventiladores: Sicflux
Isolamento dos dutos e da tubulação de água: Isopur
Dutos em chapas galvanizadas: Refrin

Veja as outras obras premiadas:

Economia operacional foi motivação para o retrofit no Shopping Penha

Um complexo corporativo moderno e eficiente no Distrito Federal

Água gelada e água quente em um grande complexo aquático

Retrofit na CAG do Hospital Badim 1

Sintonia entre instaladora, projetista e construtora garantiram o sucesso

No Castelo Mourisco o desafio foi controlar temperatura e umidade do ar externo

Equipamentos eficientes permitem ambientes regulados com temperaturas distintas

Tags:, ,

[fbcomments]