Entre os dias 13 e 15 de setembro de 2023, acontecerá o XVIII Conbrava – Congresso Brasileiro de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento de Ar, que abordará o tema “AVACR rumo a um futuro sustentável e saudável”. De organização e realização da Abrava, a comissão organizadora abre oficialmente o Congresso com a chamada de trabalho para submissão dos resumos. O evento acontecerá no São Paulo Expo – SP.

Para o Eng° Leonardo Cozac, Presidente da Comissão Organizadora do Conbrava, “o Conbrava já se consolidou como o maior evento técnico científico do mercado de Ar-Condicionado, Refrigeração, Ventilação e Aquecimento da América Latina. Planejar e organizar com excelência a sua 18ª edição é o desafio da comissão organizadora, que já vem trabalhando desde o término da última edição. Com o tema ‘AVACR: Rumo a um futuro saudável e sustentável’, a comissão científica espera receber trabalhos que conectem nosso setor a um futuro mais saudável e mais sustentável do nosso planeta, dentro de uma realidade atual da importância do ESG (Environmental, Social, Governance) para toda a sociedade. É um momento único para os profissionais e empresas inseridas na cadeia do AVAC-R.”

O evento tem por objetivo a troca de experiência, atualização e difusão de conhecimentos baseados no que existe de mais modernos em tecnologias e soluções no escopo dos segmentos representados. A Comissão Organizadora deu a largada na operacionalização do Congresso, que agora entra na fase de Chamada de Trabalhos. Para a edição de 2023, além do tema “AVACR rumo ao um futuro sustentável e saudável”, os subtemas também já foram definidos. A novidade desta edição é que eles estão classificados em 4 categorias, são elas:

Ar-Condicionado: Qualidade, segurança e saúde nos ambientes internos; Legado da Covid-19 para o AVAC-R – Aprendizado para eventuais pandemias e/ou crises sanitárias; Salas limpas e ambientes controlados (Clean Room).

Aplicações: AVAC-R inserido na geração distribuída e cogeração, Aquecimento e Refrigeração a gás natural, biogás ou recuperação de calor; Ar-condicionado e Refrigeração no setor de transportes; Ventilação e aplicações: pressurização, extração de fumaça e cozinhas industriais; Ar-Condicionado em estabelecimentos assistenciais de saúde; Ar-Condicionado para Centro de processamentos de dados (Data Centers).

Refrigeração: Fluidos refrigerantes (aplicação, uso, manuseio, segurança, qualidade e novas tecnologias); Refrigeração comercial e industrial: manufatura, estocagem, transporte, comércio e segurança alimentar; Refrigeração em supermercados e indústrias alimentícias.

Geral : Etiquetagem e Certificação, Ecoeficiência, zero balance – projetos e instalações; Fontes alternativas de energia: geotermia, fotovoltaica e aquecimento solar; Sustentabilidade – soluções para minimizar o impacto no aquecimento global; ESG – Conexões com o setor AVAC-R; Inovação tecnológica em AVAC-R; Simulação de sistemas e processos de AVAC-R; Comissionamento, Qualificação e Validação; Automação de sistemas, Indústria 4.0 e Inteligência Artificial.

Equipamentos e Sistemas: Eficiência energética e retrofit de equipamentos e instalações; PMOC e o gerenciamento da manutenção, operação e boas práticas; Tratamento de águas para sistemas de AVAC-R; Segurança na instalação, operação e manutenção de sistemas AVAC-R.

O Conbrava é um evento bienal que acontece simultaneamente à Febrava – Feira Internacional de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento do Ar que acontecerá entre os dias 12 e 15 de setembro de 2023. O andamento das ações e cronograma para chamada de trabalhos poderão em breve ser acompanhados no site www.conbrava.com.br.

Tags:,

[fbcomments]