As falhas nos Sistemas VRVs se dividem em:

  • Falhas do sistema, quando temos uma falha que compromete a operação do todo;
  • Falhas de unidade interna;
  • Falhas de unidade externa;
  • Falha de controle;

Além disso, podemos classificar as falhas em falhas elétricas e falhas mecânicas.

As falhas podem ocorrer por algum mau funcionamento de componente, principalmente para produtos em final de vida útil, mas as que mais ocorrem são as falhas por algum erro na instalação.

Durante a instalação é muito importante garantir que as tubulações frigoríficas não contenham impurezas, sob pena de comprometer o funcionamento do sistema frigorifico com entupimento dos filtros ou, a médio/longo prazo, comprometer a vida útil do compressor.

Em relação às falhas elétricas, é extremamente importante seguir a orientação do fabricante em relação às boas práticas da instalação elétrica, seleção dos cabos e dispositivos de proteção elétrica, bem como garantir que a fonte de alimentação esteja em conformidade com o solicitado. Igual atenção é importante no dimensionamento de geradores e transformadores quando se fizer necessário.

O Sistema VRV possui um sistema de autodiagnóstico de falhas com mais de 220 alarmes que podem ser apresentados na PCB da Unidade Externa e nas unidades internas. A falha será apresentada utilizando um código de Letra e Número (ex., A 0) e pode ser confirmada também no controle remoto de cada unidade interna. Todos os instaladores credenciados Daikin são treinados para confirmar a falha e dar a solução adequada.

Além do autodiagnóstico mencionado, também é possível usar o Service Checker, ferramenta Daikin que conectada à rede de controle do VRV com o sistema em operação, consegue fazer uma varredura do sistema, apresentar os valores de operação e algum possível código de falha.

Quando uma falha ocorre, o técnico pode fazer a verificação:

– Diretamente na PCB da unidade externa, em que, através de um display de 7 segmentos, o erro será apresentado diretamente;

– Pelo controle remoto das unidades internas, apontando-o para a unidade e executando o procedimento de verificação. Nesse caso o código de erro (ex.: A 0) será apresentado no display do controle;

– Também é possível verificar o código de erro (ex.: A 0) no controle central, pois, assim que o autodiagnóstico encontra uma falha, o código será apresentado na tela do controle, no PC ou no smartphone, dependendo do tipo de supervisório que se está utilizando.

A Daikin, além de contar com uma rede de instaladores especializada, amplamente treinada no nosso centro de treinamento, também conta com um time de serviços próprio, altamente capacitado, para dar atendimento e suporte à nossa rede de instaladores parceiros.

Genivaldo Rosa – Gerente de Treinamentos da Daikin

 

 

 

 

 

 

 

Veja também:

Boas práticas na instalação de sistemas VRF/VRV

 

Tags:, , ,

[fbcomments]