No último 5 de outubro a Trox Brasil inaugurou o seu laboratório de difusão do ar na Escola Senai Oscar Rodrigues Alves, dentro de um convênio estabelecido entre ambas as organizações no dia 11 de agosto de 2020. O objetivo é incentivar cursos para profissionais do mercado e clientes corporativos da empresa, tanto em nível técnico, quanto de pós-graduação.

Fernando Bassegio gerente de marketing da empresa, conduziu a cerimônia. Presentes, além do Professor Eduardo Macedo Ferraz e Souza, diretor da Escola Senai Oscar Rodrigues Alves, Luiz Moura, presidente da Trox Américas, Arnaldo Basile, presidente executivo da Abrava, Celso Simões Alexandre, representante da Trox Alemanha no Brasil, e Paulo Américo Reis,, diretor de operação e finanças da Abrava secretário do Sindratar-SP, representando Pedro Evangelinos, presidente da entidade. Na ocasião, Bassegio agradeceu o apoio de outras empresas que colaboraram no projeto, como Belimo, Carel, Renovar e Ziehl Abbeg.

Eduardo Macedo começou sua intervenção lembrando o lema DA Fiesp – Indústria forte, país forte, o que não pode ser possível sem a formação de mão de obra especializada para os diversos segmentos. Ressaltou, ainda, o papel da formação profissional como uma das maneiras mais eficientes de promover a integração social.

Formar profissionais para estar aptos a trabalhar em um setor tão importante, como aquele que interfere diretamente na qualidade do ar interno, como é a difusão do ar, ao mesmo tempo que desempenha um papel ativo na sociedade, foi destacado por Moura, ao enaltecer a parceria inaugurada. Ele lembrou, também, que se trata do primeiro sistema de difusão de ar instalado na Escola.

São várias as tecnologias de difusão, incluindo VAV e VAC

Na sua vez, Basile afirmou que o laboratório inaugurado é a cereja do bolo que faltava “nessa escola que é referência nacional e internacional”. O presidente executivo da Abrava lembrou que é comum visitantes de entidades de outros países pedirem para conhecer a Escola da qual “saem maravilhados”.

Reis fez questão de frisar que falava em nome das empresas filiadas ao Sindratar, agradecendo a “outra empresa filiada a oportunidade de os profissionais conhecerem mais a difusão do ar”. Oportunidade dada, segundo ele, aos jovens que estão chegando.

Em sentido horário: Basile, Moura, Macedo, Simões Alexandre e Reis

O último a falar foi o decano da difusão do ar no país, Celso Simões Alexandre, representante da Trox Alemanha no Brasil. Ele revelou uma das diretrizes que Heinz Trox, filho do fundador da empresa, deixou é a de que a empresa nunca deixasse de investir em pesquisa e desenvolvimento e que incentivasse laboratórios em todas as regiões, estabelecendo parcerias com universidades e escolas técnicas.

Após o descerramento da faixa de inauguração oficial do laboratório, Jorge Zato, gerente de pesquisa e desenvolvimento da Trox, conduziu a demonstração de como o laboratório faz a simulação fluidodinâmica das diversas tecnologias de difusão.

Tags:, ,

[fbcomments]